28 de outubro de 2021

Dieta paleolítica

Você já ouviu falar na dieta paleolítica, também conhecida como dieta Paleo? Essa dieta tem como base o consumo de alimentos que vão fazer com que nosso corpo se sinta melhor, ou seja, é uma dieta que melhora significativamente a nossa saúde.

Seguindo essa dieta você vai perder peso ou manter o seu peso ideal e vai estar cheio de força e energia. Acompanhe.

Para que serve a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica serve para diminuir os efeitos causados pela dieta moderna, a qual envolve uma grande quantidade de alimentos refinados, açúcares e gorduras transgênicas que podem causar muitos problemas para a nossa saúde. Problemas como câncer, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, Parkinson, Alzheimer, depressão e infertilidade podem ser evitados com essa dieta.

O que consumir na dieta paleolítica?

Na dieta paleolítica você pode consumir alguns alimentos, mas não pode consumir outros. Na lista de alimentos que pode consumir você encontra os vegetais, as frutas, as carnes magras, os pescados e mariscos, as gorduras saudáveis e nozes e sementes.

O que se deve evitar numa dieta paleolítica?

Numa dieta paleolítica você não pode comer de tudo. Você deve pelo menos evitar produtos lácteos, grãos, alimentos processados, legumes, açúcares, álcool e amido.

É realmente saudável fazer essa dieta?

Muitas pessoas perguntam se é saudável fazer uma dieta que nos priva de comer algumas coisas e a resposta da dieta paleolítica é que sim, é saudável, pois só são cortados alimentos que podem fazer mal a nossa saúde, como os cereais e produtos lácteos. Além disso, é aumentado a nossa ingestão de vitaminais, minerais e antioxidantes.

Quais alimentos são recomendados para essa dieta?

Para a dieta paleolítica são recomendados vários alimentos que fazem bem para a nossa saúde. A seguir, você encontra alguns exemplos. Primeiramente temos as proteínas magras que são conseguidas através das carnes magras. Essas carnes nos ajudam a ter ossos e músculos fortes, além de um sistema imunológico saudável. O consumo de proteínas magras ainda faz com que fiquemos mais satisfeitos, o que faz com que comamos menos.

A carne magra diz respeito ao corte que é menos gorduroso, como os peitos de frangos. Você pode conseguir proteínas magras nas carnes, nos ovos, nos peixes e nos mariscos, e é importante optar pela qualidade.

A qualidade pode dizer respeito ao tipo de animal que você consome. Esses produtos podem ser orgânicos ou inorgânicos. Os produtos orgânicos são mais saudáveis, porque foram criados sem ser aplicado injeções que são muito questionáveis, que muitas pessoas acreditam fazer mal aos consumidores.

Essas injeções são usadas para fazer o animal crescer e parecer mais apetitoso, mas foi comprovado que o consumo com frequência faz com que os consumidores apresentem problemas de saúde. Temos alguns textos que falam sobre isso.

Frutas e verduras

As frutas e verduras nos fazem bem porque são ricos em substâncias importantes para a nossa saúde, como os minerais, as vitaminas, os antioxidantes e os fitonutrientes. Tudo isso ajuda na diminuição da probabilidade de você sofrer doenças como câncer e diabetes ou problemas neurológicos.

Você também deve pensar em valorizar as frutas e verduras orgânicas, pois nelas não há ou há pouco agrotóxico o que torna o nosso consumo mais saudável. Esses produtos químicos usados para conter pragas podem nos fazer mal.

Há uma infinidade de frutas e verduras que podemos consumir para o bem da nossa saúde, e é importante variar.

Gorduras saudáveis

Não, você não leu errado. De fato, existem as gorduras saudáveis, aquelas que são consideradas boas para o nosso organismo. Essas gorduras são, por exemplo, as gorduras monoinsatudadas e o ômega-3.

Vários estudos sobre elas foram feitos, e foi descoberto que elas são importantes para a diminuição das chances de uma pessoa sofrer de câncer, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e declínio cognitivo.

Você pode encontrar uma grande quantidade de gorduras saudáveis em alimentos como sementes, nozes, abacate, azeite, óleo de peixe e carne de animais livres.

Essa dieta não diz quanto de cada coisa você tem que comer. O que é recomendado é que você consuma até ficar satisfeito e só volte a comer quando sentir fome. A proteína, verduras e as frutas têm que ser a parte principal da sua dieta, enquanto os produtos de gorduras saudáveis devem ser a menor parte.

Quais alimentos devem ser evitados?

Você sabe que deve comer determinadas coisas para se manter saudável, mas também deve evitar alguns tipos específicos de alimentos para esse mesmo fim.

Deve-se evitar, por exemplo, os produtos lácteos que podem trazer pelo menos três problemas para o corpo. O primeiro deles é a indigestão da lactose. É cada vez mais frequente encontrar pessoas intolerantes à lactose, porque não é o corpo de toda pessoa que consegue digerir esse dissacarídeo. Temos também a elevação da insulina que é gerada para neutralizar a grande quantidade de açúcar. E há o problema com a fonte de cálcio. Os produtos lácteos têm grandes quantidades de cálcio, mas de nada adianta se são pobres em vitamina C e magnésio, itens que facilitam a absorção desse mineral.

Outros itens que você deve evitar são os grãos e cereais, açúcares adicionados, alimentos processados e bebidas alcoólicas, por vários motivos.

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