2 de julho de 2022

Chá para gases estomacais

Os gases estomacais são produzidos pelos movimentos estomacais e intestinais chamados também de flatulência e pela atividade das bactérias que atuam em toda digestão.

Esses gases são sintomas que causam desconforto e até vergonha, e muitas vezes são acompanhados de dores abdominais e inflamação.

Felizmente, na natureza é possível encontrar chás que ajudam a expulsar os gases estomacais de maneira rápida e eficaz, além de contribuir para a melhora de todo o sistema digestivo.

Abaixo, você encontra uma lista dos principais chás que proporcionam isso.

Chás para eliminar gases

Chá de camomila

No Brasil, o chá de camomila é provavelmente a bebida que as pessoas mais indicam quando se trata de problemas digestivos, como os gases estomacais.

Isso não quer dizer que ela é a melhor infusão recomendada para você, mas sim que é um chá muito capaz de lhe ajudar nessa situação.

O chá de camomila conta com propriedades anti-inflamatórias, que, como o nome já diz, reduz e até elimina a inflamação, além de propriedades carminativas, que são aquelas que reduzem a flatulência.

Tomar o chá de camomila será ainda mais benéfico para você que sente muita dor e distensão.

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é muito conhecido e recomendado por quem o toma, mas junto com ele está o chá de erva-doce, que é usada para a flatulência, inflamação e até mesmo cãibras.

Se você quer eliminar os gases estomacais em menos tempo ainda, pode acrescentar um pouco de cardomomo, que é quase certeza que o resultado será satisfatório.

Chá de hortelã

Talvez um pouco menos conhecido por essas propriedades do que os citados acima, o chá de hortelã é excepcional para quem sofre de peso no estômago, náusea e cólicas, além de gases acumulados no intestino.

A melhora acontece por causa do poder anti-inflamatório da hortelã, cujo chá é recomendado consumir depois de uma refeição pesada.

Chá de boldo

O boldo é uma planta muito conhecida por seus efeitos naturais carminativos, que ajudam a expelir os gases que se acumulam no intestino.

Além disso, ele melhora a saúde do fígado, então, se quiser aproveitar para cuidar da sua saúde hepática, o chá de boldo certamente é a melhor escolha. Você deve tomar uma vez por dia.

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz que contém dezenas de benefícios para o corpo da pessoa que o consome, e, dentre essa grande quantidade de benefícios, encontram-se os digestivos.

Se você sofre de algum problema de digestão, vai se sentir muito bem ao tomar chá de gengibre por ele contém propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a controlar os gases e o inchaço abdominal decorrente dele.

Pode tomar sem medo, pois essa raiz é usada há centenas de anos para tratar problemas digestivos. Você pode tomar por até três vezes ao dia.

Chá de anis

Talvez seja menos conhecido que os produtos naturais citados acima, mas as pessoas que consomem anis para tratar os gases estomacais recomendam as estrelas dessa planta porque realmente funcionam.

Se você sofre de alguma inflamação no estômago ou precisa melhorar a sua digestão, vai se beneficiar com o chá das estrelas de anis

Chá de cominho

Com o cominho também é possível fazer chá, e, melhor, é possível liberar os gases estomacais de forma natural do corpo, diminuindo também o estado nervoso do estômago, que predispõe o aparecimento do inchaço e da inflamação.

Tem cominho na sua casa?

Talvez seja a melhor opção para você.

O resultado fica ainda mais satisfatório se você o misturar com erva-doce.

Chá de canela

Muita gente não sabe, mas o consumo de canela em infusão é muito benéfico para o corpo.

O chá de canela é recomendado para pessoas que têm problemas de digestão e que sofrem do desconforto causado pelos gases intestinais.

Depois de fazer essa infusão, você nunca mais vai querer deixar faltar canela em casa.

Dica

Muitas vezes o desconforto estomacal por causa dos gases se dá por conta de uma alimentação inadequada.

Há alimentos que influenciam a formação de gases, e, se você evita comer esse tipo de alimento, o provável é que você tenha desconforto, fique melhor com o chá e tenha desconforto novamente, num círculo que vai durar até você mudar seus hábitos.

Observação

Como foram apresentados vários chás diferentes, optou-se por não acrescentar as contraindicações, pois o texto poderia ficar confuso com muitas informações.

Por isso, é necessário que você pesquise as contraindicações (neste site, há textos da maioria desses chás) para saber o que pode e o que não pode tomar.

Colocar a saúde em primeiro lugar é a forma mais segura de usar qualquer remédio, inclusive os naturais.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria