Chá de hortelã é bom para quê?

Você provavelmente já ouviu falar no chá de hortelã, não é verdade? A hortelã é uma planta conhecida até mesmo pelas pessoas que não são acostumadas a tomar chá, isso porque seu uso é difundido ao redor do mundo e a planta é muito fácil de ser encontrada em muitos lugares como no território brasileiro.

Quem consome o chá de hortelã lembra dele principalmente por causa de seu sabor refrescante, mas além de gostoso esse chá pode ser benéfico para a saúde. Quer saber para que é bom o chá de hortelã? Basta ler o texto até o final.

O chá de hortelã é bom para quê?

As pessoas costumam usar mais o chá de hortelã por causa das suas propriedades digestivas, mas elas não resumem todos os benefícios que essa bebida proporciona ao consumidor. Abaixo, você encontra uma lista numerada de benefícios desse chá.

    1. Melhora a saúde digestiva. Não é de hoje que as pessoas usam o chá de hortelã quando têm problemas digestivos. Na verdade, essa bebida vem sendo consumida há milhares de anos para tratar problemas gastrointestinais e digestivos. O chá de hortelã é carminativo, ou seja, ajuda a controlar e a eliminar o gás presente no estômago, aquele mesmo que é a causa de inchaço na barriga de algumas pessoas. Esses gases também provocam dores e cólicas na região estomacal. Mas talvez o ponto principal para algumas pessoas é o seu poder de estimular o fluxo da bile, o que faz com que as digestões ocorram mais rápido e a pessoa evacue de forma correta e saudável. Ele também tem propriedades analgésicas, o que são muito úteis para pessoas que sofrem de cãibras, indigestão e o inchaço que já foi citado. O chá de hortelã vai, então, acalmar o estômago e aliviar problemas como diarreia, síndrome do intestino irritável e até mesmo constipação.

    2. Se você está sofrendo de uma febre e quer melhorar dessa condição mais rapidamente, pode passar a beber chá de hortelã para que isso aconteça. Esse chá tem mentol em sua composição, que é um componente que causa transpiração externa e que esfria o corpo por dentro, fazendo com que a febre, a inflamação e o desconforto presentes diminuam.

    3. Assim como o chá de camomila, o chá de hortelã possui propriedades que diminuem a náusea e o vômito, chegando até mesmo a preveni-los. Acontece que a hortelã é um antiespasmódico que reduz esses sintomas até mesmo quando ocorrem em um voo ou em uma viagem de navio. Por outro lado, há as propriedades anti-inflamatórias, que vão fazer com que o seu estômago recupere o ritmo normal.

    4. O chá de hortelã também é muito útil para tratar problemas respiratórios. Sabe aquela sensação irritante na garganta que te faz querer tossir? Então, essa sensação é prejudicial para a condição respiratória, e o chá de hortelã ajuda no tratamento dela. Isso acontece porque esse chá relaxa os músculos da garganta e do peito, as duas regiões ligadas a esses problemas respiratórios, e assim ajuda a tratar os sintomas da gripe e do resfriado.

    5. Você sofre de mal hálito? Conhece alguém que sofre disso? O sabor mentolado do chá de hortelã é capaz de combater esse problema de saúde bucal, deixando toda a boca limpa e com uma sensação de frescor.

    6. O chá de hortelã é uma bebida que contém oligoelementos de vitamina B, cálcio potássio e antioxidantes, que ajudam o corpo a absorver melhor os nutrientes. Isso quer dizer que protege o seu corpo de diversos tipos de doenças. Os antioxidantes são componentes que combatem os radicais livres, ou seja, atuam contra cânceres de diversos tipos e doenças cardíacas.

    7. Se você sofre de estresse contínuo que não para de jeito nenhum, pode começar uma mudança de hábitos tomando frequentemente o chá de hortelã, pois ele realmente ajuda. Ele contém propriedades sedativas e antiespasmódicas que aliviam a tensão que sua mente sofre no dia a dia. Mas mesmo com o apoio do chá de hortelã, ainda é indicado que você procure saber o motivo do estresse. Pessoas que sofrem de pressão arterial alta e alta temperatura corporal tendem a não conseguir relaxar. Com o chá de hortelã, isso se torna possível.

    8. Muitas pessoas procuram nos produtos naturais uma oportunidade de emagrecer mais rapidamente. Essa não é uma dica exatamente do chá, mas da hortelã em si. Se você cheirar a hortelã, provavelmente o seu apetite vai diminuir, então essa é uma estratégia para driblar os excessos nas refeições e comer só o quanto precisa.

Importante

É importante que você saiba que o chá de hortelã tem alguns possíveis efeitos colaterais. O mentol presente pode causar alergia e/ou azia em algumas pessoas. As reações alérgicas costumam ser leves, mas o ideal é que consulte um médico ao surgir um problema desses.

O consumo desse chá na gravidez ou lactação vai poder ou não ser feito dependendo do que dizer o seu médico, por isso, você deve informar o uso do chá para ele. Se você passa ou pensa a passar a utilizar o chá de hortelã como principal tratamento para um problema de saúde, deve também falar com o médico.