3 de julho de 2022

Chá para gripe

A gripe é uma doença comum que todo ser humano adulto já deve ter experimentado várias vezes, e, dependendo da intensidade, é capaz de deixar a pessoa na cama por dias.

Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre a gripe, os aspectos gerais da doença, e vai saber a respeito de chás que eliminarão todos os sintomas em poucos dias, caso você faça corretamente.

Aspectos gerais da gripe e as diferenças entre ela e o resfriado

Quando falamos da gripe estamos falando de uma infecção viral causada pelo vírus da gripe.

Esse vírus vai afetar três partes do nosso corpo: o nariz, a garganta e os pulmões.

Em comparação, o resfriado afeta apenas o nariz e a garganta.

O resfriado não costuma ser diagnosticado como grave, enquanto a gripe pode partir do moderado até o intenso, produzindo muito mais cansaço que o resfriado comum.

Dores no corpo são comuns para quem está com gripe, e muitas vezes você adquire a doença porque o vírus está em constante mudança e assim ele ultrapassa nossas defesas

A gripe pode ter diversas causas, isto é, o vírus gripal pode atingir a pessoa por conta de diferentes maneiras.

O frio, o calor e o vento e as mudanças de temperaturas e estações podem fazer com que uma pessoa fique gripada.

Se não tratada, a gripe pode dar espaço para uma pneumonia, uma bronquite ou até infecções no ouvido.

Chás que ajudam a tratar a gripe

1) Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz que tem inúmeros benefícios para a saúde do ser humano.

Entre propriedades fungicidas e ajuda para o emagrecimento, também podem ser encontrados benefícios na área de doenças virais, como a gripe.

A raiz tem propriedades antibacterianas, antipiréticas e analgésicas, que ajudam a pessoa gripada a se sentir melhor.

Além da receita do chá que você pode encontrar abaixo, pode ainda ser sugerido que se acrescente algumas gotas de limão e um pouco de mel.

Mel e limão associados ao poder do gengibre, são capazes de proporcionar uma rápida melhora nos sintomas e no quadro geral da doença.

2) Chá verde

O chá verde também ajuda a tratar a gripe, de acordo com um estudo feito no Japão, já que carrega substâncias com propriedades antivirais que combatem a doença.

Para ter uma maior eficácia, é recomendado que a pessoa realize gargarejos com o chá.

Os resultados geralmente são muito bons

Dicas para uma melhora mais rápida

É claro que o chá de gengibre ajuda e muito a resolver casos de gripe, mas há uma série de recomendações que devem ser analisadas para que essa melhora aconteça de forma mais rápida e eficaz.

Abaixo, são encontradas algumas dicas para que o quadro se normalize logo:

  1. A pessoa pode colocar um pouco de água e algumas folhas de eucalipto em uma panela para ferver. Quando a solução estiver ainda bem quente, ela pode aproximar o rosto com cuidado e inalar profundamente, o que vai fazer com que o nariz rapidamente fique descongestionado.
  2. Uma pessoa consegue se livrar rapidamente dos resfriados se incorporar hábitos que ajudem nessa tarefa. Por isso, é importante que a pessoa gripada não se desidrate. Visto isso, é recomendado que ela não tome café, já que, por ter propriedades diuréticas, faz com que a pessoa vá muitas vezes ao banheiro e termine por se desidratar, caso não compense o líquido perdido de outra forma.
  3. Outra dica que funciona é fazer ingestão de líquidos quentes, que funciona de maneira parecida com a dica número um, já que ela está absorvendo o calor da bebida. A pessoa pode optar também por se alimentar de sopas e canjas em vez de alimentos sólidos.
  4. Além de tomar chá de gengibre com limão e mel, a pessoa pode também fazer uma infusão de limão, com suco e casca, já que o limão possui propriedades antibacterianas e antivirais. Da mesma forma que no caso do chá de gengibre, é possível acrescentar mel nessa infusão de limão, para que a bebida tenha mais sabor e maior eficácia.
  5. Implementar na alimentação frutas cítricas ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, pelo fato de haver muita vitamina C. Essa vitamina pode ser obtida de outras formas, mas é preferível que se faça uso das frutas.
Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria