Em transtornos relacionados à ansiedade, seu medo ou preocupação não desaparece com o tempo, pelo contrário, pode aumentar de tal maneira que acabará influenciando a sua vida na medida em que também poderá interferir em atividades diárias rotineiras como escola, trabalho e/ou quaisquer tipos de relacionamentos.
Medo, estresse e ansiedade são sentimentos e experiências comuns do ser humano, mas são completamente diferentes de sofrer com os distúrbios diagnosticáveis relacionados ao transtorno.
Chás de ervas são escolhas extremamente populares para controlar a ansiedade.
Eles estão disponíveis sem receita médica, e por vezes possuem a disposição de alívio dos sintomas quase que instantaneamente.
Há muitas razões para que as pessoas creditem o uso contínuo dos chás de ervas e suplementos naturais ao controle da ansiedade.
Chá para tirar a ansiedade realmente funciona?
Sim, contudo, você simplesmente não pode esperar que qualquer chá lhe forneça a cura que precisa.
Não espere encontrar no chá algo diferente do que ele realmente é: uma bebida que pode reduzir um pouco a sua ansiedade.
Você ainda precisa combiná-lo com estratégias e ferramentas de que evitarão que esse sintoma incômodo atrapalhe a sua rotina.
Ingestão de líquidos para a manutenção da hidratação do corpo, atividades físicas, ingestão regular de alimentos saudáveis.
Nenhuma dessas ações é medicinal e nenhuma delas tira a ansiedade, mas cada uma contribui como um auxílio adicional no combate desse mal.
Lista de chás para a ansiedade
1 – #Chá de alecrim: O alecrim é uma erva aromática que faz parte da família das mentas.
Tem folhas parecidas com agulhas e também é conhecido como Rosmarinus Officinalis e Anthos.
É nativo da região do Mediterrâneo e tem sido usado na culinária, em cosméticos e remédios de ervas durante séculos.
Estudos descobriram que ele é rico em vários componentes como cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B6, vitamina B12, tiamina, niacina, riboflavina, proteína e fibra alimentar, o que pode explicar sua longa história de uso medicinal.
O alecrim pode ajudar a baixar o cortisol – o hormônio do estresse, além de aumentar a concentração e auxiliar nos sintomas de ansiedade e estresse.
Portanto, beber uma xícara de chá de alecrim por dia pode contribuir para mantê-lo calmo e relaxado.
2 – #Chá de melissa: A Melissa officinalis, também conhecida como citronela, erva-cidreira ou apenas cidreira é uma planta rasteira cujas folhas lembram o formato da hortelã.
Tem a palavra “bálsamo”, atribuída aos seus predicados, o que, por definição, significa algo reconfortante, curativo ou reconfortante, e é verdadeiramente o que a melissa faz.
Ela tem um impacto direto no sistema nervoso, relaxando os nervos desgastados. Conhecida por aliviar vários tipos de tensões, a melissa relaxa, acalma e suporta todo o sistema nervoso, eliminando a ansiedade.
3 – #Chá de camomila: Bem, a camomila é realmente uma erva incrivelmente popular, e é freqüentemente usada para fins medicinais, mais comumente para ajudar as pessoas a se acalmarem, aliviar problemas estomacais, de inflamação e tratar doenças da pele.
Estudos mostraram que a camomila é eficaz para tirar a ansiedade, auxiliando também na depressão e insônia.
4 – #Chá de maracujá: O Passiflora. incarnata tem muitos nomes comuns, e os estudos à seu respeito sugerem que ele pode ajudar a diminuir a insônia e a ansiedade, por aumentar o nível de ácido gama-aminobutírico (GABA) em seu cérebro.
Este composto reduz a atividade cerebral, o que pode ajudá-lo a relaxar e dormir melhor.
5 – #Chá de mulungu: As pesquisas descobriram que o mulungu contém altos níveis de flavonóides, que têm um efeito antioxidante, e potentes alcaloides, que podem ajudar a reduzir a ansiedade.
A casca da árvore de mulungu é uma erva anti-ansiedade maravilhosa e também ajuda no combate a insônia.
O melhor desse chá é que ele não tem nenhum efeito colateral, muito melhor do que todos aqueles medicamentos que têm uma longa lista de problemas que podem acarretar.
Estudos mostraram que o extrato de casca de mulungo funcionou tão bem quanto o valium para relaxar e se livrar do estresse.
6 – #Chá de menta: A Mentha Piperita nos fornece um chá aromático que funciona bem para reduzir o estresse e tirar a ansiedade.
O mentol contido na hortelã é um relaxante muscular natural.
Quando você está estressado ou ansioso, você tende a se sentir muito irritadiço.
Beber chá de menta vai ajudá-lo a ter uma calmaria generalizada no seu organismo.
Por causa do efeito relaxante e da sua falta de cafeína, a menta em chá se torna uma maravilhosa bebida para se consumir antes de ir para a cama.
Vai ajudá-lo a ter um sono tranqüilo, exatamente o que você precisa depois de um dia atribulado.