O chá de valeriana (Valeriana officinalis) é indiscutivelmente a planta por excelência para ajudar as pessoas em seus problemas com insônia e ansiedade, se você sofre com algum desses ou até com os dois leia este texto até o final e aprenda mais.
Ansiedade, um dos motivos para a insônia
A insônia anda de mãos dadas com a ansiedade, pessoas com insônia têm a tendência em ser ansiosas.
Nos dias atuais é difícil encontrar uma pessoa que não seja ansiosa.
A ansiedade é uma emoção normal de todo ser humano, quando dizemos que uma pessoa é ansiosa queremos falar que ela está com o nível de ansiedade acima do normal.
A ansiedade que está acima do normal traz muitos prejuízos à saúde do indivíduo, não só a insônia, mas medos e esses medos se transformam em outras doenças.
Há pessoas que se “acostumam” com o seu nível de ansiedade alto, mas isso não é positivo, pois essas pessoas nem percebem o quanto isso está lhe fazendo mal para a saúde.
A ansiedade deve ser tratada, ou seja, não é apenas tomar o chá de valeriana e achar que está tudo bem, este chá é um auxílio no tratamento.
A pessoa ansiosa deve procurar um psiquiatra e psicólogo para se tratar e ter outras como coisas como coadjuvante como o chá de valeriana, esporte e coisas que dão prazer.
Tome valeriana e controle sua ansiedade
Este chá é basicamente reconhecido por este benefício de agir no controle da ansiedade, não que ele não tenha outros, mas este é o mais importante.
Aqui estamos falando do chá de valeriana para a ansiedade, mas saiba que também o extrato de valeriana e tão bom ou até melhor para tratar esta condição.
A valeriana é um dos melhores remédios naturais para aliviar os sintomas da ansiedade notadamente. [ 1 ]
Há uma leve ação da valeriana no combate à depressão, mas apenas leve, o seu poder maior mesmo é contra a ansiedade.
Estudos mostram que o chá de valeriana é eficaz no combate aos sintomas da ansiedade e causa sonolência o que ajuda no fim da insônia.
Esses estudos demonstraram que a valeriana causa sonolência, mas não em excesso, o que infelizmente algumas medicações convencionais fazem. [2 ]
Outros benefícios do chá de valeriana
Um dos benefícios do chá de valeriana é para mulheres que sofrem muito no período de TPM, estudos mostraram que o consumo do chá ajuda nos problemas emocionais e físico das mulheres.
Outro benefícios do chá de valeriana é para pessoas que sofrem de hipertensão, o uso dessa erva irá ajudar no controle.
Para pessoas com problemas neurológicos que comprometem as funções cerebrais, especialmente pessoas idosas.
A valeriana neste caso pode ajudar na memória, na capacidade de aprendizado e cognitiva.
Alguns estudos demonstraram que o suo constante da valeriana melhoraram a saúde cerebral dos idosos. [ 3 ]
A valeriana também é benéfica para pessoas que sofrem de convulsões epilépticas ajudando na diminuição dos sintomas. [ 4 ]
Para pessoas que sofrem de cólicas, em especial no período menstrual a valeriana é muito benéfica neste casos [ 5 ]
Como fazer o chá de valeriana
Você pode fazer o chá de valeriana por infusão ou por decocção (que é mais forte).
Para fazer o chá em infusão basta usar uma colher de chá da raiz e do rizoma picados para uma xícara de água.
Pode ser tomado até 3 vezes ao dia.
Atenção ao uso
Apesar de comprovadamente trazer inúmeros benefícios para nossa saúde algumas pessoas devem ter atenção quanto ao uso do chá de valeriana.
Pessoas que tem a pressão arterial baixa deve ter atenção quanto ao uso deste chá, pois ele pode baixar ainda mais a pressão arterial, pois ele é um hipotensor.
Pessoas que trabalham como motoristas, fazem trabalhos com máquinas pesadas e/ou perigosas e pessoas que trabalham com qualquer tipo de trabalho que vai requerer mais atenção para não causar acidentes deve tomar cuidado ao fazer o uso do chá de valeriana, pois ele tem como poder causar mais sonolência e deixar os reflexos mais lentos
Pessoas que fazem uso regular de medições como antidepressivos, ansiolíticos e sedativos devem ficar atentas caso queiram tomar valeriana, pois este chá pode potencializar os efeitos desses remédios e podem causar tonturas, desmaios, prostração, fadiga, etc.
Se você toma uma medicação chamada Loperamida que é para diarreia não tome o chá de valeriana, pois essas mistura pode causar tontura, desorientação, agitação.
Gostei muito do seu artigo sobre os benefícios do chá de valeriana.