2 de julho de 2022

Chá de malva

Você sabe para que serve o chá de malva?

Entre os benefícios estão principalmente o tratamento da tosse, asma e úlceras.

O chá de malva é uma bebida que pode ser consumida para tratar essas enfermidades, além de muitas outras.

Neste texto você fica por dentro de tudo que você precisa saber sobre essa erva.

É provável que, assim que terminar de ler, vai correr para comprar a planta, pois vale a pena.

Com o que é feito o chá de malva?

Para fazer o chá de malva você pode usar as folhas e/ou as flores desse produto natural o que dependerá do benefício que você procura.

Alguns benefícios são melhor aproveitados se você consome determinada parte da planta.

Quais são as propriedades do chá de malva?

Lembre-se dos benefícios citados logo no início do texto e tenha em mente que eles não são nem 10% da totalidade do que a malva pode oferecer para o seu organismo.

Abaixo você encontra todas as propriedades desse chá:

Propriedades digestivas

Talvez essas propriedades sejam as mais conhecidas desse chá.

Ele melhora a digestão, promove alívio no caso de gastrite, combate a constipação e a diarreia, lida de forma eficaz com o refluxo e tem propriedades que contribuem para a cura das úlceras.

As propriedades digestivas do chá de malva têm um papel essencial na perda de peso, já que previne a constipação e elimina as gorduras favorecendo o trânsito intestinal.

Propriedades expectorantes

O chá de malva feito com as flores da planta é muito bom para tratar condições respiratórias, como voz rouca, tosse excessiva, afonia — perda total ou parcial da voz por causa de algum dano no aparelho de fonação.

Trata também a faringite, a bronquite e o resfriado, a asma e evita que a pessoa fique rouca.

Propriedades dermatológicas

Usado externamente, ou seja, na pele, couro cabeludo e afins, o chá de malva é muito eficaz para tratar condições nessas partes do corpo.

Ele trata picadas de insetos, furúnculos, eczemas, pequenas feridas no corpo, queimaduras solares e outros tipos de queimaduras, aftas, dermatite e psoríase, contribuindo para a pele ter uma boa aparência.

Outras propriedades da malva

Você pode perceber que vários benefícios já foram abordados neste texto, mas ainda há mais.

O chá de malva, por exemplo, pode ser usado para dores dentárias e gengivais, cistite, dores reumáticas e artríticas, secura ocular e ainda pode ajudar no crescimento do cabelo.

Alguns chás que podem lhe interessar

E há contraindicações?

As pessoas às vezes ficam com dúvida sobre a segurança de determinado produto natural, pois mesmo sendo provenientes da natureza, têm suas contraindicações e seus efeitos colaterais.

A malva não fica por fora disso, apesar de ser uma planta considerada segura.

Ela pode causar intoxicação se você a consome por um longo período, se a consome em um estado que não é natural e/ou se não a consome nas doses recomendadas.

Ainda assim, você deve ficar atento para as contraindicações do chá de malva que existem e devem ser levadas a sério para garantir a sua segurança com o uso.

Nos componentes da malva, estão inclusos grandes números de mucilagens, que são totalmente não-recomendadas para pessoas que sofrem de obstrução esofágica ou alguma doença parecida, já que a mucilagem em excesso pode afetar essa condição de saúde.

Também não deve ser consumido por quem tem alguma obstrução intestinal, já que, assim como no caso anterior, os sintomas podem ser agravados com o uso do chá.

Se ainda assim quiser consumir o chá de malva, deve consumir junto dele uma quantidade muito grande de água.

Mulheres grávidas ou que estão amamentando não são casos recomendados para o uso desse chá, mesmo que não tenha sido mostrado problemas causados pela malva nesses casos.

Ainda assim, o chá não se mostrou seguro, portanto de forma alguma é recomendado para essas mulheres, que certamente têm muito a perder se estão nessas condições.

A última contraindicação é para pessoas que sofrem de apendicite, pois a malva tem a capacidade de piorar essa condição inflamatória em pouco tempo.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria