2 de dezembro de 2020

Couve

A Couve é uma hortaliça bastante popular no Brasil e no mundo,

É consumida em natura, refogada ou como acompanhamento ou ingrediente para receitas salgadas quentes ou frias.

A hortaliça se destaca pela sua textura agradável, seu sabor suave que vai bem com os mais diversos temperos e condimentos e, também, pelas suas propriedades nutricionais – tanto que de uns anos para cá é ingrediente para bebidas funcionais.

As variedades mais consumidas no Brasil

A couve se caracteriza por ser uma hortaliça cujas variedades não se diferem muito na forma de preparo ou mesmo em nutrientes e sabor.

Mesmo assim, há diversas variedades de Couve, sendo que as mais comuns e consumidas no país são:

1 – Couve Manteiga: é a mais popular e a mais consumida no Brasil e recebe esse nome, pois sua textura é bastante macia e suculenta, sendo que as suas folhas são lisas, onduladas, grandes e verdes bem escuras.

2 – Couve de Bruxelas: também é bastante consumida no Brasil e se assemelha com o repolho – apesar de ser menor – além de suas folhas serem verdes mais claras e um sabor mais amargo,

3 – Couve Roxa: assim como o nome popular sugere, essa Couve tem folhas arroxeadas, sendo ricas em propriedades nutricionais.

4 – Couve Galega: Couve mais alongada que as demais, com folhas de textura firme e largas e que, por isso, exige maior cozimento.

Couve faz bem?

Sim, como citado, além de saborosa e versátil na alimentação, a Couve tem muitos nutrientes e o seu consumo favorece a nossa saúde, como:

  • Fortalece o sistema imunológico: por ser rica em Vitamina C e do complexo B, aumenta as defesas do organismo e nos protege de doenças diversas.
  • Tem baixo teor calórico: é saborosa, nutritiva e ainda apresenta poucas calorias – um alimento perfeito para nutrir o organismo sem ganhar peso.
  • Evita a prisão de ventre: a Couve é rica em fibras e, com isso, ajuda a formar o bolo fecal e estimula o funcionamento do intestino – evitando a terrível prisão de ventre.
  • É fonte de polifenois: esses compostos são importantíssimos e úteis, pois previnem doenças cardíacas e ajuda a reduzir inflamações como de artrites
  • Faz bem para os ossos: a Couve contém cálcio e fósforo – o que fortalece os ossos e evita problemas como a osteoporose.
  • Contribui para a saúde dos ossos e dos dentes, devido à sua composição rica em cálcio e fósforo.
  • Retarda o envelhecimento das células e da pele em razão da Vitamina C e antioxidantes – além de ajudar na prevenção do câncer por combater radicais livres.
  • Faz bem para gestantes: a Couve contém ácido fólico, que é um nutriente essencial para a boa formação e o desenvolvimento do feto.
  • Tem efeito diurético, sendo muito bom para reduzir inchaços e evitar a pressão arterial alta.
  • Faz bem para o fígado: contém enzimas que ajudam na boa metabolização de gorduras, além de eliminar toxinas.
  • Ajuda a prevenir a anemia: é rica em ferro também, por isso a Couve é uma excelente opção para evitar a anemia e quadros de desnutrição.

A Couve tem contraindicações?

As contraindicações para o consumo da Couse se baseiam em públicos específicos (e nem sempre a orientação médica é não consumir), por exemplo:

  • Pessoas com problemas de coagulação sanguínea ou tomando medicações anticoagulantes devem consumir a Couve sob orientação de um profissional, devido ao alto teor de Vitamina K, que pode favorecer a formação de coágulos.
  • Alergias: não é comum, mas algumas pessoas podem demonstrar reações alérgicas à Couve, resultando em diarreias, inchaços e dores abdominais.
  • Problemas de coração e de rins: não há consenso, mas pessoas nessas condições devem consultar um médico, pois altos níveis de potássio podem prejudicar tais quadros de saúde.

Valores nutricionais da Couve cozida em água ou vapor

Cada 100 g de Couve cozida na água ou vapor contém (em média):

  • Calorias: 25 kcal
  • Fibras alimentares: 2 g
  • Proteínas: 1,5 g
  • Carboidratos: 2 g       
  • Gorduras: 0,4 g
  • Água: 94 g
  • Ferro: 0,5 mg
  • Cálcio: 45 mg    
  • Fósforo: 30 mg
  • Potássio: 120 mg
  • Sódio: 100 mg
  • Magnésio: 5 mg
  • Vitamina A: 4 mcg
  • Vitamina B1: 0,07 mg
  • Vitamina B2: 0,07 mg
  • Vitamina B3: 0,2 mg
  • Vitamina B6: 0,10 mg
  • Vitamina B9: 15 mcg
  • Vitamina C: 77 mg

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-benefits-of-kale

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