25 de outubro de 2021

Erva-cidreira e seus benefícios

Nós, brasileiros, ouvimos muito falar sobre algumas ervas enquanto ouvimos pouco falar sobre outras.

Mas quem conhece alguns tipos de chás provavelmente conhece também a erva-cidreira, uma erva cheia de benefícios para o nosso corpo.

Trata-se de uma erva pertencente à família da hortelã e do boldo, que é ótima para tratar problemas estomacais e de soco, ansiedade e depressão.

O nome científico dessa erva é Melissa officinalis

Quer saber mais sobre a erva-cidreira e seus benefícios? Acompanhe.

O que está contido na erva-cidreira

Na erva-cidreira está contido uma grande quantidade de polifenóis, taninos, terpenos, flavonoides, ácido rosmarínico, ácido cafeico e mais uma infinidade de antioxidantes.

Se você quer conhecer todos os benefícios do chá de erva-cidreira, preste atenção às informações abaixo.

Nutrientes

O chá feito com a erva-cidreira contém uma grande quantidade de antioxidantes.

Os antioxidantes são substâncias que impedem a oxidação das células, impedindo o seu envelhecimento precoce.

Também são os antioxidantes que ajudam a prevenir doenças do coração, doenças cerebrais degenerativas e até o câncer.

Por esse motivo, é muito importante consumir alimentos e bebidas que contêm antioxidantes, pois assim você se protege de todos esses problemas de saúde.

Benefícios da erva-cidreira

O chá de erva-cidreira tem vários benefícios para o nosso corpo e também para a nossa mente.

Quer saber quais são eles? Abaixo, você encontra uma lista completa sobre esses benefícios que certamente farão com que você sempre queira ter um pouco de erva-cidreira para consumir em um chá.

Estômago

A erva-cidreira pode melhorar as condições do nosso estômago, tanto que é indicada para tratar problemas gástricos.

Não há ainda um consenso sobre isso, mas há estudos que falam dos benefícios antiespasmódicos e carminativos do chá de erva-cidreira, o qual beneficia o sistema digestivo, impedindo que a pessoa sofra de indigestão e diminuindo a quantidade de gases e a dor no estômago.

Outra coisa que a erva-cidreira ajuda a diminuir é o estresse e com isso, as pessoas que sofrem de problemas estomacais por causa do estresse podem se beneficiar com o chá de erva-cidreira.

Problemas gástricos muitas vezes são causados pelo estresse, então é capaz que você se beneficie ao consumir essa erva.

Além disso, o chá de erva-cidreira facilita a nossa digestão, diminuindo aquela cólica que é tão incômoda, sabe?

Cãibras também são melhoradas se você sofre delas e consume esse produto natural e em especial você consegue melhorar das cãibras menstruais.

Essa bebida proporciona relaxamento dos tecidos e do corpo, em geral.

Gases

O chá de erva-cidreira é muito bom para reduzir a produção de gases e expulsar aqueles já formados.

Esses benefícios funcionam porque esse chá relaxa os nossos tecidos, permitindo que os gases não sejam criados e não nos incomodem.

Antioxidante

É importante falar mais um pouco sobre isso.

O chá de erva-cidreira é um dos campeões no que diz respeito a antioxidantes.

Isso significa que com o consumo dessa bebida você estará mais preparado para levar uma vida com menos problemas cardíacos, cerebrais e cancerígenos.

Essas doenças são muito graves e podem nos levar à morte.

Por isso, é necessário se prevenir, e uma das melhores maneiras de fazer isso é consumindo a erva-cidreira.

Pressão arterial

Se você sofre de pressão arterial alta, é possível que se beneficie ao consumir o chá de erva-cidreira.

Essa erva é um produto que promove a vasodilatação suave dos vasos sanguíneos periféricos.

Dessa forma, a pressão arterial é diminuída e você pode ser uma melhor qualidade de vida.

Colesterol

A erva-cidreira é um item que não pode faltar na sua cozinha se você quer se proteger do colesterol ruim, diminuindo a formação dele.

Esse colesterol LDL é muito prejudicial em grandes quantidades e é muito fácil consumir grandes quantidades dele.

Como o chá de erva-cidreira tem ação antioxidante, os especialistas acreditam que é uma erva que pode diminuir os níveis de colesterol LDL “ruim”.

Dessa forma é possível que você se proteja das tão maléficas doenças cardiovasculares.

Quanto posso beber desse chá?

Há as recomendações sobre a quantidade que você precisa beber desse chá para não causar danos para você.

Afinal, mesmo os produtos de origem natural podem nos fazer mal se os consumimos em uma quantidade acima da recomendada.

No caso do chá de erva-cidreira, você deve usar de 1 a 4 gramas de erva-cidreira para cada 150 ml de água.

Para fazer o chá, funciona da mesma forma que você faz os outros.

Um valor que normalmente é fito para consumir gira em torno de 12 gramas de folhas de erva-cidreira por dia.

Na realidade esse não apresenta maiores problemas em seu consumo, assim como a maioria dos chás tomar 3 xícaras por dia jé está de bom tamanho.

Como fazer o chá

Se você ainda não sabe fazer um chá, deve se atentar para essa parte.

Para fazer essa bebida altamente medicinal, você vai precisa de 1 a 4 gramas de erva-cidreira para cada 150 ml de água.

Primeiramente:

  1. coloque a água para ferver, para então reservar a erva-cidreira em um copo.
  2. Quando a água já estiver fervendo, você deve desligar o fogo e despejá-la sobre as folhas de erva-cidreira, abafando em seguida para infundir corretamente.
  3. Você deve deixar o chá dessa forma de cinco a dez minutos.
  4. Depois desse tempo, tudo o que você tem que fazer é coar e esperar uns 10 ou 15 minutos, para só então beber.
  5. Você pode adoçar o chá com açúcar O recomendado é usar mel ou não adoçar.

Contraindicações

Se você é gestante, lactante ou se a pessoa a tomar o chá é uma criança menor de 12 anos, não consuma/não deixe a criança consumir.

Se você sofre de hipotensão e hipotireoidismo também tem que procurar evitar consumir esse chá.

Caso você tome em quantidades maiores do que o recomendado, pode sentir hipotensão e frequência cardíaca mais lenta, além de pressão arterial baixa.

Se você tem dúvida se pode ou não tomar esse chá não deixe de procurar seu médico de confiança

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