2 de julho de 2022

Chá para terçol

Encontrar um bom chá para terçol pode ser uma tarefa difícil, porém, não impossível, afinal temos uma infinidade de opções de anti-inflamatórios naturais que prometem nos ajudar em problemas como este.

Dessa maneira escrevemos este artigo para que você conheça as melhores opções de tratamentos naturais com chás para terçol.

O que é e quais são as causas do terçol?

O terçol nada mais é do que uma inflamação das glândulas presentes na borda das pálpebras.

Podendo ser de diversas intensidades e profundidades, o problema apresenta algumas causas específicas.

As glândulas que estão presentes na borda de nossas pálpebras são responsáveis pela produção de um tipo de gordura que mantém os nossos olhos hidratados.

Quando obstruídas, acarretam no que conhecemos como terçol.

Dessa maneira existem algumas causas para este problema que são:

  • Aumento da oleosidade ocular: Pessoas que apresentam a pele facial oleosa tendem a produzir oleosidade em excesso até mesmo na região das pálpebras. Com isso, as glândulas podem ficar obstruídas, desencadeando o terçol.
  • Blefarite: Esta é um tipo de inflamação que costuma se instalar na raiz dos cílios. Como consequência, podem surgir problemas como o dolorido terçol.
  • Glândula com mau funcionamento: Quando nossas glândulas oculares passam a apresentar alguma dificuldade no seu funcionamento normal, podemos nos deparar com o terçol. Isso porque a mesma não está eliminando a gordura necessária para lubrificar os olhos, mantendo, desse modo, um excesso de substâncias que podem inchar e causar o problema.
  • Infecção causada por bactérias: Há ainda o tipo de terçol causado especificamente por bactérias. Esta, por sua vez, se aloja dentro da glândula, obstruindo-a e provocando o inchaço.

Opções de chá para terçol

Agora que você já pode conhecer as principais causas do terçol é hora de encontrar uma alternativa natural para extinguir o problema rapidamente.

Vamos à nossa lista com as melhores opções de chá:

1. Chá verde

O chá verde já é muito conhecido por seus inúmeros benefícios para o organismo, sendo um potente complemento para diversas finalidades.

Como um bom chá anti-inflamatório ele entra em primeiro lugar na nossa lista.

Para usufruir dos seus efeitos, basta fazer pequenas compressas do chá ainda morno, diretamente no terçol.

Você pode fazer de duas maneiras distintas, que são:

  1. Utilizando o chá de saquinho: Você pode fazer a infusão do chá verde de saquinho em uma xícara de água fervendo. Depois, é só esperar a mistura amornar. Retire o saquinho da água, esprema-o para retirar o excesso de liquido e, cuidadosamente, aplique-o em cima do terçol. Faça este procedimento de compressa com cuidado, pois como a região está dolorida, apertar pode machucar.
  2. Utilizando o chá das folhas picadas: Você pode fazer a infusão de uma colher de chá de folhas picadas de chá verde, em uma xícara de água fervente. É só aguardar a bebida amornar e mergulhar um pedacinho de algodão na mesma. Em seguida, com cuidado, faça a compressa de algodão diretamente na região lesionada.

Com essas duas opções, ambas poderão lhe ajudar a eliminar o problema.

No entanto, a segunda alternativa contém propriedades mais concentradas do chá verde, trazendo efeitos mais potentes.

Além disso, vale enfatizarmos que este procedimento pode ser feito 4 vezes por dia, dependendo das suas necessidades específicas.

2. Chá de camomila

Outra opção bastante interessante para tratar o terçol com o auxílio de chás é utilizando o de camomila.

Isso porque a mesma apresenta propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

Desse modo, além de acalmar e aliviar a dor, ainda tratará da inflamação em si.

A aplicação é bem simples, e pode ser feita de dois modos:

  1. Com o chá de saquinho: Fazendo a infusão em uma xícara de água fervente e, assim que amornar, utilizar o saquinho como compressa.
  2. Com as flores de camomila: Fazendo a infusão com uma colher de chá de flores de camomila em uma xícara de água fervente. E, assim que amornar, embeber um algodão no chá, retirar o excesso de líquido e aplicar a compressa no terçol.

Além de seguir estes passos para ambas as aplicações, tanto do chá verde quanto do de camomila, você poderá beber o chá para aumentar ainda mais o enfeito anti-inflamatório.

Esse, no entanto, seria de dentro para fora.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria