26 de novembro de 2020

Chá de sene pode fazer mal

O chá da planta sene ( Senna alexandrina ), nativa do Egito, é conhecido como um forte laxante, e muitas pessoas o utilizam para perder peso.

O chá tem a capacidade de irritar a mucosa intestinal, isto é, a camada que reveste o intestino, fazendo com que a pessoa sinta vontade de ir ao banheiro de forma frequente.

O chá de sene é comumente usado para tratar a constipação intestinal, que acontece quando a pessoa tem dificuldades para evacuar, servindo como um facilitador para a evacuação.

Entretanto, esse chá não deve ser tomado por mais de 7 dias consecutivos, uma vez que causa diversos efeitos desagradáveis, os quais você verá mais à frente nesse texto.

Muitas pessoas estão utilizando esse chá para perder peso, mas elas não se atentam aos perigos da planta.

O abuso do chá de sene faz com que seu intestino se torne dependente, ou seja, você terá que continuar consumindo o chá para que não apresente dificuldades de ir ao banheiro.

A planta também é diurética, mas normalmente é utilizada para um alívio efetivo em uma constipação ocasional.

Ou seja, não é o tipo de chá que você guarda no seu armário para usar sempre que se sentir mal. Tampouco é o chá que você guarda para emagrecer.

A dose máxima recomendada é de 2 mg da folha de sene por xícara ou meia colher de chá da folha.

Se você consumir mais de 3 mg por dia, seu corpo fica intoxicado. O abuso do chá de sene pode ter efeitos muito desagradáveis, como:

  • Uma grande desidratação em função do aumento da diurese e a diarreia.
  • Hemorragias decorrentes da falta de vitamina K. Não se pode tomar o chá de sene se estiver fazendo uso de anticoagulantes, porque aumenta o risco de hemorragia.
  • É possível que se sofra de desconforto intestinal.
  • De forma alguma deve ser administrado para pessoas que sofrem de problemas cardíacos, já que é uma planta estimulante e que pode causar insuficiência cardíaca.
  • Ainda há a possibilidade de provocar danos no fígado e levar a pessoa ao coma.
  • Também não deve ser administrado para mulheres grávidas, uma vez que aumenta o risco de contração e parto prematuro.

Devido a todos esses avisos, você pode perceber que essa não é uma planta totalmente inofensiva.

O ideal é consultar o médico antes de tomar o chá de sene, em qualquer caso, para que se discutam outras possíveis soluções para o problema.

Se você está sofrendo de uma constipação ocasional, pode utilizar o chá de sene com cautela, claro que tendo em vista todos os pontos negativos.

Se você quer usar esse chá para emagrecer, devo avisar que não é uma boa ideia, uma vez que boa parte das pessoas que fazem isso adquirem problemas de dependência no intestino, dentre outras coisas, e voltam a aumentar o peso por não seguirem uma dieta recomendada.

Mais textos relacionados
Receita de Matchá com mel e limão
matcha

Aprenda a fazer um receita com o matchá, um chá que ficará bem verdinho. Você pode usar o matchá do Read more

chá de cana de macaco é bom para infecção urinária

Cana-de-macaco no trato da infecção urinária A bexiga e o trato urinário inferior são suscetíveis a distúrbios inflamatórios que causam Read more

Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *