6 de dezembro de 2021

Dieta cetogênica

Você já ouviu falar na dieta cetogênica?

É uma dieta para emagrecimento que vem ganhando mais adeptos em todo o mundo.

Trata-se de uma dieta que promove o estado de cetose, semelhante ao jejum, no qual o corpo usa a gordura que tem como uma espécie de combustível, gastando-a como energia.

A dieta é conhecida por ajudar a emagrecer rápido e neste texto você vai saber como ela funciona.

Qual é a proposta?

A proposta da dieta cetogênica é a de a pessoa ingerir mais alimentos ricos em proteínas e gorduras boas e diminuir a ingestão de carboidratos.

Carboidratos são, por exemplo, macarrão, arroz e batata frita.

Em vez desses alimentos, você pode comer gorduras boas, que estão por exemplo no abacate, no peixe e nas nozes.

Sobre a dieta

A dieta cetogênica geralmente deve ser realizada com o apoio e controle de um médico ou nutricionista e você não deve estendê-la muito.

Quanto tempo demora para o corpo entrar em cetose?

O corpo não entra em cetose automaticamente, pois precisa fazer mudanças internas antes de produzir os ácidos chamados cetonas.

A produção desses ácidos deve levar cerca de duas semanas e é a partir disso que a pessoa vai perder peso.

Ela continuará perdendo peso até a décima ou décima segunda semana, pois depois vai se estabilizar.

É claro que isso não é regra.

Alguns corpos entram em cetose depois de 4 dias.

Como saber se estou em cetose?

Para saber se seu corpo está em estado de cetose, você pode chegar alguns sintomas.

O primeiro dele é a respiração, que terá cheiro de acetona.

O segundo é o aumento da quantidade de urina.

Você ainda pode sentir sede e boca seca e ter menos fome.

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Depois de vários dias em cetose, você vai sentir mais energia.

Benefícios

Como benefícios da dieta cetogênica nós temos a

  • perda de peso;

  • redução dos triglicerídeos, do colesterol bom e ruim;

  • redução do apetite entre as refeições;

  • aumento da resistência física;

  • foco mental maior e melhor;

  • diminuição das patologias metabólicas e

  • diminuição da retenção de líquidos.

Além disso, ajuda para quem sofre de diabetes tipo II, epilepsia, Parkinson e Alzheimer, acne, pressão arterial alta e enxaqueca.

Existem desvantagens?

Sim, existem.

Quando se opta pela eliminação das frutas e dos vegetais, a pessoa pode sofrer falta de minerais, vitaminas e fibras.

A pessoa pode sofrer de mau hálito, fadiga, arritmia, déficit de atenção e outros problemas.

Por esses motivos, essa dieta não é recomendada para quem sofre de problemas hepáticos, renais, cardiovasculares ou quem sofre de diabetes.

Essa dieta não é recomendada quando levada por muito tempo, já que os órgãos trabalham mais para conseguir energia.

Tipos de dieta cetogênica

Há vários tipos de dietas cetogênicas, mas três delas são as que mais atraem as pessoas.

A primeira dela é a SKD, que é baseada em uma dieta de baixa ingestão de carboidratos, proteínas moderadas e alto teor de gordura.

Essa dieta é a mais atraente, pois nela você não faz mudanças constantes na dieta, não altera as quantidades do que consome.

Há também a dieta TKD, que é parecida com a anterior pelo fato de permitir um maior consumo dos hidratos antes de você fazer exercício.

O aumento fica entre cerca de 20 e 50 g a mais.

Há também a dieta ERC, que é feita para permitir que você possa consumir mais carboidratos durante o fim de semana.

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Nos outros dias, você deve seguir a dieta SKD.

Dessa forma, sua massa muscular do corpo fica intacta.

Que alimentos são permitidos?

Numa dieta cetogênica vários alimentos são permitidos.

Há uma lista muito extensa e a seguir você verá alguns itens que pode consumir:

  • aspargos;
  • brócolis;
  • couve-flor;
  • cenoura;
  • abacate;
  • alho;
  • cebola;
  • pepino cru;
  • cogumelo;
  • espinafre;
  • alface;
  • queijo cottage;
  • queijo mascarpone;
  • queijo cheddar;
  • queijo muçarela;
  • frango;
  • carne;
  • bacon;
  • ovos;
  • presunto;
  • gergelim;
  • castanhas;
  • avelãs;
  • amêndoas ;
  • sementes de linho;
  • abobrinha ou girassol;
  • chás e outros.

Fases

A dieta cetogênica está dividida em 3 fases de 10 dias cada.

A primeira delas será a mais difícil, pois o corpo não está acostumado com uma dieta assim.

Na segunda fase, é expandido os alimentos que você pode consumir, e na última fase você já está acostumado e consegue levar a dieta até o final sem incômodos.

O que comer em determinada fase?

Os pratos é você quem deve preparar, mas há alimentos permitidos e aqueles que você deve evitar, de acordo com a dieta cetogênica que você resolver seguir.

Na primeira fase, por exemplo, pode ser que você comece a consumir salsichas e qualquer tipo de carne, queijo, iogurte, cremes, maionese, ketchup, mostarda, bebidas dietéticas, chá, café e vegetais verdes.

Você não deve comer ou deve ao menos evitar ingerir açúcar, molhos, macarrão, farinha, frutas, leite e álcool.

Na segunda fase, ou seja, depois de 10 dias decorridos, você pode acrescentar vegetais crus ou cozidos, além de frutas específicas, como ameixas, morangos, maçãs e laranjas.

Na terceira fase, você pode acrescentar massa e sobremesas inteiras de trigo baixas em açúcar.

Pode parecer difícil, mas se você tiver muita vontade de emagrecer, vai se acostumar.

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Lembre-se de que você não pode exceder os 30 dias e que não deve deixar de comer mas também não deve exagerar no que come.

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