6 de dezembro de 2021

Dieta macrobiótica: Entenda como funciona

A dieta macrobiótica é ideal para quem procura um equilíbrio, já que ela é considerada a dieta do equilíbrio.

Nela são divididos os alimentos em “yin”, que é quando sua energia está fria, dispersante e debilitante, e “yang”, que é quando a energia está quente, revigorante e contracionista.

Neste texto você vai saber mais sobre essa dieta que promete muito.

Quais são as vantagens da dieta macrobiotica

A dieta macrobiótica tem várias vantagens que você deve considerar antes de decidir qual dieta seguir.

Ela elimina todos os produtos refinados e que fazem mal para o nosso corpo como:

  • o açúcar branco;
  • pão branco;
  • carne;
  • salsichas;
  • doces industrializados;
  • bebidas alcoólicas e
  • bebidas industriais.

Essa dieta é a favor dos cereais inteiros e que foram cultivados sem pesticidas e sugere fortemente a implementação de algas marinhas na dieta.

Essa dieta ainda é volúvel, ela se altera dependendo de determinadas coisas.

Ela vai ser de acordo com a sua constituição física, o país onde você vive e a estação do ano.

A dieta macrobiótica está relacionada com a procura do equilíbrio emocional e espiritual, então ela diz que é necessário que nossa mente e nossa espiritualidade estejam bem para que nosso corpo também esteja.

Todos os níveis da nossa vida têm que estar equilibrados para sermos felizes.

Há desvantagens na dieta macrobiótica?

Há algumas desvantagens, mas são menores se comparado a outras dietas.

Algumas pessoas são competitivas até mesmo quando se fala de dieta, e você deve ter cuidado para não participar de desafios e “sair do equilíbrio”. Os resultados virão, não se preocupe com isso.

Se você seguir tudo de forma correta os resultados vão aparecer.

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A outra desvantagem é que de vez em quando você deve fazer exames para medir os níveis de ferro e vitamina B12, porque, com a falta de consumo de alguns alimentos, é possível que essas substâncias diminuam.

Macrobiótica e o vegetarianismo

A dieta macrobiótica possui ideias da filosofia zen-budista e é uma forma extrema de vegetarianismo.

Atualmente ela conta com grande aceitação em dois grupos de pessoas.

O primeiro deles é o grupo que acredita que os alimentos naturais e orgânicos nos fazem muito bem.

O segundo grupo é o de pessoas que não gostam da indústria de alimentos moderna e que a considera um perigo para os consumidores, devido aos alimentos processados e outros que nos trazem malefícios.

Como funciona o sistema macrobiótico?

O sistema macrobiótico é composto por dez níveis que vão do -3 até o 7.

Conforme você vai passando os níveis você vai retirando mais alimentos da sua disposição até chegar ao nível 7, em que você come apenas grãos de cereais moídos.

Quais são os alimentos permitidos na dieta macrobiótica?

Alguns tipos de alimentos são permitidos em uma dieta macrobiótica.

Lembre-se que essa é a dieta do equilíbrio e portanto ela tem como objetivo implementar coisas que fazem com que tenhamos um equilíbrio no corpo e na mente e descartar alimentos que nos trazem desequilíbrio.

Como alimentos permitidos nós temos, por exemplo:

  • Algas marinhas;
  • Cereais integrais, como o arroz integral, a aveia, o macarrão integral, a quinoa, o trigo sarraceno, o milho e o painço.
  • Frutas no geral.
  • Leguminosas, como o feijão, a lentilha, a soja, a ervilha e o grão-de-bico.
  • Raízes, como a batata doce, o inhame e a macaxeira.
  • Sementes, como abóbora, chia, gergelim, girassol e linhaça.
  • Verduras em geral.

Muita gente não sabe disso, mas também é possível consumir produtos animais.

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Com uma menor frequência, claro.

Esses produtos podem ser peixes de carne branca ou aves que não tenham sido criadas em cativeiro, ou seja, aves totalmente orgânicas.

E os alimentos proibidos?

Por ser uma dieta bastante restritiva, há uma série de proibições.

Esses alimentos possuem energias que deixam nosso corpo e nossa mente desequilibrados.

Abaixo, você encontra uma lista com os alimentos proibidos na dieta macrobiótica.

  • Bebidas, como o café e o chá cafeinado, bebidas alcoólicas e bebidas energéticas.
  • Carnes, como a carne vermelha, a carne de aves criadas em cativeiros e a carne de peixes escuros, como é o caso do salmão.
  • Leite e alimentos derivados, como o queijo, os iogurtes, o requeijão e o creme de leite.
  • Outros alimentos são proibidos, como a farinha refinada, o açúcar, o chocolate, as pimentas muito picantes, os produtos químicos e os alimentos com conservantes.

Vale a pena seguir a dieta macrobiótica?

É uma dieta restritiva, mas que gera resultado.

O aconselhado é que você se consulte com um nutricionista e peça a supervisão dele, pois isso é muito importante para o sucesso da sua dieta.

Se você quer emagrecer com saúde, precisa fazer os exames para verificar as possíveis ausências das suas vitaminas e de minerais importantes, como o ferro.

Essas coisas podem faltar em uma dieta que não valoriza o consumo da carne, por exemplo.

Espero que tenha gostado de saber sobre essa dieta.

Temos outros artigos falando de outras dietas, e recomendamos que você leia todos para saber exatamente qual dieta vai fazer.

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