2 de julho de 2022

Chás para ajudar a dormir melhor

Se você está em busca de chás para ajudar a dormir melhor, então temos uma boa notícia!

Pois sim, existem diversas infusões que são ótimas aliadas da qualidade do nosso sono.

E foi exatamente isso que preparamos no artigo de hoje.

Nele você conhecerá os melhores chás para ajudar a dormir melhor, além de conhecer algumas dicas simples que deixarão as suas noites muito mais tranquilas.

Para isso, acompanhe o nosso guia abaixo e tire todas as suas dúvidas acerca do tema:

Melhores chás para ajudar a dormir melhor

Chá de lavanda

A lavanda é um excelente relaxante, e o seu aroma por si só já causa essa sensação.

Dessa forma, preparar uma infusão da mesma é crucial para uma noite ainda mais tranquila.

Para isso, basta preparar a infusão de 1 colher de chá de flores de lavanda em 1 xícara de água fervente.

Abafar e aguardar por 10 minutos. Depois é só coar e beber o chá morno antes de deitar.

Chá de camomila

A camomila é excelente para baixar os níveis de estresse, tranquilizando o corpo e preparando-o para uma noite de sono relaxante.

Para sentir os efeitos desta infusão, basta ferver 1 xícara de água filtrada e acrescentar 1 colher de chá de flores de camomila.

Abafar em seguida, por 10 minutos, coar e beber ainda quente.

Consuma sempre antes de deitar.

Chá de maracujá

O maracujá é conhecido mundialmente por ser uma fruta que combate a insônia.

Por essa razão, consumir o seu chá é interessante para quem quer uma noite mais longa e profunda de sono.

A sua preparação é simples, basta misturar a polpa de meio maracujá em uma xícara de água.

Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo e abafe por mais 10 minutos.

Em seguida, coe e sirva-se.

Chá de capim limão

Por fim, temos o delicioso chá de capim limão.

Esse, por sua vez, combate e controla a ansiedade, tranquilizando a mente e preparando-a para uma noite de sono profundo.

Para isso, basta fazer a infusão, por 10 minutos, de 1 colher de chá de folhas de capim limão em 200 ml de água filtrada.

Depois de abafar, é só coar e beber antes de deitar.

Como dormir melhor

Além de usufruir do consumo de chás para ajudar a dormir melhor, existem outras formas de deixar as noites mais tranquilas.

Sendo assim, listamos a seguir algumas considerações que você poderá observar em sua rotina e, a partir disso, melhorar a qualidade do se sono.

  • Não beber cafeína 2 horas antes de dormir: A qualidade do sono pode ser diretamente afetada se você costuma consumir cafeína antes de dormir. Afinal, é ela quem desperta o nosso corpo, deixando-o mais ativo e com mais energia. Sendo assim, estipule um horário para dormir e evite tomar café, por exemplo, a partir de 2 horas antes.
  • Cuidado com os ruídos: O nosso cérebro tende a ficar em alerta durante o sono, quando o ambiente apresenta ruídos. Por essa razão, desligue a televisão ou o rádio, caso tenha costume de deixá-los ligado. Assim o seu corpo repousará mais profundamente.
  • Escuridão total: As luzes, mesmo que fracas, também atrapalham a concentração do nosso cérebro na hora de dormir. A melhor forma é a escuridão total!
  • Tome um banho quente: A água quente em contato com o nosso corpo faz com que o mesmo relaxe. Assim, tomar um bom banho quente antes de dormir deixará o corpo ainda mais propício ao sono profundo.
  • Ambiente organizado: Você sabia que quando o nosso quarto está muito bagunçado isso afeta o nosso sono? Afinal, o ambiente torna-se menos aconchegante e confortável. Por essa razão, mantenha-o sempre arrumado! Isso deixará o mesmo adequado para noites bem dormidas.
  • Evite usar o celular antes de dormir: Ainda mais se você faz isso com a luz apagada! Afinal, a luz do celular ou do computador estimula o nosso cérebro a manter-se acordado, pois o mesmo pode “acreditar que é dia”. Sendo assim, entrou no quarto, é para dormir! Nada de dar uma última olhadinha nas mídias sociais.
  • Quarto é para descansar, e não trabalhar: Quem costuma trabalhar ou estudar em casa, sabe o quão tentador é o quarto para essas atividades. Mas, não caia nesse erro! Se você não trabalha no quarto, e o utiliza apenas para dormir, o cérebro fará essa associação. Ele compreenderá que quando você está no quarto, é para dormir! Acelerando o sono.
  • Use pijamas (ou não use nada): Só não vale ir dormir com a roupa que estava usando durante a tarde ou a noite em casa. Pois quando usamos roupas específicas para dormir, nosso cérebro também associará isso como o momento de descanso. Acredite e experimente.

Contudo, seguindo essas dicas e consumindo os deliciosos chás para ajudar a dormir melhor, com certeza os resultados serão satisfatórios.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria