Chás diuréticos

As bebidas diuréticas são muito valorizadas por seus inúmeros benefícios ao corpo.

Dentre essas bebidas, as pessoas dão um destaque maior para os chás diuréticos e sobre eles sempre se falam.

As bebidas diuréticas são aquelas que promovem um aumento do fluxo do trato urinário, fazendo com que a pessoa elimine mais urina e junto com ela mais toxinas e gordura.

As pessoas utilizam esses chás para vários objetivos, dos quais os principais são:

  • Para eliminar a retenção de líquidos;
  • Para perder peso.

A retenção de líquidos é quando o corpo da pessoa está com uma alta quantidade de líquidos, o que provoca problemas como a hidropisia, chamada também de edema que se trata do acúmulo de líquidos nos tecidos.

O edema pode ocorrer em várias partes do corpo, inclusive em órgãos, e são muito prejudiciais.

Os líquidos podem também se acumular na barriga, pernas e pés, além de outras áreas, e muitas outras pessoas procuram eliminar o excesso de líquidos para emagrecerem.

Mas está enganado quem pensa que só o excesso de líquidos causa problemas.

Quando falta uma grande quantidade de líquidos no organismo a pessoa se desidrata.

Inclusive esses chás diuréticos podem promover a desidratação, então a pessoa deve ficar de olho para tomar as quantidades recomendadas que serão explanadas aqui.

Chás diuréticos

Abaixo se encontram uma série de chás e infusões diuréticas que promovem, como já dito anteriormente, um aumento no fluxo do trato urinário prevenindo assim doenças e complicações no organismo:
  • Chá verde: o chá verde é muito conhecido mundialmente por conta de seus efeitos positivos no organismo, ajudando até no processo de emagrecimento. As pessoas emagrecem com chá verde porque eliminam os líquidos em excesso pela urina, ou seja, é um chá diurético. O aconselhável é tomar no máximo quatro copos por dia, porque tem substâncias que podem deixar a pessoa acordada e ativa por muito tempo.

  • Infusão de erva-doce: a erva-doce é uma planta que tem inúmeros benefícios para o corpo, como a melhora no desconforto menstrual e alívio da tosse. Dentre todos esses benefícios, se encontram as propriedades diuréticas da planta.

  • Infusão de louro: o louro é usado para, dentre outras coisas, tratar edemas e problemas circulatórios causados pela retenção de líquidos. É considerado um grande diurético.

  • Infusão de rabo de cavalo: essa é a infusão mais recomendada pelas pessoas que entendem de produtos naturais diuréticos. As propriedades do rabo de cavalo faz com que a pessoa que o consuma urine 30% mais do que se não a tomasse. Ela é uma planta um pouco mais forte que algumas das anteriores, então a pessoa que for consumi-la tem de tomar com mais cautela.

  • Infusão de dente de leão: o dente de leão é bastante suave, e, portanto, não tem contraindicações. Por conta da sua suavidade, pode ser consumido mais vezes ao longo do dia. É uma infusão que limpa o corpo e os rins.

  • Infusão de sálvia: a sálvia também é um excelente diurético natural, que além disso tem funções anti-inflamatórias. É uma infusão que ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo.

  • Infusão de urtiga: a urtiga é subvalorizada, e é por isso que seus benefícios podem surpreender. A urtiga é muito boa para a pele e para os cabelos, mas além disso tem propriedades diuréticas muito eficazes.

  • Infusão de salsa: quem diria que a salsa tem tantos benefícios? Veja bem, uma coisa que é encontrada nas casas de muitos brasileiros, como a salsa, é cheia de propriedades. Essa é a prova de que em muitas vezes manter a saúde não é coisa apenas de rico. A salsa pode ser preparada como infusão para tratar problemas de retenção de líquidos.

  • Chá vermelho (Pu Erh): o chá vermelho está recebendo mais reconhecimento agora como uma potente ferramenta que propicia o emagrecimento. O chá vermelho trabalha queimando a gordura localizada, mas além disso tem efeitos diuréticos muito potentes, que potencializam o processo de emagrecimento.

Dica

Todos esses chás e infusões são usados diariamente por pessoas que querem emagrecer ou que simplesmente têm problema com a retenção de líquidos.

O importante é a busca pela saúde por meio de produtos que não agridem o corpo.

Portanto, é importante pesquisar as contraindicações dos chás e infusões citados acima, pois mesmo trazendo todos esses benefícios, ainda assim podem ter restrições para algumas pessoas.

Mesmo coisas naturais podem ser prejudiciais de alguma forma, e, mesmo que você se aventure a tomar é importante ter conhecimento dos efeitos colaterais e das contraindicações, de forma que o uso dessas bebidas seja mais seguro.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*