2 de julho de 2022

chás para a tosse

A tosse é um problema que afeta muitas pessoas por todo o mundo, por conta de diferentes motivos e mais de uma vez.

Alguns pensam que a tosse com fleuma ― aquele muco que vem do trato respiratório ― é a única que é, de fato, prejudicial à saúde.

Essas pessoas estão equivocadas, pois todos os tipos de tosse são consequência de alguma irregularidade no corpo, a qual precisa ser tratada o quanto antes para que o quadro não se agrave.

Neste artigo, você encontra, portanto, receitas e informações sobre chás de origem totalmente natural que podem reverter esse quadro rapidamente.

Antes, é importante que você saiba de onde vem a sua tosse.

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo, que atua com tentativas de limpar as vias aéreas.

Esses agentes externos que faz as pessoas tossirem podem ser partículas de poeira ou outros corpos estranhos.

Mas o que provoca a tosse, em outros casos, são outras coisas.

É possível afirmar que a tosse pode ser causada por:

  • Inflamação, que pode ser devido à asma, gripe, resfriado comum, pneumonia, bronquite, fibrose ou câncer de pulmão, dentre outras coisas.
  • Causa do fumo. Os fumantes devem se atentar para o fato de que o fumo excessivo, inclusive por meio do tabagismo passivo, pode gerar tosse que pode se desenvolver como crônica no futuro.
  • Fatores psicogênicos, como ansiedade, tiques ou nervosismo. Esse tipo de tosse é chamado de tosse psicogênica.
  • Mudanças bruscas de temperatura, como na alternância das estações.
  • Estímulos do ambiente, como em casos de alergia permanente ou sazonal ou se a pessoa estiver em um lugar muito contaminado. A fumaça é só um dos exemplos.

Chás para tosse

Os chás descritos abaixo têm a função de aliviar a tosse, mas, dependendo da causa, o chá apenas irá controlar os sintomas, não resolvendo o problema, de fato.

Portanto, a pessoa que sofre de uma tosse persistente deve procurar um médico, para o caso de não ser algo muito passageiro.

Chá de tília

O chá de tília é um dos melhores chás disponíveis para aliviar a tosse, isso porque cura o trato respiratório e alivia os brônquios, fazendo com que o usuário se sinta menos incomodado.

Chá de hortelã

É preciso utilizar folhas frescas nesse chá, visando uma melhora mais eficiente.

Para uma resposta mais rápida, é possível acrescentar um pouco de mel, o qual possui funções maravilhosas para quem está sofrendo de tosse causada por gripes e resfriados.

Chá de gengibre

O gengibre é uma raiz que vem sendo utilizada para os mais diversos fins terapêuticos.

Dentre os seus benefícios, é possível encontrar propriedades que ajudam a eliminar a tosse.

Os benefícios ficam ainda melhores se acrescentar mel e limão.

Chá de tomilho

O tomilho está sendo cada vez mais conhecido, e na Alemanha é utilizado como um chá capaz de eliminar efetivamente a tosse, além de relaxar os músculos da traqueia, o que culmina na redução da inflamação.

Também é uma boa ideia adicionar mel e limão.

Chá de alcaçuz

O alcaçuz alivia a garganta inflamada ou irritada e possibilita uma melhora no quadro da tosse.

Além de fazer o chá de alcaçuz, a pessoa ainda pode sugar o bastão.

Chá de pimenta preta e mel

Se a pessoa sofre de uma tosse úmida, este chá é recomendado.

A pimenta aumenta a circulação do corpo e o fluxo da fleuma, ajudando a expulsá-la.

Tomar mel junto com a pimenta preta ainda melhora muitas vezes mais o quadro da tosse, já que ele é um remédio natural para o problema.

Entretanto, esse chá não é recomendado para pessoas que sofrem de gastrite, já que a pimenta de qualquer tipo prejudica a mucosa gástrica.

Dicas

Há também coisas que uma pessoa com tosse pode fazer além de tomar algum desses chás para melhorar da tosse mais rápido.

Algumas dicas estão logo abaixo:

  • Tomar banhos quentes possibilita uma recuperação mais rápida do quadro de tosse. Para que o efeito seja mais eficaz, é necessário que a pessoa feche todas as janelas, porque é o vapor do banho quente que irá alisar as vias aéreas, desvencilhando ainda do congestionamento nasal e da fleuma na garganta e nos pulmões. Entretanto, se a pessoa sofre de asma é necessário que ela opte por outra alternativa, já que o vapor pode impulsionar a tosse.
  • Beber bastante líquido, como os chás ditos acima ou água, ajuda a aliviar a tosse. Os fluidos possibilitam que a pessoa tenha as membranas úmidas, reduzindo a tosse.
Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria