2 de julho de 2022

chá de orégano e doenças cardíacas

Os impressionantes benefícios à saúde do orégano incluem sua capacidade de proteger o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas, melhorar a digestão, desintoxicar o corpo, fortalecer os ossos, melhorar a saúde do coração, aumentar os níveis de energia e até mesmo proteger contra o diabetes.

O que é o orégano?

O orégano é uma erva popular que muitas pessoas pensam ser apenas um tempero para melhorar ou melhorar o sabor da sua comida, mas na realidade, esta erva perene, com o nome científico de Origanum vulgare,  tem um tesouro de benefícios para a saúde que a maioria das pessoas não percebe. 

Nativo do sudoeste da Eurásia e da região do Mediterrâneo, o orégano tem sido uma parte valiosa de tratamentos culinários e medicinais alternativos por milhares de anos. 

O orégano está, na verdade, intimamente relacionado à hortelã, e seu gênero está na mesma família da Mentha. 

Por esse motivo, os dois compartilham muitos componentes orgânicos similares e têm muitos dos mesmos benefícios para a saúde. 

As folhas de orégano são a parte mais comumente usada da planta, mas, estranhamente, o aroma e o sabor das folhas são muito maiores quando a erva é seca do que quando as folhas são frescas, o que é um tanto incomum para uma erva.

Na medicina alternativa o orégano desenvolveu popularmente como uma verdadeira cura para muitos problemas de saúde.

Há uma série de ingredientes ativos potentes no orégano que foram profundamente estudados, e seus efeitos sobre o corpo são redundantes. 

O óleo de orégano é uma forma extremamente concentrada e é usado para tratar uma série de condições, pois é muito potente, mas deve sempre ser diluído. 

Em aplicações culinárias, onde é mais comum ver, é usado para dar sabor a tudo, desde sopas, molhos e pratos de carne, pizza, macarrão, legumes e até saladas.

Como funciona?

O orégano contém substâncias químicas que podem ajudar a reduzir a tosse e os espasmos. 

Orégano também pode ajudar a digestão, aumentando o fluxo de bile e lutando contra algumas bactérias, vírus, fungos, vermes intestinais e outros parasitas.

Colesterol alto: Tomar chá de orégano após cada refeição por 3 meses pode reduzir a lipoproteína de baixa densidade (LDL ou “ruim”) colesterol e aumentar o colesterol HDL ou “bom” em pessoas com colesterol alto. 

No entanto, os níveis de colesterol total e triglicerídeos não são afetados.

Parasitas nos intestinos: Tomar óleo de orégano por 6 semanas pode matar os parasitas Blastocystis hominis, Entamoeba hartmanni e Endolimax nana.

Cicatrização de feridas: Pesquisas anteriores sugerem que a aplicação de um extrato de orégano à pele duas vezes ao dia por até 14 dias pode melhorar a cor, rigidez e espessura, mas não melhora a coceira, dor ou cicatrizes em pessoas que tiveram partes da pele removidas cirurgicamente.

  • Repelindo insetos;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Tosse;
  • Gripe;
  • Indigestão e inchaço;
  • Períodos menstruais dolorosos;
  • Artrite;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas de coração.

O orégano nas doenças cardíacas

O orégano tem um histórico muito seguro que remonta a vários séculos, mas em doses muito grandes, pode causar mudanças perceptíveis em seu sistema cardiovascular.

Ele é um estimulante leve, por isso tem o potencial aumentar temporariamente a freqüência cardíaca e a pressão arterial em alguns usuários, dependendo da dosagem, peso e estado de saúde.

O orégano também é uma ótima fonte de potássio, que é um componente de nossos fluidos corporais e corporais que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e a pressão sangüínea. 

Usar esses remédios pode neutralizar a alta ingestão de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

Acredita-se que os antioxidantes do orégano previnam e reparem o estresse oxidativo e as doenças cardíacas, entre várias outras doenças cardíacas. 

É também uma fonte de ácidos graxos ômega-3 que ajudam a reduzir a inflamação no corpo e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Beba uma xícara de chá de orégano diariamente para melhorar sua saúde do coração.

Precauções

Embora apresente algumas propriedades curativas, o orégano também pode ter efeitos colaterais, portanto, consulte o seu médico antes de se auto-tratar com esta ou qualquer outra erva.

O orégano não é tão forte quanto a cafeína, então mesmo grandes doses de óleo de orégano provavelmente não teriam os efeitos de uma xícara de café, mas alguns usuários podem ser mais sensíveis à erva do que outros.

Além disso, se você tiver obstruído artérias ou infecções crônicas, então grandes doses de óleo de orégano durante muitos dias ou semanas podem causar alterações que aumentam o fluxo sanguíneo e a força do seu batimento cardíaco temporariamente, o que pode ser percebido como palpitações.

Receitas de chá de orégano para problemas cardíacos

Receita de chá de orégano seco

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de orégano seco;
  • 1 xícara de água.

Modo de fazer:

  1. Aqueça a água até começar a ferver;
  2. Desligue;
  3. Coloque a água em uma xícara junto com as folhas de orégano, tampe e deixe abafar;
  4. Beba quando estiver morno ou frio.

Receita de chá de folhas de orégano

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de folhas de orégano;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de fazer:

  1. Ferva a água;
  2. Coloque as folhas de orégano no fundo da xícara;
  3. Cubra com água, tampe e deixe descansar por 5 minutos;
  4. Sirva morno sem adoçar.
Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria