27 de junho de 2022

chá de levante e gripe

Benefícios do chá de levante

Beber chá é um dos passatempos mais populares em todo o mundo e é conhecido por trazer uma variedade de benefícios para sua saúde. 

O chá de levante (Mentha spicata) é bastante conhecido e tem diversos benefícios, veja os principais abaixo.

Gerenciar inflamação – Beber chá de levante pode ajudar a controlar a inflamação. Associado com o ácido rosmarínico diminui o escore de dor consideravelmente.

Beneficiar os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico – O chá de levante demonstrou ter efeitos antiandrogênicos contra a síndrome do ovário policístico, o que ajudou a melhorar o hirsutismo (crescimento indesejado de pelos com padrão masculino).

Aliviar a náusea – Os compostos anti-inflamatórios do chá de levante podem ajudar a acalmar seu estômago se você tiver problemas digestivos que resultam em náusea.

Beber chá de levante também pode ajudar a aliviar cólicas, inchaço e outros problemas gastrointestinais desagradáveis.

Melhorar a memória – O limoneno no chá de levante pode ajudar a aumentar a atividade dos neurotransmissores, o que pode resultar em melhor memória e concentração.

Aumente seu sistema imunológico – O chá de levante tem propriedades antimicrobianas que podem funcionar contra uma ampla variedade de fungos e bactérias patogênicos.

Chá de levante para a gripe

Gripes e resfriados são doenças virais que infectam o trato respiratório superior, causando sintomas como congestão no peito, coriza, olhos lacrimejantes e tosse. 

A gripe ou o resfriado também pode causar febre, náusea e vômito.

Embora não haja cura para nenhuma dessas doenças, certos chás de ervas podem ajudar a aliviar os sintomas dessas doenças. 

O chá de levante é um dos melhores e mais indicados para amenizar o incômodo da doença.

O levante é um ingrediente comum em remédios de tosse e descongestionantes. 

Esta erva contém uma substância química chamada mentol, que pode ajudar a aliviar o congestionamento e estimular a tosse produtiva. 

O óleo das folhas de levante também pode ter benefícios antivirais, ajudando a prevenir a disseminação de vírus que causam resfriados e gripes.

Efeitos colaterais de beber chá de levante

O chá de levante é provavelmente seguro para a maioria das pessoas quando tomado em quantidades moderadas. 

No entanto, as mulheres grávidas são aconselhadas a consumi-lo com moderação, porque quantidades excessivas podem danificar o útero. 

As mulheres que amamentam devem ficar do lado seguro e minimizar o consumo também.

Além disso, consumir muito chá de levante pode causar danos aos rins. 

Para aqueles que têm distúrbios renais, seus sintomas podem piorar se o consumo não for monitorado.

Aqueles que têm problemas de fígado também podem experimentar os mesmos efeitos, por isso é aconselhável ter cuidado ao beber chá de levante.

Receitas de chá de levante para gripe

Chá de levante

Ingredientes:

  • 15 folhas frescas de levante;
  • 2 xícaras de água filtrada;
  • Mel a gosto (opcional);
  • Limão em fatias ou suco de limão (opcional);
  • Cubos de gelo (opcional).

Modo de fazer:

  1. Ferva a água;
  2. Retire a panela do fogo e adicione as folhas;
  3. Deixe em infusão por 3 a 5 minutos, dependendo da intensidade desejada;
  4. Adicione mel ou suco de limão para se adequar ao seu gosto;
  5. Sirva o chá em xícaras se preferir quente. Se você quiser que seu chá seja frio, use copos altos e adicione cubos de gelo;
  6. Adicione as rodelas de limão, se desejar.

Entenda mais sobre o Levante

Plantas de levante (do gênero Mentha) são plantas perenes conhecidas por suas folhas dentadas e perfumadas com flores roxas, rosa ou brancas (dependendo da espécie).

Além disso, elas são consideradas pelo seu sabor frutado e aromático. 

Nativas da Eurásia, América do Norte, África do Sul e Austrália, elas se naturalizaram em muitos outros lugares ao redor do mundo.

Uma planta da família da menta, o levante (Mentha viridis) é distinguido por suas folhas verdes e brilhantes que são pontudas, junto com flores de lavanda espetadas que alcançam até 4 cm de comprimento.

O chá de levante é essencialmente uma bebida feita por fermentação de folhas frescas da planta em água fervente. Isso contrasta com outros tipos de chá, que são preparados principalmente usando folhas secas.

A razão para isso é porque o levante tem um gosto melhor quando usado fresco. A planta também é conhecida por seu sabor doce que é ligeiramente mais fraco que os outros tipos de menta.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria