Goste ou não, a China e os produtos chineses estão presentes na vida dos brasileiros.
Um grande exemplo disso é a grande quantidade de chás chineses que os brasileiros e todo o povo do resto do mundo utilizam para tratar diferentes enfermidades.
Os chás chineses são presentes naquela cultura desde 5.000 anos atrás até os dias de hoje, e, com o passar dos anos, o consumo desses chás, antes apenas da China virou uma verdadeira febre mundial.
Neste texto você conhecerá os principais chás chineses e os seus benefícios para o corpo.
1) Chá verde
O chá verde é considerado por muitos como um chá milagroso, principalmente porque beneficia e promove a cura de problemas que muitos outros chás não conseguem alcançar.
Melhora a circulação sanguínea, mantém a elasticidade que é necessária para evitar colapsos e alteração na tensão e regula os níveis de gordura no fígado.
Ajuda a emagrecer por ser digestivo e diurético, além de ter propriedades estimulantes e bucais.
Melhora a aparência do rosto e da pele em geral, além de cuidar do cabelo das pontas às raízes.
Quando se fala em cuidar da pele, não é apenas deixá-la macia.
O chá verde é eficaz contra a acne, também é indicado para quem sofre de estresse.
O chá verde não pode ser consumido por grávidas e lactantes, deve-se prestar atenção para não consumir muito e ficar com efeitos colaterais, ele dificulta a absorção de ferro e pode causar dor de estômago e constipação.
2) Chá vermelho
Melhora a digestão e reduz o colesterol, mas o que o pessoal mais gosta nesse chá é que ele tem várias propriedades que promovem o emagrecimento.
O chá vermelho possui dois tipos, e o mais indicado deles é o Pu Erh, que fica em fermentação por mais tempo, e, por conta disso, seus benefícios são mais fortes.
É uma grande ajuda para a melhora do humor e contra a depressão, fortalece o sistema imunológico e aumenta a atividade do sistema nervoso.
Mas se o seu objetivo é perder peso, você pode acrescentar canela ou gengibre no chá.
Quando tomado em excesso, o chá vermelho prejudica o fígado e pode causar palpitações e alteração do sistema nervoso na pessoa.
Se você sofre desses problemas, não o consuma. Grávidas e mulheres que amamentam podem tomar até um copo por dia.
3) Chá Wu-long
O chá Wu-long, conhecido também como chá azul, é um sucesso na questão de propiciar o emagrecimento, tanto que muitas pessoas que sofrem de obesidade e sobrepeso procuram algum chá que ajude na perda dos quilos e acabam se encontrando no chá Wu-long.
Esse chá ainda carrega propriedades de digestão, propriedades para eliminar as dores de cabeça e ainda limpa o corpo depois de a pessoa beber ou fumar excessivamente.
Outros benefícios incluem uma melhora nas dores das articulações, dor muscular e a proteção do fígado, melhora na saúde bucal e no sistema imunológico, além de limpar a pele e proporcionar a eliminação dos sinais de envelhecimento que algumas pessoas passam a ter com a idade.
Esse chá pode causar deficiência de ferro, então não é bom tomá-lo em excesso.
Além disso, é importante saber que ele é uma bebida estimulante, de modo que pessoas com dificuldade para dormir ou que são nervosas podem não se dar bem.
A última contraindicação é para as crianças.
4) Chá branco
O chá branco é considerado o antioxidante mais poderoso da natureza até mais do que o chá verde.
Isso significa que ele combate os radicais livres os quais podem causar envelhecimento precoce e cânceres no indivíduo.
Por ser parecido com o chá verde, o chá branco também auxilia no processo de perda de peso.
Esse chá é muito perigoso para pessoas hipertensas e mulheres grávidas.
É importante beber com moderação e se atentar para se você não tem uma rara alergia ao chá branco.
Não é recomendado para anêmicos ou quem tem problemas de coagulação.
5) Chá amarelo
O chá amarelo está na China há muito, muito tempo, mas ele ainda é pouco conhecido fora desse país.
Tendo propriedades parecidas com o chá branco e chá verde você pode pensar que é mais do mesmo, mas a verdade é que o chá amarelo tem suas próprias características.
O chá amarelo tem grandes propriedades anticancerígenas, de emagrecimento, digestivas e da saúde cardiovascular.
O chá amarelo teve poucos estudos feitos até agora, então as pessoas contam que serão descobertos muitos outros benefícios com o consumo dele.
Ele pode ser um pouco mais difícil de obter do que alguns dos chás citados acima, mas vale a pena procurar por lojas de produtos naturais chineses, pois é possível que você encontre.
É recomendado consumir até duas vezes por dia, para que a pessoa não sinta os efeitos colaterais típicos da teína, um estimulante natural.
Também não é uma bebida indicada para quem sofre de glaucoma.