6 de dezembro de 2021

Benefícios do Chá Matcha

O chá matcha é feito com um pó verde brilhante e atualmente está nas casas de muitas pessoas que procuram caminhos alternativos para o emagrecimento e para tratar vários tipos de doenças.

A curiosidade é que esse pó é feito a partir das folhas do chá verde, mas chega ser até 10 vezes mais forte do que o chá verde em si.

Um chá potente assim merece um espaço só para ele, então fique atento às informações dispostas abaixo sobre o chá matcha.

Benefícios do chá matcha

matcha
  • É o antioxidante mais poderoso da natureza, chegando a conter até vinte vezes mais antioxidantes do que as frutas, mesmo muitas delas contendo uma quantidade impressionante. Os antioxidantes são responsáveis por proteger o corpo dos radicais livres, que envelhecem as células — fazendo com que o corpo adquira uma aparência envelhecida também — e protege de doenças como os cânceres.
  • O chá matcha proporciona energia e calma, e essas duas coisas ao mesmo tempo. Parece impossível, mas o chá matcha é capaz de deixar a pessoa em um estado de alerta mas que ajuda no sono por causa do tipo de cafeína que contém, chamado “teanina”.
  • Esse chá é eficaz para fortalecer o sistema imunológico, graças aos seus poderosos componentes de minerais e vitaminas. Se você é propenso a sofrer de agentes patogênicos, pode se beneficiar com o chá matcha. Seus componentes controlam os níveis de colesterol, melhora a flora intestinal e é um grande combatente do câncer e da artrite, graças a um componente de nome EGCG, que ainda melhora a memória e a concentração.
  • Assim como o chá verde, o matcha é um excelente digestivo. Tem propriedades reconhecidas no que diz respeito à limpeza do corpo no geral, limpando o sangue e eliminando as toxinas. As propriedades digestivas vão além dos serviços que outros chás prestam, já que o chá matcha ajuda na melhora de quadros de distúrbios gastrointestinais.
  • O chá matcha possui catequinas, que são uma classe de antioxidante que ajuda no processo de emagrecimento. Isso significa que o chá matcha é muito indicado para quem quer emagrecer e não teve sucesso por meio de outros chás e remédios. É importante lembrar que mesmo o chá matcha não é milagroso, por isso a dieta com ele terá de ser balanceada e a pessoa deverá procurar fazer exercícios para impulsionar a perda de peso. Por melhorar a resistência física, com o tempo tomando chá matcha é possível adquirir mais resistência no corpo, de modo que os exercícios para a perda de peso passem a ser mais pesados e você perca peso mais rápido. Entretanto, você deve se atentar aos limites do seu corpo.
Veja também!  Benefícios do chá de salsinha

Efeitos colaterais do chá matcha

Apesar de o chá matcha ser uma planta considerada segura, algumas pessoas podem experienciar efeitos colaterais leves e graves com o consumo dele.

O consumo excessivo pode fazer com que a pessoa sinta irritabilidade, insônia, palpitações e tonturas.

Em casos ainda mais extremos e excessivos, o chá matcha pode causas náuseas e vômitos, diarreia e dores de cabeça.

Se você sofre de problemas cardíacos, renais ou tem úlcera estomacal, é totalmente contraindicado que tome os chás que contém teína, que é essa espécie de cafeína da qual este artigo fala.

Se você toma algum remédio para controlar a pressão arterial, não pode fazer uso do chá matcha, já que ele interfere nesse tipo de medicação.

Se você toma alguma outra medicação de uso contínuo, deve consultar o médico antes de tomar esse chá.

O chá verde matcha ainda pode causar dores de estômago e constipação em algumas pessoas, além de poder reduzir a absorção de ferro dos alimentos. Por esse motivo, não é indicado para quem sofre de anemia.

Se você está grávida ou amamenta, deve consultar seu médico para saber se pode ou não consumir o chá.

O médico avaliará o seu histórico clínico e saberá se o chá matcha pode ou não fazer mal para o seu bebê ou para você.

Se você sofre de labirintite, o consumo fica por sua conta e risco. Por ser um chá “novo”, o conhecimento sobre ele é muito pequeno.

Não há estudos que comprovam que ele faz mal para pessoas que sofrem de labirintite, mas há relatos de pessoas com essa doença que se sentiram mal depois de consumir o chá matcha.

Cuidado onde você compra o chá matcha

Pelo bem da sua saúde, você deve se atentar aos lugares de origem do chá matcha que você compra, pois, dependendo da origem e do método de cultivo, é possível que em sua composição se encontre vestígios de compostos químicos de fertilizantes e inseticidas que são prejudiciais para a sua saúde.

Por isso, os lugares recomendados para a compra de chá matcha são aqueles que vendem o chá de origem ecológica ou orgânica.

Mais textos relacionados
9 chás para emagrecer

Quem não se sente bem na sua casa, a muda ou se muda. O corpo também é uma casa, de Read more

Veja também!  Chá de sene emagrece?
Chás que desincham

Em alguns momentos o corpo das pessoas parece que modifica de uma hora para outra, o que pode chegar a Read more

Chá de sene emagrece?
planta sene

Seja para se sentir melhor consigo mesmo, para aproveitar mais a vida ou pela saúde, muita gente pensa em emagrecer Read more

Chás diuréticos

As bebidas diuréticas são muito valorizadas por seus inúmeros benefícios ao corpo. Dentre essas bebidas, as pessoas dão um destaque Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *