25 de junho de 2022

Chá para acabar com insônia

Muitas vezes, não é que você não consegue dormir por falta de tentar.

A insônia é um problema que atinge uma parte da população e modifica todo o comportamento da pessoa durante o dia.

Abaixo, você entenderá melhor sobre o que é a insônia e quais são suas causas, além de chás que ajudam a promover um sono melhor.

Lembre-se que, se a sua insônia for muito forte, você deve procurar um médico com urgência.

O que é a insônia

Diferentemente do que as pessoas pensam, a insônia não é simplesmente a dificuldade de pegar no sono.

Na verdade, há três tipos de insônia de acordo com os tipos de dificuldades para dormir, que são:

* Insônia inicial: é descrita como a dificuldade em adormecer na hora de dormir.

* Insônia intermediária: esse tipo de insônia é caracterizada pelo despertar frequente durante a noite. Mesmo não sendo como as outras, ainda é prejudicial porque o sono não é satisfatório.

* Insônia terminal: é caracterizada pelo fato de você acordar muito cedo pela manhã, bem antes do planejado.

Esses três tipos de insônia, que podem aparecer juntas ou separadas, fazem com que a pessoa não se recupere totalmente, não renove suas forças, o que pode gerar sonolência no dia, baixa concentração e dificuldade em se manter ativo.

Quais são as causas da insônia

A insônia pode ter várias causas diferentes e algumas vezes mais de uma contribuem para o problema.

Todavia, as principais causas, aquelas que atingem mais pessoas são:

  • beber álcool durante a noite;
  • tomar cafeína ou outras substâncias estimulantes do sistema nervoso;
  • estresse e outros modos de vida que interferem no sono normal;
  • ambientes muito barulhentos;
  • temperaturas extremas;
  • alguns medicamentos estimulantes;
  • mudanças nos horários e/ou os pesadelos frequentes
  • Chás para acabar com a insônia

A elevada ativação do organismo e a depressão também são fatores que podem influenciar em algum tipo de insônia.

Veja abaixo os chás que vão lhe ajudar a ter uma noite de sono com mais qualidade.

Vale lembrar que esses chás devem ser tomados com mais frequência para que os seus efeitos sejam sentidos

Melisa

Conhecida como bálsamo de limão, a melissa ou melissa é um potente tranquilizador dos nervos, mas além disso nos proporciona uma boa noite de sono se tomarmos antes de nos deitar.

Faça uma infusão de uma colher de sopa de melissa por um copo de água e deixe descansar por quinze minutos antes de beber.

Não adoce.

A melissa é contraindicada para grávidas e lactantes, para crianças e bebês, e pessoas que têm problemas de tireoide precisam consultar o médico antes de tomar, para que a melissa não possa interferir na tiroxina.

Veja mais sobre o chá de Melissa

Boldo

O boldo, dentre suas várias propriedades, acalma e seda o sistema nervoso, por causa de seus óleos essenciais.

Você pode fazer a infusão com 2,5 g de folha seca da planta em 100 ml de água fervente.

Beba antes de dormir, e também não adoce.

Não é recomendado repetir esse tratamento por mais de quatro vezes por semana, porque o excesso pode afetar os órgãos.

Não pode ser administrada para grávidas e lactantes e pessoas com as vias biliares obstruídas.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria