24 de junho de 2022

Chás para ajudar a relaxar

Conseguir relaxar esta cada vez mais difícil na atualidade.

O stress do dia a dia, o trabalho, o fluxo de informações cada vez maiores, entre outras coisas, são exemplos dos motivos que dificultam as pessoas a dar aquela pausa e simplesmente relaxar.

Entretanto, existe uma técnica saudável e prática para auxiliar no processo de relaxamento: os chás.

Tomar chá para relaxar é benéfico por ser um tratamento natural e, além disso, é prático.

Na natureza existe diversas plantas medicinais que ajudam o nosso corpo relaxar, na sequência iremos pontuar alguns chás mais populares para ajudar a relaxar.

Chá da erva sete sangrias

O chá da erva sete sangrias é uma planta medicinal de nome científico Chuphea Carthagenesis.

Esse chá tem diversos benefícios como auxiliador tratamento de hipertensão, colesterol, arteriosclerose e além desses benefícios é um poderoso ansiolítico, ou seja, combate a ansiedade e por isso é um excelente chá para se relaxar.

Tomar o chá das sete sangrias ajuda a relaxamento por conta da sua ação de abaixar a pressão arterial.

Portanto o chá reduz a ansiedade e facilita o sono e a manter a tranquilidade.

Chá de maracujá

Como já era de se esperar o famoso chá de maracujá estaria na lista de chás para ajudar a relaxar.

O efeito calmante do chá de maracujá é comprovado cientificamente e de fato a crença popular esta certa, o maracujá tem efeito calmante e de relaxamento.

O nome científico do maracujá é Passiflora incarnata e é essa espécie que é mais utilizado como planta medicinal.

A outra espécie que é a que encontramos em supermercados é chamada de Passiflora edulis também tem propriedades medicinais.

Por fim, a terceira espécie do maracujá é Passiflora alata.

O principal princípio ativo do maracujá é a passiflorina conhecido também por Hermano, ele também tem a substância chamada de Crisina que é vaso relaxante e tranquilizante.

Ela tem efeito semelhante aos medicamentos chamados de benzodiazepínicos, isto é, ansiolíticos que encontramos comercialmente.

O efeito do chá das folhas do maracujá é semelhante aos efeitos dos ansiolíticos, porém não traz os efeitos colaterais que os medicamentos trazem.

O chá das folhas do maracujá deve ser feito e tomado com cautela.

O maracujá tem substâncias (glicosídeos cianogênicos) que quando é processado em nosso organismo é transformado em ácido cianídrico que é altamente tóxica.

O chá para ser seguro para tomar deve ser feito por decocção, ou seja, é necessário cozinhar as folhas do maracujá.

A decocção envolve ferver as folhas do maracujá junto com a água por alguns minutos, dessa forma, ao cozinhar as folhas do maracujá, os complexos se evaporam e o chá fica seguro para ser consumido.

Chá de valeriana

Outro chá que tem excelente efeito relaxante é o chá de Valeriana.

\O nome científico da valeriana é Valeriana officinalis e não é nativa do Brasil, ela é uma planta de origem europeia.

Para fazer o chá da Valeriana deve ser usado as suas raízes que é onde se concentra os seus princípios ativos.

Os compostos da Valeriana são usados há muito tempo como ansiolíticos relaxantes, calmantes e facilitadores do sono.

Essa planta atua no sistema nervoso central e tem excelente ação ansiolítica, que ajuda a relaxar.

Precauções: O chá de Valeriana pode causar sonolência e perda de atenção, portanto não deve ser consumido por pessoas que irão dirigir ou manusear máquina.

Pode causar fadiga, tontura, arritmia e outros sintomas na interação com outros medicamentos depressores do sistema nervoso central.

Modo de preparo dos chás para relaxar

Os chás acima devem ser feitos por infusão (exceto o de maracujá conforme já foi ensinado) com a seguinte proporção: 1 colher de chá da planta picada (no caso da valeriana da raiz), para cada xícara de água.

Os chás podem ser consumidos entre 2 a 3 xícaras por dia.

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