Em alguns momentos o corpo das pessoas parece que modifica de uma hora para outra, o que pode chegar a assustar.
Às vezes, a pessoa nem aumentou o peso ou engordou, mas fica perceptível o inchaço no abdômen que vem junto de uma série de sintomas desagradáveis.
Neste texto você conhecerá as causas do inchaço e infusões e chás que desincham a barriga e eliminam todos esses típicos sintomas desagradáveis que você já deve ter sentido alguma vez.
Por que ocorre o inchaço?
O inchaço geralmente é ocasionado pelo acúmulo de gases no corpo, o que aumenta o volume da barriga e faz com que seja difícil até mesmo fechar o botão da bermuda.
É uma condição que afeta tanto o homem quanto a mulher, esta última geralmente se preocupando mais com seu estado.
A barriga incha como se fosse um balão e a pessoa pode sentir até mesmo dores por causa dos gases acumulados.
Outra causa comum do inchaço é a retenção de líquidos e neste artigo serão mostrados chás e infusões que melhoraram o inchaço tanto nesse caso como no dito anteriormente.
O que causam os gases?
Os gases podem ser causados por muitas coisas, mas os principais causadores são o excesso de alimentos ou então algum problema que a pessoa tem com um alimento específico, a intolerância à lactose e a síndrome pré-menstrual.
É normal sentir inchaço no estômago alguns dias antes de menstruar.
Chás e infusões para desinchar
Para casos de gases
- Infusão de gengibre: o gengibre tem propriedades que descongestiona o trato intestinal, eliminando todo e qualquer gás que esteja prejudicando o estômago. Esse é só um dos benefícios do gengibre, porque essa raiz é muito poderosa, há muitos outros.
- Infusão de camomila: a camomila também tem propriedades que ajudam muito o estômago. Por exemplo, combate com eficácia o refluxo gástrico além de terminar com os problemas de indigestão. Além disso, tem efeitos sedativos que fazem com que a pessoa sinta menos incômodo na barriga.
- Chá de canela: a canela é muito eficaz para tratar das dores menstruais, mas além disso consegue lidar bem com os gases no estômago evitando sua formação e ajudando na sua eliminação e com a dor que é gerada por causa deles.
- Chá de poejo: conhecido também como “hortelãzinho”, o chá de poejo além de ser gostoso é bastante apreciado por aqueles que sofrem de gases e problemas no estômago. Acontece que a planta contém mentol, que possui a propriedade de combater os espasmos musculares do trato digestivo.
Para casos de retenção de líquidos
- Chá de salsa: se o seu problema é retenção de líquidos pelo corpo em especial no abdômen, o ideal é tomar outros chás, no caso, os diuréticos. Uma dos indicados é o chá de salsa, que tem ótimas propriedades digestivas.
- Infusão de hibisco: o hibisco, também conhecido como flor de Jamaica, é diurética e laxante, melhorando o fluxo intestinal e da urina. No final das contas, a pessoa que o toma fica com a barriga menos inchada.
- Chá verde com abacaxi: o chá verde tem propriedades que atuam no estômago mundialmente conhecidas, ajudando até a pessoa que o toma a emagrecer. O chá verde pode ter um gosto um pouco amargo, então o abacaxi vai deixá-lo mais saboroso. O chá pode ser tomado durante as refeições, mas não se deve exceder mais de 100 ml, para que a pessoa não engorde e não tenha a digestão prejudicada.
- Chá de bigodes de milho: há partes de alimentos que as pessoas acham que não servem para nada, não é mesmo? É assim que acontece com os bigodes de milho (ou cabelo de milho), os quais não são valorizados pela população. Mas o chá é muito efetivo quando se trata de diminuir a retenção de líquidos. O sabor do chá pode parecer bastante fraco e suave, por isso é opcional acrescentar algumas gotas de limão para melhorar o sabor, fica a seu critério.
- Chá de ervas: essa receita é tiro e queda para tratar o inchaço na barriga causado pela retenção de líquidos. Você vai precisa de 10 g de cada: alcachofra, rabo de cavalo, sabugueiro preto, anis e louro.
Lembre-se que a primeira coisa a se fazer é descobrir de onde vem o problema, pois se for retenção de líquidos e você estiver tomando remédio caseiro para gases, não vai dar resultado e vice-versa.
Só depois de descoberto o problema, só depois de você ter certeza que é um e não outro, pode tomar os chás, sempre se atentando às contraindicações, porque mesmo sendo produtos naturais nem todo mundo pode tomá-los.
É preciso ter cuidado a fim de preservar a saúde.