6 de dezembro de 2021

Chás para dor de cabeça

A dor de cabeça muitas vezes vem do nada, e, mesmo sendo fraca ou forte tem a capacidade de incomodar as pessoas que não estão acostumadas a senti-las.

Em algumas vezes, as próprias pessoas que sofrem de dor de cabeça frequente deixam de fazer tarefas que fazem cotidianamente porque não conseguem se concentrar com tanta dor.

Felizmente, existem os chás para dor de cabeça que são aqueles chás que aliviam essa condição de saúde muitas vezes tão rápido quanto os remédios, sendo, assim, uma boa alternativa para eles.

Neste texto você conhecerá os principais chás para dor de cabeça.

Chás para sua dor  de cabeça

Chá de camomila

Você sabia que o chá de camomila trata a dor de cabeça?

A camomila é uma planta que vem sendo muito utilizada desde muito, muito tempo, mas muita gente ainda não sabe que ela é eficaz na eliminação da dor de cabeça.

Você pode fazer esse chá e acrescentar um pouco de suco de limão também.

Além da possibilidade de tomar o chá de camomila quente você também pode tomá-lo gelado, pois isso não vai alterar os benefícios que ele vai te oferecer.

E, além de tomar o chá de camomila gelado, pode também acrescentar cubos de gelo e aplicar a solução nas pálpebras, molhando de chá gelado um pano.

Você deve aplicar esse chá por 20 minutos, descansar pelo mesmo tempo e reaplicar por 20 minutos da mesma forma que fez na primeira aplicação.

Chá de capim-limão

O capim-limão é uma planta de fácil adaptação ao solo e que tem muitos usos na medicina alternativa.

Veja também!  chá de cavalinha é bom para retenção de líquidos

Um desses usos é o de aliviar a dor de cabeça de forma eficiente e rápida. É sempre bom deixar um pouco de capim-limão guardado, para casos assim.

Chá de hortelã

O chá de hortelã é muito benéfico para tratar alguns tipos de dores do corpo, e nisso está incluso a melhora da dor de cabeça.

Nesse caso, você não vai beber o chá.

Assim como com a camomila gelada, você vai pegar o saquinho do chá de hortelã molhado, ou seja, você terá que fazer o chá antes, sendo que ele deve estar morno, e então você deve ir para um ambiente confortável, com pouco barulho e com uma iluminação agradável, e fechar os olhos, para em seguida colocar os saquinhos de chá molhados sobre as pálpebras.

Você pode aproveitar esse tempo para fazer meditação ou mindfulness que serve para você aproveitar o momento presente.

Depois de 10 minutos, você retira os saquinhos do chá de hortelã e provavelmente logo vai se sentir melhor.

Chá de equinácea

Você conhece a equinácea?

Bem, ela é menos conhecida que as plantas anteriores, pelo menos aqui no Brasil, mas é amplamente utilizada para tratar algumas condições de saúde, como gripes e resfriados, além de eliminar o excesso de muco.

Além desses benefícios, a equinácea promove melhora no quadro de dores de cabeça.

É praticamente certeza que você vai se sentir melhor após um tempo.

Talvez as plantas citadas acima não sejam a melhor indicação para uma enxaqueca que é uma dor de cabeça mais específica e que também é mais forte.

Há plantas que são mais benéficas para determinados tipos de dor, e no caso da enxaqueca é possível afirmar que o chá de gengibre e o chá de Santa Maria podem ajudar a diminuir ou até eliminar essa condição tão incômodo.

Veja também!  Chá de agnus casto

Antes de a enxaqueca começar, a pessoa pode ver pontos e luz ou ter outras alterações no sentido da visão.

A enxaqueca também está associada a outros sintomas, como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz.

Esse problema de saúde pode ser hereditário, ou seja, passado de geração para geração, e são as mulheres que sofrem mais com isso.

No caso das mulheres, a enxaqueca pode estar relacionada a alterações hormonais, estresse, má alimentação, alguns contraceptivos orais, gravidez, ansiedade, consumo de álcool, luzes fortes e que piscam, ruídos altos, tabagismo e distúrbios do sono, além de outras coisas.

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz que contém dezenas de benefícios para o corpo, e, dentre esses benefícios, encontra-se a propriedade de eliminar as enxaquecas naturalmente.

Isso acontece pois ele tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que fazem com que a enxaqueca vá embora rapidamente.

Chá de erva de Santa Maria

Já ouviu falar na erva de Santa Maria?

Esse chá tem sido usado desde a antiguidade para prevenir e combater enxaquecas.

Diferentemente da maioria dos chás, você pode tomá-lo por até quatro vezes por dia.

Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Veja também!  Chás potencialmente abortivos