26 de novembro de 2020

Como fazer o óleo macerado de arnica

Em texto anterior já falamos dos benefícios da arnica para a nossa pele e neste queremos mostrar para você como fazer o óleo macerado de arnica que pode usado em tratamentos de beleza.

Outros nomes que você poderá encontrar por aí além de óleo macerado é o “óleo de ervas infusas”, “óleo de infusão” ou “oleato”.

O óleo macerado de uma erva nada mais é a utilização de um óleo carreador acrescido de uma erva que soltará as suas propriedades nele com o tempo.

Não confunda o óleo macerado com o óleo essencial, são coisas diferentes e feitos em processos completamente diferentes.

O óleo essencial você não pode aplicá-lo puro diretamente sobre a pele, ele deve sempre ser diluído em um óleo carreador.

Já o óleo macerado já é feito com um óleo carreador e pode ser aplicado sobre a pele.

A arnica possui vários benefícios para a nossa pele, ela ajuda no tratamento de contusões, é hidratante, anti-inflamatória e cicatrizante.

Como fazer o óleo macerado de arnica

A primeira coisa a ser dita que é importante você usar ervas secas, desidratadas, pois assim ela não soltará água no óleo.

Os ingredientes para fazer esse óleo macerado é um pote de vidro limpo e esterilizado, arnica desidratada e o óleo vegetal que pode ser o de oliva, de semente de uva ou de girassol.

Basta apenas misturar a arnica a esse óleo e colocar no pote de vidro.

Guarde esse pote em temperatura ambiente entre 4 a 6 semanas

É importante agitar esse pote todos os dias.

Essa infusão com óleo ganhará um tom dourado-escuro e um aroma amadeirado quanto ele estiver totalmente infundido.

Passado esse tempo você precisará coar essa mistura usando um pedaço de musselina em um recipiente limpo e esterilizado

Mantenha seu óleo macerado de arnica bem fechado e em local fresco e escuro

Vamos postar abaixo um vídeo do canal “Espiral de ervas” em que é ensinado de maneira similar, mas com algumas pequenas diferenças de como fazer essa infusão em óleo

FONTE BIBLIOGRÁFICA

Livro: “O Livro de receitas da beleza natural. Informações essenciais para cuidar da pele e do cabelo com produtos extraídos da natureza”

Mais textos relacionados
3 Soluções caseiras expectorante
xícara com chá

Os remédios expectorantes são aqueles que são capazes de aliviar a tosse do tipo produtiva, popularmente conhecida como “tosse com Read more

Usos populares do boldo
folhas de boldo

Há uma plantinha bastante conhecida e usada por muitos chamada boldo (Peumus boldus). O uso popular dessa planta é bastante Read more

Acabe com a boqueira com óleo de prímula

O óleo de prímula ou óleo de onagra, como também e conhecido, é excelente para o tratamento da quelite angular Read more