A Couve-flor se trata de uma hortaliça inflorescência, ou seja, como o seu próprio nome popular sugere: que possui flores.
É uma hortaliça nativa da Região do Mediterrâneo, ao que tudo indica – mas que se adaptou muito bem em diversas outras áreas do planeta, como no Brasil.
Atualmente, os estados do país campeões no cultivo da Couve-flor são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É consumida, em geral, cozida e sua parte mais comestível são as flores, embora também se consuma o caule e até as folhas.
Tem boas propriedades nutricionais e é versátil na cozinha, se destacando por um sabor suave, porém, muito característico.
Costuma ser apreciada como prato principal, como ingrediente de receitas e em saladas.
O alto poder nutritivo da Couve-flor
A Couve-flor tem muitas propriedades nutricionais, tanto que foi situada entre os 20 vegetais mais nutritivos, pelo Índice de Nutrientes Densidade Agregado (ANDI) – um estudo realizado por associações de nutrição de vários países do mundo.
Para se ter uma ideia melhor, a cada 150 g de Couve-flor no vapor encontramos:
- Calorias: 29 kcal
- Fibras: 3,2 g
- Proteínas: 2 g
- Carboidratos; 6 g
- Vitamina K: 450 mcg
- Vitamina C: 36 mg
- Gorduras: 0,4 mg
- Ferro: 0,2 mg
- Potássio: 121 mg
- Zinco: 0,5 mg
- Cálcio: 24 mg
- Fósforo: 38 mg
- Magnésio: 8 mg
- Manganês: 0,2 mg
- Sódio: 3 mg
Quais os benefícios do consumo da Couve-flor?
- Faz bem para o coração: tem agentes como o sulforafano que aumenta as defesas dos vasos sanguíneos e artérias contra a formação de placas e de coágulos – evitando, por exemplo, AVC, tromboses, etc.
- Tem ação anti-inflamatória: age diretamente nas células, reduzindo processos inflamatórios de dentro para fora, ajudando na cura de doenças e problemas diversos.
- Evita a anemia: rica em vitamina e minerais, a Couve-flor é um excelente alimento para manter o organismo bem nutrido, evitando a anemia;
- Faz bem para o cérebro: contém enzimas e vitaminas que protegem o cérebro, além de favorecer as suas funções, como: regular o sono, combate da depressão, leve efeito calmante, melhora da memória, etc.
- Depurador do organismo: a Couve-flor é rica em compostos, como tiocianatos e glicosinolatos, que ajudam a expelir toxinas do corpo, ao estimular o metabolismo de gorduras pelo fígado e promover a drenagem de líquidos retidos.
- Protege olhos, visão, pele, cabelo e unhas: por ser rica em antioxidantes e carotenos, essa hortaliça protege esses tecidos, além de fortalecê-los.
- Estimula o funcionamento do intestino e atua na boa digestão: a Couve-flor contém fibras e água, o que estimula o funcionamento intestinal e evita a prisão de ventre, além de facilitar a digestão de alimentos.
- Fortalece os ossos: por ser rica em vitamina K, melhora a absorção do cálcio pelo organismos, deixando os ossos mais fortes e prevenindo problemas como a osteoporose e ajudando na recuperação de fraturas ósseas.
- Bom para quem deseja emagrecer: a Couve-flor traz saciedade, devido às fibras, além de ter baixa caloria e ser versátil na cozinha.
Couve-flor pode fazer mal?
A Couve-flor deve ser consumida com cautela (ou mesmo evitada) em alguns casos específicos, como:
- Pessoas com problemas graves de: enterocolite, infecções geniturinárias, gota.
2. Também, portadores de doenças crônicas gastrointestinais, como úlceras.
3. Pessoas com tendência a reter gases – nesses casos é recomendado consumir a hotaliça com moderação e dispensar o talo/caule.
Fontes: