24 de junho de 2022

Como preparar um chá de forma correta

Você sabe como preparar um chá?

Talvez essa pergunta pareça até mesmo boba, mas ela não é.

Você sabe como preparar um chá de forma correta?

O chá é uma bebida consumida desde a antiguidade e ela pode ser feita combinando água com pedaços de produtos naturais, como raízes, folhas, ervas, cascas e talos, além de outras coisas.

Muita gente bebe chá por gostar mesmo do sabor, enquanto outras pessoas fazem uma espécie de tratamento com a bebida de modo que muitos problemas de saúde podem ser amenizados ou até mesmo curados com o consumo.

Se você já é acostumado a entrar neste site sabe o quão benéfico pode ser consumir determinados tipos de chás, dependendo das suas condições de saúde.

O problema existe quando muitas vezes a pessoa não faz o chá de maneira correta, o que pode fazer com que ele perca parte ou a totalidade das suas propriedades.

Qual é o melhor horário para consumir o chá?

Antes de falar sobre como preparar um chá de forma correta é interessante que você saiba em que horário é mais recomendado tomar um chá. Isso, mesmo.

Há horários em que , a fim de absorver melhor os benefícios do chá, é mais indicado fazer uso dessa bebida.

Esses horários são pela manhã, em jejum — especialistas recomendam fortemente que alguns chás sejam tomados nesse horário —, e à noite, antes de dormir.

Entretanto, você também pode tomar o chá aos poucos, ao longo do dia, porque, dessa forma, os benefícios também são bem aproveitados.

Além disso, para alguns benefícios, é pedido que o chá seja tomado perto do horário das refeições, podendo ser antes ou depois delas.

Como preparar um chá de forma correta

Se você parar para pensar bem sobre os chás, verá que não há apenas uma forma de prepará-los, até porque alguns chás requerem mais tempo no fogo, como no caso daqueles que são feitos com cascas, raízes e talos, por demorarem mais tempo para cozinhar do que as outras partes.

Abaixo, você encontra uma lista de vários modos de preparo de chás.

Como preparar uma tisana

Para preparar uma tisana, você tem que colocar a água para ferver e só adicionar a erva quando levantar fervura.

Aí, você tem que deixar ferver por mais cinco minutos, desligar a panela e imediatamente tampar, para que então deixe descansar por uns minutos antes de coar e beber.

É desse jeito que você costuma preparar seus chás?

Como preparar uma decocção

Numa decocção, logo você percebe a diferença para a tisana, pois nesse caso você coloca a água fria e a erva juntas em um recipiente, para então levá-las ao fogo.

Depois que começar a ferver, você tem de esperar entre 5 e 20 minutos para desligar o fogo.

Você vai calcular o tempo da seguinte forma: se estiver fazendo o chá com flores, folhas e brotos, deve deixar no fogo por até 10 minutos depois de iniciar a fervura.

Se você está fazendo o chá com as cascas, raízes e talos, deve deixar cozinhando de 15 a 20 minutos, pois são partes mais firmes da planta, que, para retirar as propriedades, precisam ficar mais tempo no fogo.

Quando der esse tempo, você tem de tampar o recipiente e deixar descansar com o fogo desligado.

O próximo passo é esperar alguns minutos para esfriar um pouco e terminar de passar as propriedades dos produtos naturais.

Em seguida, é só coar e beber.

Como preparar uma maceração

Na maceração, o procedimento é outro.

Você deve colocar as ervas de molho em água fria por no mínimo 10 e no máximo 24 horas. As folhas, flores e brotos, que são mais tenros, devem ficar de molho entre 10 e 12 horas.

Entretanto, se você está fazendo o chá com produtos mais duros, como talos, raízes e cascas, deve cortá-los em pedaços pequenos e deixar de molho por 24 horas.

E aí está pronto para ser consumido.

Esse método demora mais que os outros, bem mais, só que a vantagens é que é o método que mais conserva as propriedades da planta.

Você nem vai precisar ferver antes de beber, então vale a pena pensar na ideia de fazer uma maceração.

Como preparar uma infusão

É da infusão que mais é falado quando se fala de chás, e é possível que você já tenha percebido isso.

Na infusão, você vai colocar o produto a ser usado (raízes, talos, cascas, folhas ou flores) em um recipiente, para então reservar.

Em outro recipiente, você coloca a água no fogo e, quando estiver fervendo, desliga.

O próximo passo é derramar a água quente por cima da erva que você separou e tampar o recipiente.

Se você estiver usando flores ou folhas, deve deixar descansar por 10 minutos.

Se estiver usando cascas, raízes e talos, deve deixar entre 20 e 30 minutos.

Dicas de como preparar um chá

  • O ideal é preparar apenas o que for consumir no dia. Não tem problema em deixar um pouco para o outro dia, mas conservar chá para vários dias não é indicado.
  • Não prepare o chá em peças de ferro ou alumínio.
  • Quando o chá estiver pronto, você deve armazenar em recipientes de barro, vidro ou louça.
Mais textos relacionados
Os benefícios do chá de alfavaca
pé de alfavaca

A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins Read more

Chá de urtiga: Saiba tudo sobre seus benefícios

A urtiga é uma plantinha muito conhecida no nosso país, a depender de sua idade e de onde nasceu provavelmente Read more

Hibisco

O chá de hibisco é feito de uma plantinha nativa da África e da América e faz muito sucesso por Read more

6 benefícios científicos do chá e extratos de hortelã

A famosa hortelã é uma plantinha muito aromática e muito conhecida por nós brasileiros, o seu uso não se restringe Read more

chá para infecção urinaria