2 de julho de 2022

Chás contra insônia

A insônia é um problema de saúde que afeta muitas pessoas ao redor do mundo, às vezes todas as noites.

Elas são afetadas por razões diferentes e também iguais, mas todas elas têm algum tipo de dificuldade relacionada ao sono.

Neste texto além de você saber os tipos e causas diferentes de insônia, ainda vai ficar por dentro de infusões e chás contra insônia que são tão efetivos a ponto de trazer melhora significativa na vida da pessoa.

Quando se fala em insônia está se falando em um sintoma de um outro problema.

A insônia atualmente atinge cerca de 50% dos adultos em algum momento da vida, e, por ser um problema derivado de outro é preciso tratar a raiz dele.

Causas da insônia

Dentre as derivadas e possíveis causas da insônia destacam-se aquelas que mais estão presentes na população.

O primeiro fator que contribui muito para o surgimento do problema é o conjunto de hábitos que propiciam uma dificuldade para dormir.

Alguns hábitos ruins para o sono podem ser a falta de um horário específico para se deitar e o uso de substâncias estimulantes, como café e refrigerantes de cola.

Tem a insônia psicofisiológica, em que, a grosso modo, a pessoa tem dificuldade para dormir porque fica associando esse momento a atividades estressantes do dia, como por exemplo as pessoas que não conseguem dormir por terem deixado a louça do jantar sem lavar.

Há as alterações cronobiológicas, onde o indivíduo não consegue dormir quando quer, e é comum insônia em pessoas com transtornos psiquiátricos.

Tipos de insônia

Engana-se quem pensa que apenas há um tipo de insônia.

Na verdade o problema pode ser dividido em vários problemas que são explorados logo abaixo:

Insônia de acordo com causa: pode ser extrínseca, que acontece quando a causa da falta de dormir vem de fora, e pode ser intrínseca, que acontece quando a causa do problema vem de dentro.

Insônia de acordo com origem: orgânica, quando a causa é uma doença orgânica; não orgânica, quando a causa é um transtorno mental; e primária, quando não está relacionada com doenças.

Insônia de acordo com duração: transitória, quando tem uma duração de vários dias; de curta duração, quando dura menos que 3 semanas; e crônica, quando é devido a doenças físicas ou psiquiátricas crônicas.

Chás e infusões contra insônia

1 – Flor-da-paixão

A infusão da flor-da-paixão vai lhe ajudar se sua insônia é causada por ansiedade e estresse.

Se não acha agradável o sabor, assim como muita gente também não gosta, pode acrescentar mel ou adicionar a flor-da-paixão no suco de frutas.

2- Camomila

Trata-se de um sedativo suave que todo mundo conhece.

A infusão é uma bebida usada desde as Antiguidades até os dias de hoje, em que continua sendo consumida com frequência.

A camomila é conhecida por seus benefícios de acalmar o corpo e a mente.

3- Valeriana

A infusão de valeriana é um poderoso remédio contra a insônia e que está se tornando muito popular.

Quem toma recebe os benefícios e recomenda.

Mas algumas pessoas afirmam se sentir mais acordadas depois que tomam a infusão, ou seja, ainda não é possível compreender como para umas pessoas funciona e para outras, não.

4- Melissa

Também chamada de melisa e bálsamo de limão, a melissa é uma planta reconhecida por sua capacidade de acalmar e proporcionar à pessoa um sono muito agradável.

É ideal para pessoas nervosas, ansiosas e estressadas. Todas elas terão muitos benefícios ao fazerem uso da infusão de melissa

5- Boldo

É eficaz para proporcionar um estado de sedação e calmaria, porque o boldo age diretamente no sistema nervoso central (SNC), deixando a pessoa menos agitada, e, por conta disso, proporcionando uma maior possibilidade de ela pegar no sono

Não é recomendado tomar essa bebida mais de quatro vezes por semana.

6- Hortelã

Tem propriedades que servem para ajudar a dormir melhor e reduzir a insônia, além de outras coisas.

As pessoas que mais serão beneficiadas com a infusão de hortelã são as que têm insônia por causa da depressão, já que com essa bebida os efeitos dessa doença são diminuídos.

7- Açafrão

Acredite ou não, mas até a infusão de açafrão é uma boa aliada contra a insônia.

Acontece que o açafrão possui substâncias que diminuem o estado ansioso e nervoso, além da capacidade de sedar o seu consumidor.

Deve-se fazer uma decocção, e não é recomendado tomar mais de 1,5 g por dia.

8- Manjerona

A manjerona é eficaz para tratar o estresse, o nervosismo e a insônia causada por eles.

Não é recomendado tomar mais de 3 xícaras de infusão de manjerona por dia, então tome cuidado para preservar sua saúde.

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