2 de julho de 2022

Chá de Trapoeraba

O chá de Trapoeraba é muito diurético, sendo assim, é indicado para tratamentos de cistite, infecção urinária e devido essa propriedade é regulador da pressão. O nome científico da Trapoeraba é Trasdescantia diurética. É conhecida popularmente em algumas regiões por Trapoerava, Olho de Santa Luzia e Tracoeraba.

A planta Trapoeraba é muito utilizada na zona rural para alimentar animais, por exemplo, as galinhas. Ela é uma planta alimentícia para humanos também, mas é pouco utilizada como medicamento.

Essa planta é original do Brasil e encontrada principalmente em locais onde predomina o cerrado e caaatinga; É considerada uma erva daninha e é uma planta comestível não convencional. Ela tem ramo e folhas verdes, suas rosas são belas e azuis, na maturidade ela pode atingir até 40 cm. É considerada uma planta anual, pois é com a frequência com a qual abre suas flores.

Principais propriedades e benefícios do chá de Trapoeraba

EFEITO DIURÉTICO

O chá de Trapoeraba é conhecido pelo sua poderosa ação como diurético. Ele facilita o trabalho dos rins, aumentando o volume de urina e faz com que urinemos bem mais.Dessa maneira é importante tomar muito líquido ao iniciar o tratamento com o chá da planta.

Por ter esse efeito diurético, o chá também auxilia no tratamento de infecções urinárias, cistite e para todo tipo de infecção ou problema no sistema excretor (rins, bexiga, uretra), pois ele tem uma ação muito boa em aumentar o volume de urina.

AUXILIA NA PERDA DE PESO

Por ser diurético ele ajuda o organismo expulsar os líquidos acumulados, ajudando o organismo a desinchar e dessa forma auxilia as pessoas que estão fazendo dieta em busca de emagrecimento.

EFEITO HIPOTENSOR LEVE

O efeito diurético ainda faz com que urinemos mais vezes e isso faz com que liberemos também sais do organismo através da urina. Esse fato ajuda a baixar um pouco a pressão arterial, fazendo assim do chá de Trapoeraba um hipotensor leve, ou seja, causa uma leve queda da pressão arterial.

Visto isso o chá é indicado para pessoas que tem problema de pressão alta, a hipertensão.

ANTIOXIDANTE

A Trapoeraba é rica em flavonoides e dessa forma, combate os radicais livres (os radicais livres aceleram o envelhecimento precoce), auxiliando no combate do envelhecimento das células.

Modo de preparo do chá de trapoeraba

O chá é uma boa forma de fazer este erva, pois assim são absorvidos todos os nutrientes da trapoeraba. Segue abaixo a receita.

  • 1  xícara (240 ml) de água;
  • 1 colher (de sopa) da planta de trapoerba picada;

O chá deverá ser feito por infusão, isto é, leve ao fogo a quantidade de água deseja da para o preparo do chá, de acordo com a proporção citada acima (por exemplo, para 1 litro de água, use4 colheres de sopa da planta picada).

Quando a água levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de trapoeraba, e abafe com uma tampa. Após 10 minutos, o chá estará pronto para ser servido.

Tome 1 xícara de chá de trapoeraba até 3 vezes ao dia.

Precauções

Por precaução pessoas com doenças crônicas renais ou mulheres grávidas é aconselhável sempre procurar orientação médica antes de iniciar o tratamento com o chá de trapoeraba.

Mais textos relacionados
9 chás para emagrecer

Quem não se sente bem na sua casa, a muda ou se muda. O corpo também é uma casa, de Read more

Chás que desincham

Em alguns momentos o corpo das pessoas parece que modifica de uma hora para outra, o que pode chegar a Read more

Chá de sene emagrece?
planta sene

Seja para se sentir melhor consigo mesmo, para aproveitar mais a vida ou pela saúde, muita gente pensa em emagrecer Read more

Chás diuréticos

As bebidas diuréticas são muito valorizadas por seus inúmeros benefícios ao corpo. Dentre essas bebidas, as pessoas dão um destaque Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria