27 de junho de 2022

Chás para a cólica menstrual

Todas as pessoas sofrem ou já sofreram com algum tipo de dor, mas, além das dores comuns, as mulheres sofrem com as cólicas menstruais, que em alguns casos são muito incômodas.

O sofrimento varia de mulher para mulher, podendo ser mais ou menos intenso, mas, caso lhe incomode muito e você queria diminuir ou até eliminar essas dores, saiba que tem solução.

Neste texto você conhece chás para a cólica menstrual.

Essas cólicas, chamadas também de cãibras menstruais, dismenorreia e dor pélvica, ocorrem por causa que o organismo da mulher está libertando as prostaglandinas que são responsáveis pela contração do útero e pela eliminação das substâncias endometriais.

O endométrio é a camada que serve para nutrir o embrião, e é por isso que, quando o óvulo não é fertilizado, essa camada é eliminada como sangramento.

Chás para a cólica menstrual

Vários produtos naturais podem ajudar na diminuição dos sintomas dos problemas que ocorrem nos períodos menstruais.

É isso mesmo, não são apenas os fármacos que podem ser úteis na redução desses sintomas.

Se você procura por uma solução natural e que normalmente não é agressiva em alguma outra área do corpo, deve se atentar às recomendações abaixo:

Chá de calêndula

A calêndula é uma planta muito rica em óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides, tendo como eficazes suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, adstringentes, desinfectantes, curativas, hemostáticas e desintoxicantes.

Tudo isso contribui de alguma forma para diminuir ou até cessar as dores e os outros sintomas que vêm juntos com a cólica menstrual.

Chá de orégano

Apesar de muitas pessoas não conhecerem os vastos benefícios do chá de orégano, eles existem e não são conversa fiada.

É um ótimo tratamento caseiro para quem sofre de cólicas menstruais, mas além disso possui propriedades diuréticas sudoríparas, fazendo com que sejam eliminadas as toxinas do corpo e aliviando as dores de cabeça.

Chá de camomila

O chá de camomila é conhecido por suas propriedades antiespasmódicas, e, por conta disso, tem tudo o que é necessário para aliviar as cólicas e acalmar o corpo de forma natural.

Se você tem camomila em sua casa e está sofrendo de cólica menstrual, faça uma infusão e você logo perceberá a melhora.

Chá vitex

O chá vitex tem propriedades que auxiliam na regulação hormonal.

É por isso que ele é indicado para normalizar o ciclo menstrual, aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual e a proporcionar mais saúde e bem-estar para mulheres que enfrentam a menopausa e para mulheres que estão com a síndrome do ovário policístico.

Chá de verbena

A verbena, uma planta que já foi falada neste site, é antiespasmódica.

Com o consumo de verbena, a dor de cabeça associada ao ciclo menstrual vai diminuir, e você ainda pode utilizá-la para tratar a síndrome pré-menstrual, o nervoso e o cansaço e a menstruação irregular.

Chá de folha de framboesa.

As folhas de framboesa são carregadas de efeitos tônicos e adstringentes, que vão combater as cólicas menstruais, fazendo-as aparecer menos danosas, e diminuir o fluxo pesado

Chá de gengibre

Por último, para encerrar a lista dos principais chás para a cólica menstrual, tem o chá de gengibre, que é uma solução completa para quem sente qualquer tipo de dor.

Se você tomá-lo regularmente, as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias reduzirão a dor antes ou durante a menstruação.

Hábitos que ajudam no alívio das cólicas menstruais

Além de tomar algum dos chás citados acima regularmente nesses períodos, é importante que a mulher que está com cólicas menstruais faça alguns hábitos que também propiciam a melhora.

Dessa forma, o alívio virá rápido e a pessoa vai se sentir melhor para encarar os desafios do dia a dia. Os hábitos são:

  1. Colocar uma almofada ou um travesseiro embaixo da barriga quando for se deitar, para que ela fique comprimida. Você também pode usar uma bolsa de água quente pressionada na parte inferior das costas e do abdome, pois, além de o calor relaxar os músculos, ele reduz as contrações uterinas.
  2. Consumir alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, como vegetais de cor escura, beterrabas, bananas, aveia, abobrinha, atum e nozes. Mas esses alimentos devem ser incluídos regularmente, então não adianta apenas comê-los quando estiver com cólicas, pois não será tão funcional. Deve-se evitar o café, o chá preto e os refrigerantes.
  3. A última dica é para fazer exercícios leves, que não forçam muito mas que ainda liberam endorfinas, que são hormônios que têm a capacidade de diminuir a dor. Você pode recorrer a uma caminhada ou a um alongamento, se não quiser fazer nada mais complicado.
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