Chá preto

  • por

O chá preto é uma bebida ideal para quem busca viver bastante e com uma saúde invejável, em especial mulheres que desejam diminuir os efeitos da menopausa.

O chá verde e o chá preto vêm da mesma árvore, mas têm aparência e gosto diferentes, uma vez que o chá preto passa por um processo de fermentação.

Se você quer saber mais sobre os benefícios e também as contraindicações do chá preto, acompanhe este texto, pois será dado um panorama sobre essa bebida que está propiciando uma melhor qualidade de vida a muitas pessoas ao redor do mundo.

Contraindicações do chá preto

Para algumas pessoas é mais importante saber primeiro das contraindicações do que dos benefícios, uma vez que já têm uma ideia se podem o não consumir o chá.

Mas, mesmo que você não possa tomar o chá preto, é interessante saber dos benefícios para que o conhecimento deles possa ser passado para pessoas que precisam do chá e que podem tomá-lo.

Contraindicações

  • O chá preto não é recomendado para pessoas que sofrem problemas gastrointestinais, como constipação ou a síndrome do intestino irritável. Se tomado com frequência o chá preto pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade para evacuar.
  • Se você sofre ou é propenso à anemia, não deve de forma alguma consumir o chá preto, uma vez que ele provoca a dificuldade do corpo de absorver o ferro.
  • O chá preto é uma variedade de chá que contém muita teína, uma substância parecida com a cafeína e que tem o mesmo efeito: o de estimular o sistema nervoso central. Dessa forma, as pessoas que o consomem podem se sentir eufóricas e em alerta durante algum tempo, o que pode fazer com que tenham dificuldades para dormir, principalmente se o chá for tomado à noite. Também pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça e nervosismo. Pessoas hipertensas não podem de forma alguma, portanto, tomar o chá preto.
  • Se você toma chá preto em excesso, pode sentir os efeitos da desmineralização, porque não é apenas a absorção do ferro que é diminuída, mas também a do sódio e do potássio. A condição de desmineralização pode causar cãibras e distúrbios relacionados. Por causa do seu efeito diurético, o chá preto ainda pode ocasionar a perda de eletrólitos pela urina, o que faz com que esses sintomas fiquem ainda mais presentes. Por isso, não se pode tomar mais que 3 xícaras desse chá por dia.
  • O chá preto ainda não é recomendado para mulheres grávidas ou que estão a amamentar, pois não é uma bebida segura para essas mulheres ou para seus embriões.

Benefícios do chá preto

As contraindicações realmente podem assustar, mas se você não estiver situado em um grupo de risco, provavelmente não vai ter problemas com esse chá.

Abaixo, você encontra todos os benefícios do chá preto:

  • O chá preto é rico em antioxidantes, embora a quantidade em sua composição seja menor do que a do chá branco ou chá verde. Os antioxidantes são responsáveis pelo combate dos radicais livres, que provocam danos às células e fazem com que a aparência das pessoas fique mais envelhecida e elas fiquem muito mais propensas a ter problemas graves, como cânceres e doenças cardiovasculares.
  • O chá preto contém propriedades adstringentes, que funcionam por causa da concentração de taninos, substâncias que dão o sabor amargo ao chá e fazem com que problemas como diarreia ou gastrite sejam atenuados.
  • O chá preto é diurético, mas isso não chega a ser um malefício. Como dito anteriormente, tem o lado ruim da desmineralização — que pode ser combatida tomando com menos frequência —, mas os efeitos diuréticos normalmente são tratados como positivos. As propriedades diuréticas fazem com que você elimine os líquidos em excesso pela urina, além de contribuir para toda uma melhora na questão renal. Os efeitos diuréticos fazem com que uma renovação seja feita no corpo, melhorando o quadro geral. Esses efeitos ainda fazem com que a pessoa que sofre de retenção de líquido emagreça e diminua o inchaço na barriga.
  • Essa bebida causa uma sensação de plenitude, ou seja, a pessoa quando a toma se sente saciada e não demanda por outras bebidas mais calóricas. É por isso que ela é muito indicada para substituir essas bebidas. Inibe o apetite por comida também, então, se você come demais, pode utilizar o chá preto para brecar essa vontade de se alimentar mais do que é necessário.
  • Possui uma grande quantidade de flavonoides, que fazem com que a contração e a dilatação dos vasos sanguíneos fique melhor.
  • O chá preto ajuda na prevenção das cáries dentárias e cuida do colesterol HDL, o chamado “colesterol bom”, para que ele fique sempre saudável.
  • O último benefício do chá preto é que ele é estimulante, ou seja, ajuda ao corpo despertar e se manter desperto, aumentando a atenção que pode ajudar em muitas situações do dia a dia.

Para resumir, o chá preto é uma bebida benéfica para muitas áreas do corpo e é indicada para todas as pessoas, exceto por algumas exceções que existem e devem ser levadas em conta, exceções das quais foram faladas mais acima.

Se você leu as contraindicações e não está nos grupos de risco, aproveite os benefícios do chá preto.

Se você não pode consumir esse chá, é recomendado que procure por algum outro que seja mais indicado para a sua condição. Neste site temos várias indicações.