28 de outubro de 2021

Coco

O Coco realmente é uma fruta que pode ser considerada “a cara do Brasil”.

Muito consumida por aqui, o Coco é uma fruta saborosa, nutritiva e que pode ser consumida de formas.

As maneiras mais comuns de consumir o Coco são:

  • In natura;
  • Água de coco;
  • Leite de coco;
  • Coco seco;
  • Farinha de coco;
  • Óleo de coco

Mais recentemente, temos o óleo de coco e o açúcar de coco.

O Coco faz bem à saúde?

Sim, embora existam algumas restrições para o consumo, o consumo dessa fruta faz bem, geralmente.

Veja alguns dos benefícios do Coco:

1 – Fortalece o nosso sistema imunológico: a polpa da fruta é fonte de antioxidantes e nutrientes, que fortalecem a imunidade como um todo e nos previne de doenças diversas.

2 – É uma fonte de energia: rico em carboidratos, dá mais disposição.

3 – Contribui com tratamentos de problemas do sistema nervoso: os nutrientes do coco são levados ao fígado.

Com isso, esses compostos são transformados em excelentes agentes que contribuem muito com o controle e o tratamento de problemas diversos do sistema nervoso, como o mal de Alzheimer.

4 – Ajuda a regular o intestino: por ter rico em fibras e gorduras boas, evita a prisão de ventre, ao mesmo tempo em que previne diarreias.

5 – Hidrata o organismo: em especial, a água de coco, é um soro natural, que hidrata o organismo e é muito indicada para tratar a desidratação.   

6 – Ajuda na prevenção das cãibras: devido ao potássio, o consumo regular do Coco ajuda a evitar as terríveis câimbras.

7 – Tem efeito cicatrizante: o Coco e a água de coco têm alto poder de cicatrização de lesões.

Isso pode ser conseguido tanto com o consumo da fruta e de sua água, como se empregado sob a pele lesionada.

8 – Faz bem para o coração: a polpa do Coco é fonte de potássio, que faz muito bem para o bom funcionamento do coração e da musculatura desse órgão.

9 – Ajuda no sono: devido ao triptofano, o consumo da fruta estimula a produção de serotonina, contribuindo para regular o sono e manter a sensação de bem-estar.

10 – Ajuda a regular a pressão arterial: o Coco contribui bastante para evitar tanto a pressão arterial alta como quedas na pressão.

11 – Hidrante de pele e cabelos: rico em antioxidantes, a fruta ajuda a manter a pele e os cabelos hidratados e viçosos

12 – Opção para pessoas com intolerância à lactose: no caso o leite do Coco, vem se mostrado um ótimo substituto para aqueles que são intolerantes à lactose do leite comum.

O Coco pode fazer mal?

Como acontece com todas as frutas, o consumo exagerado do Coco pode trazer alguns problemas.

Por exemplo, o consumo exagerado pode levar ao ganho de peso, devido o valor calórico da fruta.

Ainda, consumir Coco ou seus derivados de forma desmedida, pode levar a quadros de diarreia.

O consumo deve ser orientado por um especialista no caso de pessoas diabéticas, acima do peso ou com colesterol alto.

Limites recomendados para o consumo do Coco

Em geral, para pessoas saudáveis, são estabelecidos limites diários para o consumo do Coco e de seus derivados, veja:

  • Polpa in natura: 80 g.
  • Água de coco até 250 ml ao dia.
  • Óleo de coco: 1 colher de sopa por dia.

Propriedades nutricionais do Coco

100 g da polpa do Coco contêm aproximadamente:  

  • Valor energético: 406.5 kcal
  • Fibra alimentar  : 5,4 g       
  • Proteínas: 3,7 g
  • Carboidratos: 10,4 g
  • Vitamina C: 2,5 mg    
  • Gorduras monoinsaturadas: 1,5 g
  • Gorduras saturadas: 30,0 g
  • Gorduras poli-insaturadas: 0,3 g   
  • Manganês: 1,0 mg      
  • Cálcio: 6,5 mg      
  • Ferro: 1,8 mg     
  • Lipídios: 42,0 g 
  • Magnésio: 51,5 mg
  • Fósforo: 117,5 mg      
  • Zinco: 0,9 mg    
  • Potássio: 354,2 mg 
  • Sódio: 15,3 mg
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