24 de junho de 2022

Chá para tratar a gengivite

Se você nota sangue na hora da escovação dos dentes, você pode estar com sintomas de gengivite.

A gengivite é a inflamação da gengiva causada por bactérias que irritam o local e podem resultar em mau hálito, sangramento, dor, cáries, avermelhamento e inchaço da gengiva e eventual perda dos dentes.

A causa mais comum de gengivite é a placa.

Esse filme fino que se forma no dentes produz toxinas que podem irritar o tecido da gengiva causando gengivite.

Uma excelente escovação e o uso de fio dental são fundamentais para a prevenção da doença.

É comum , especialmente em mulheres grávidas e adolescentes, mas uma higiene oral pobre ou mal orientada pode causar gengivite em qualquer estágio da vida.

Cigarro, consumo excessivo de açúcar, idade avançada, baixa imunidade, infecções bucais, e deficiências nutricionais podem também ser algumas das causas da gengivite.

Um dos problemas da gengivite é que, muitas vezes, ela não vem acompanhada de dor e isso faz com que a doença avance sem qualquer tratamento, o que pode ser um risco para perda de dentes, por exemplo.

Uma visita ao dentista é fundamental para o tratamento correto da gengivite, especialmente se ela se desenvolveu ao ponto de causar inchaço e pus em volta dos dentes, já que isso dificulta imensamente a escovação e a higiene bucal fica muito comprometida.

A boa notícia é que, apesar de séria e muito desconfortável, a gengivite é reversível.

Tratamentos mais tradicionais incluem pastas de dentes específicas e antibióticos.

Mas se você procura uma maneira mais natural de tratamento, algumas ervas e chás podem funcionar de forma excelente no combate às toxinas no tecido bucal.

Chás para o tratamento da gengivite

chá de sálvia para gengivite

Originária na Europa mediterrânea, a sálvia é uma das melhores plantas para ajudar a combater a gengivite e é muito comum no Brasil.

Uma plantinha pequena mas muito poderosa e sem qualquer contra-indicação, a sábia tem inúmeros benefícios e propriedades.

A sálvia é bastante usada na culinária como erva e tempero em pratos com peixes, frango e carne vermelha, além de legumes diversos.

Usualmente conhecido como diurético, o chá de sálvia contém uma dose de cafeína e pode ser um ótimo substituto para o café. 

A propriedade da planta que ajuda no combate à gengivite é anti-inflamatória e cicatrizante.

Antigamente, na Europa, ainda antes da pasta e escova de dentes, era comum as pessoas esfregarem as folhas de sálvia nos dentes e na gengiva para limpá-los e ajudar no bom hálito.

Desde então, soube-se dos benefícios da planta para a manutenção de uma gengiva saudável.

A planta deve ser infusa em água fervente e digerida pelo menos 3 vezes por dia.

Além de beber o chá de sálvia, para combater a gengivite, é recomendado o gargarejo duas vezes ao dia para aliviar sintomas como inchaço e avermelhamento da gengiva.

Chá verde para tratamento da gengivite

Outra chá bastante conhecido e que tem excelentes propriedades no auxílio da higiene e saúde bucal é o chá verde.

Além de melhorar o hálito, ele ajuda a prevenir a entrada de toxinas na língua e na cavidade bucal, criando assim, uma proteção natural contra o alastramento de bactérias na boca.

O chá verde é rico em uma substância chamada epigalocatequina-3. Alguns estudos comprovam que o efeito dessa substância na gengiva é parecido com os efeitos de tratamentos tradicionbais antibióticos.

Se tomado frequentemente, o chá verde inibe a formação de micróbios e bactérias na gengiva, prevenindo assim, não só a gengivite, mas outras doenças no tecido bucal.

Chá de mirra para tratamento da gengivite

O chá de mirra é outra alternativa eficaz no combate à gengivite.

A planta tem propriedades antimicrobianas e adstringentes.

O chá de mirra auxilia a manutenção da boa higiene enquanto a gengivite é tratada.

Usada também no tratamento de aftas, é uma infusão excelente para qualquer problema de higiene oral.

Chá de hortelã para tratar a gengivite

Deve ser também mencionado o chá de hortelã.

Diferente do chá de hortelã pimenta, o hortelã puro age como adstringente natural e auxilia a manutenção do bom hálito, um dos problemas mais inconvenientes da gengivite.

O chá de hortelã pode ser comprado em saquinho ou uma infusão de folhas em água fervente é ideal para conservar o frescor e aroma da planta.

Beba de 3 a 4 xícaras por dia para auxiliar no tratamento de mau hálito.

A gengivite é uma doença.

É importante procurar conselho médico se os sintomas persistirem ou se agravarem.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria