2 de julho de 2022

Chás que desincham

Em alguns momentos o corpo das pessoas parece que modifica de uma hora para outra, o que pode chegar a assustar.

Às vezes, a pessoa nem aumentou o peso ou engordou, mas fica perceptível o inchaço no abdômen que vem junto de uma série de sintomas desagradáveis.

Neste texto você conhecerá as causas do inchaço e infusões e chás que desincham a barriga e eliminam todos esses típicos sintomas desagradáveis que você já deve ter sentido alguma vez.

Por que ocorre o inchaço?

O inchaço geralmente é ocasionado pelo acúmulo de gases no corpo, o que aumenta o volume da barriga e faz com que seja difícil até mesmo fechar o botão da bermuda.

É uma condição que afeta tanto o homem quanto a mulher, esta última geralmente se preocupando mais com seu estado.

A barriga incha como se fosse um balão e a pessoa pode sentir até mesmo dores por causa dos gases acumulados.

Outra causa comum do inchaço é a retenção de líquidos e neste artigo serão mostrados chás e infusões que melhoraram o inchaço tanto nesse caso como no dito anteriormente.

O que causam os gases?

Os gases podem ser causados por muitas coisas, mas os principais causadores são o excesso de alimentos ou então algum problema que a pessoa tem com um alimento específico, a intolerância à lactose e a síndrome pré-menstrual.

É normal sentir inchaço no estômago alguns dias antes de menstruar.

Chás e infusões para desinchar

Para casos de gases

  • Infusão de gengibre: o gengibre tem propriedades que descongestiona o trato intestinal, eliminando todo e qualquer gás que esteja prejudicando o estômago. Esse é só um dos benefícios do gengibre, porque essa raiz é muito poderosa, há muitos outros.
  • Infusão de camomila: a camomila também tem propriedades que ajudam muito o estômago. Por exemplo, combate com eficácia o refluxo gástrico além de terminar com os problemas de indigestão. Além disso, tem efeitos sedativos que fazem com que a pessoa sinta menos incômodo na barriga.
  • Chá de canela: a canela é muito eficaz para tratar das dores menstruais, mas além disso consegue lidar bem com os gases no estômago evitando sua formação e ajudando na sua eliminação e com a dor que é gerada por causa deles.
  • Chá de poejo: conhecido também como “hortelãzinho”, o chá de poejo além de ser gostoso é bastante apreciado por aqueles que sofrem de gases e problemas no estômago. Acontece que a planta contém mentol, que possui a propriedade de combater os espasmos musculares do trato digestivo.

Para casos de retenção de líquidos

  • Chá de salsa: se o seu problema é retenção de líquidos pelo corpo em especial no abdômen, o ideal é tomar outros chás, no caso, os diuréticos. Uma dos indicados é o chá de salsa, que tem ótimas propriedades digestivas.
  • Infusão de hibisco: o hibisco, também conhecido como flor de Jamaica, é diurética e laxante, melhorando o fluxo intestinal e da urina. No final das contas, a pessoa que o toma fica com a barriga menos inchada.
  • Chá verde com abacaxi: o chá verde tem propriedades que atuam no estômago mundialmente conhecidas, ajudando até a pessoa que o toma a emagrecer. O chá verde pode ter um gosto um pouco amargo, então o abacaxi vai deixá-lo mais saboroso. O chá pode ser tomado durante as refeições, mas não se deve exceder mais de 100 ml, para que a pessoa não engorde e não tenha a digestão prejudicada.
  • Chá de bigodes de milho: há partes de alimentos que as pessoas acham que não servem para nada, não é mesmo? É assim que acontece com os bigodes de milho (ou cabelo de milho), os quais não são valorizados pela população. Mas o chá é muito efetivo quando se trata de diminuir a retenção de líquidos. O sabor do chá pode parecer bastante fraco e suave, por isso é opcional acrescentar algumas gotas de limão para melhorar o sabor, fica a seu critério.
  • Chá de ervas: essa receita é tiro e queda para tratar o inchaço na barriga causado pela retenção de líquidos. Você vai precisa de 10 g de cada: alcachofra, rabo de cavalo, sabugueiro preto, anis e louro.

Lembre-se que a primeira coisa a se fazer é descobrir de onde vem o problema, pois se for retenção de líquidos e você estiver tomando remédio caseiro para gases, não vai dar resultado e vice-versa.

Só depois de descoberto o problema, só depois de você ter certeza que é um e não outro, pode tomar os chás, sempre se atentando às contraindicações, porque mesmo sendo produtos naturais nem todo mundo pode tomá-los.

É preciso ter cuidado a fim de preservar a saúde.

Mais textos relacionados
10 chás seca barriga

Em tempos em que o peso está bastante relacionado com o estado da autoestima de muitas pessoas, problemas são gerados Read more

9 chás para emagrecer

Quem não se sente bem na sua casa, a muda ou se muda. O corpo também é uma casa, de Read more

Chá de sene emagrece?
planta sene

Seja para se sentir melhor consigo mesmo, para aproveitar mais a vida ou pela saúde, muita gente pensa em emagrecer Read more

Chás diuréticos

As bebidas diuréticas são muito valorizadas por seus inúmeros benefícios ao corpo. Dentre essas bebidas, as pessoas dão um destaque Read more

chá para infecção urinaria