28 de outubro de 2021

Chá de jurubeba

A planta Jurubeba é muito conhecida na região do Nordeste, mas ela pode ser encontrada em todo o Brasil.

Ela é muito utilizada para fazer conserva, mas poucas são as pessoas que a utilizam como planta medicinal, ou seja, utiliza-la para fazer medicamento.

O nome científico da Jurubeba é Solanum paniculatum.

Ela é da família das Solanáceas, uma família muito grande, na qual se encontram o tomate, pimentão, berinjela, jiló, entre outras.

A planta de Jurubeba é no geral verde, possui algumas florezinhas brancas, ela tem bolinhas verdes que são seus frutos usados para fazer conserva.

Suas folhas têm alguns espinhos, as que têm muito espinhos na folha é conhecida como “Jurubeba brava”, não é recomendado o consumo.

Assim como a maioria das plantas dessa família, a Jurubeba também tem certa toxidade.

Deve-se então tomar cuidado na utilização da planta de Jurubeba, pois o uso inadequado (altas doses e períodos prolongados) pode causar problemas do fígado.

A Jurubeba também é conhecida pelo seu efeito abortivo, portanto mulheres em períodos gestacionais não devem consumi-lo de maneira nenhuma (como chá, alimento e remédio).

Usada como parcimônia, ou seja, em menor quantidade e com cautela ela é um excelente medicamento para o fígado e para vesícula.

Com tudo, temos as seguir as propriedades benéficas do consumo do chá de Jurubeba.

Propriedades do chá de jurubeba

Estimuladora das funções hepáticas e da vesícula

Ele é estimulante do fígado e da vesícula. Podendo assim ajudar em casos como, hepatite, cirrose, amenizando os efeitos da doença sobre o fígado.

No combate a hepatite que é inflamação do fígado, o chá de Jurubeba tem uma ação excelente, pois ele protege e trata da inflamação do fígado.

O chá reduz ainda os efeitos da icterícia, mesmo em adultos, que também podem adquirir essa doença, por conta de inflamação na vesícula.

Estimula a digestão

A jurubeba estimula a digestão, estimula o estômago a funcionar, reduzindo também a produção do suco gástrico.

No caso de pessoas que têm refluxo, azia, queimação, a Jurubeba é um excelente remédio porque ela reduz a produção de suco gástrico pelo estômago.

As pessoas que têm gastrite podem encontra um alívio tomando o chá de Jurubeba.

Reduz os efeitos da ressaca

O chá de Jurubeba é reputado também por combater os efeitos da ressaca.

Assim, pessoas que apresentaram sintomas como dores de cabeça e boca seca, porque excederam no consumo de álcool, o chá de Jurubeba é um aliado para passar os efeitos da ressaca.

Antidiabética

O chá da Jurubeba, seja das folhas ou das suas raízes, tem a propriedade de reduzir as taxas de açúcar do sangue.

Vale lembrar que ela não cura a diabete, ou seja, fazer o pâncreas voltar a funcionar normalmente, ela simplesmente faz um controle dos níveis que estão distribuídos pelo sangue.

Essa ação é interessante, pois para pessoas que são dependentes de insulina, conseguem um auxílio no controle da sua glicemia.

Antidiarreica

O chá da raiz da Jurubeba tem efeito antidiarreico.

Para pessoas que estejam sofrendo com diarreia, inclusive as crianças (que devem usar doses menores que as doses de adultos), com o uso do chá é possível conter a diarreia.

Dessa forma, evita uma desidratação.

Modo de preparo do chá de jurubeba

Você pode usar tanto as folhas quanto os frutos da Jurubeba e as raízes da Jurubeba.

As raízes são bem mais fortes (concentradas) do que as folhas e frutos, por isso é bom tomar cuidado quando consumir o chá das raízes da Jurubeba.

Para cada litro de água utilize 30 gramas das folhas e frutos de Jurubeba.

Adicione a água em um recipiente e leve ao fogo.

Quando a água estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e adicione as folhas e frutos da Jurubeba, equivalente ao tanto de água utilizada.

Após 10 minutos, coe e tome até 3 xícaras ao dia.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

respostas em

  1. Boa tarde, sou diabetico tipo 2, experimento todos os tipos de chás naturais, quero fazer uso da folha da jurubeba, mas tenho um pouco de receio, qto a quantidade diária q posso usar durante o dia. Obrigado

    1. Olá Osvaldo!
      Somos apenas um site informativo e o correto seria o senhor procurar seu médico
      Geralmente recomenda-se o uso de no máximo 3 xícaras por dia de chá, mas como o senhor tem uma condição de saúde é importante buscar orientação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *