Chá de morango, você já tomou?

O morango é uma fruta muito valorizada por conta do gosto e do uso na culinária, como para fazer sobremesas.

Mas ainda é possível fazer chá de morango, ou melhor, das folhas e/ou da raiz dos morangos, pois eles têm muitos benefícios para a saúde da pessoa que o consome.

Como são usadas as folhas de morango

De modo geral, as folhas do morango utilizadas para fazer o chá são secas e usadas inteiras ou de forma fragmentada com algumas outras partes da planta, como as hastes e as partículas das flores.

Podem ser usadas de outra forma, mas essa é a maneira mais comum de consumir esse chá.

Para que serve o chá de morango?

O chá de morango, uma bebida que pode ser tomada tanto morna quanto gelada, normalmente é usado para lidar com problemas digestivos.

Ele melhora a digestão e o equilíbrio de ácidos através do trato digestivo.

Por meio disso, é possível aliviar os sintomas do desconforto gastrointestinal.

As folhas do morango são estruturas que contêm taninos, que se tratam de biomoléculas que ligam proteínas, alcaloides e aminoácidos, além de outros compostos com baixo pH.

Assim, o chá de morango consegue aliviar a dor de estômago e reduzir os sintomas que são muitas vezes acompanhados dela, como náuseas, inchaço no abdome, cólicas estomacais e diarreia.

Esse chá é rico em minerais, como o ferro e o cálcio, e em vitaminas, como a vitamina C.

Esses minerais e vitamina são muito importantes para o desempenho de funções importantes do organismo.

Segundo estudos realizados, o ferro é importante para o tratamento da anemia, enquanto o cálcio protege os ossos e previne a osteoporose.

Sobre a vitamina C, o resultado pode ser ainda mais surpreendente. As folhas de morango contêm quantidades altas dessa vitamina, que vai atuar no corpo como um forte antioxidante.

O antioxidante é uma substância que neutraliza os efeitos dos radicais livres, que, dentre outras coisas, podem causar o envelhecimento da pele e propiciar alguns tipos de cânceres.

Se você sofre ou conhece alguém que sofre de artrite, é bom que conheça os benefícios do chá de morango para essa doença.

Os compostos das folhas de morango ajudam na remoção da água das articulações, o que provoca duas coisas nessas estruturas: alívio da dor e também da inflamação associadas com doenças como reumatismo e a artrite.

Essas doenças podem causar, além de dor, rigidez e perda de mobilidade, o que traz um grande sofrimento para a pessoa que sofre dessas doenças.

O ácido cafeico, presente no chá de morango, age como um anti-inflamatório que melhora esse quadro.

Outros benefícios

Quem pensa que os benefícios do chá de morango param por aí está muito enganado.

Apesar de os benefícios citados anteriormente serem os mais conhecidos e mais valorizados, o chá de morango ainda tem outras propriedades importantes, como:

  • Adstringente, ou seja, combate a oleosidade e constringe e tonifica a pele;
  • Diurética, porque ajuda a eliminar os líquidos pela urina. Fazendo isso, a pessoa pode combater com mais eficácia as infecções urinárias e pode diminuir o inchaço na barriga causado pela retenção de líquidos;
  • Combate a fadiga, então é ótimo para quem se sente comumente cansado por conta de uma rotina estressante;
  • Trata as feridas na boca, por causa das propriedades curativas;
  • Tonifica e purifica o corpo;
  • Refresca, então, se você está pensando em tomar chá de morango gelado quando estiver com calor, vai se sentir melhor;
  • Alivia a inflamação das gengivas, por causa dos efeitos anti-inflamatórios.

Alergia

Algumas pessoas podem experimentar alergia após consumir o chá de morango, principalmente se são alérgicas ao fruto em si.

Essa ação alérgica pode chegar a ser até mesmo grave, e, dentre os sinais que caracterizam essa condição, estão inchaço na face e no pescoço, dificuldade para respirar e também o aparecimento de erupções cutâneas ou urticária.

É importante que você procure um médico imediatamente se sentir esses sintomas depois de ingerir esse chá.

Contraindicações

Apesar de ser um chá muito saudável é contraindicado para algumas ocasiões.

Essas contraindicações devem ser respeitadas para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

O primeiro ponto a ser abordado é que pessoas com predisposição a desenvolver pedras nos rins não podem consumir o chá de morango.

Também não é recomendado para quem sofre de distúrbios intestinais, pois as folhas de morango podem piorar essa condição.