Formas caseiras de aumentar o HDL

O HDL é um dos tipos de colesterol existentes, e é considerado o “colesterol bom”.

Isso significa que se faz necessário ter uma grande concentração desse tipo de colesterol para você dispor de uma saúde invejável.

É importante ter o colesterol bom — HDL — para compensar quantidades acima do recomendado do colesterol “ruim”, o LDL. Neste artigo, você vai aprender receitas caseiras para melhorar o colesterol HDL.

“Veja como baixar o colesterol ruim”

Receitas caseiras para melhorar o HDL

É preciso investir no consumo de alimentos que melhoram o nosso colesterol bom HDL, que é chamado de bom por pegar o colesterol LDL “ruim” do resto do corpo e levá-lo para o fígado, que ficará incumbido de eliminá-lo.

Abaixo, você encontra as melhores receitas caseiras para aumentar a quantidade de colesterol bom, o que ajuda a prevenir diversas doenças que põem risco à nossa saúde.

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Fibra solúvel

As fibras solúveis presente em diversos alimentos é eficaz no aumento do colesterol HDL, essencial para o nosso bem-estar.

Além disso, as fibras solúveis têm a propriedade de diminuir o colesterol que, em grandes quantidades, é nocivo à nossa saúde, ou seja, o colesterol LDL.

Você provavelmente já quer saber que tipo de alimentos são esses, então abaixo você encontra uma lista de alguns dos principais:

  • Arroz integral;
  • Farelo de aveia;
  • Aveia e outros cereais integrais;
  • Maçã;
  • Pera;
  • Kiwi;
  • Vegetais, em especial alcachofra e brócolis;
  • Amêndoas, pistáceos e outros frutos secos;
  • Sementes;
  • Leguminosas, como lentilha.

Acrescente esses alimentos no seu consumo diário, e logo os seus níveis do colesterol HDL vão aumentar, enquanto os níveis de colesterol LDL vão diminuir consideravelmente, de modo que você tenha menos chances de contrair doenças graves, como a aterosclerose.

Bagas

As bagas são frutos pequenos de determinados tipos.

É recomendado que uma pessoa coma uma porção de bagas duas vezes por dia, para que os níveis de colesterol HDL sejam aumentados em 5%.

Pode parecer uma alteração pequena, mas pode fazer muita diferença para pessoas que precisam dessa limpeza do colesterol LDL do corpo.

Como exemplos de bagas, nós temos os mirtilos, as groselhas, as framboesas e os morangos.

Todos esses frutos podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol bom.

E, falando nesses frutos, é importante falar de um em específico.

O mirtilo é aquele frutinho azul, e com ele você pode fazer um suco que será muito benéfico para a sua saúde, já que ele contém uma grande ação antioxidante e reduz os níveis do colesterol LDL.

Dentre os antioxidantes contidos nesses frutos, há os flavonoides, que são muito importantes para melhorar a nossa saúde. Você apenas precisa tomar um copo de suco de mirtilo por dia.

Depois de um tempo, isso vai fazer com que seus níveis de HDL aumentem em 7,6%.

Azeite de oliva

O azeite de oliva é um exemplo do que você pode usar para aumentar as taxas de colesterol HDL.

Isso dá resultado porque esse azeite contém um alto teor de gorduras monoinsaturadas, o que não acontece da mesma forma com o óleo de girassol, óleo de sola e óleo de cártamo.

O consumo frequente de azeite de oliva vai baixar os níveis de colesterol LDL e aumentar os níveis de HDL.

“Veja como escolher um bom azeite”

Frutas e verduras

Quando se fala em uma alimentação saudável, não podemos nos esquecer das frutas e dos legumes e verduras.

Em especial, devemos consumir mais os vegetais de cor verde-escura, como a couve, e falando em frutas devemos consumir uvas, maçãs e frutas cítricas, como laranja e limão.

Experimente fazer um bom suco dessas frutas e vegetais com alguma frequência, ou então apenas consuma esses itens com frequência. 

Ômega-3

Os benefícios desse item realmente existem, e, se você não quer comprar cápsulas de ômega-3 por qualquer que seja o motivo, pode adquiri-lo através do consumo de alimentos oleosos ricos nessa substância.

Nesse quesito  não podemos deixar de falar dos peixes, em especial os peixes azuis.

Mas além disso podemos consumir nozes, que não têm tanto ômega-3 quanto alguns peixes mas que ainda assim suprem nossa necessidade.

O ômega-3 não pode faltar na sua alimentação para que os níveis de colesterol bom fiquem lá em cima e os níveis de colesterol ruim fiquem lá em baixo, o que melhora as chances de você não sofrer com doenças cardiovasculares.

“Saiba mais sobre o ômega 3”

Soja e derivados

Para se beneficiar com os efeitos de aumento do colesterol bom e diminuição do colesterol ruim, não é preciso muito.

Você apenas tem que consumir duas porções de produtos de soja diariamente.

Não é necessário ser a soja, mas pode ser um derivado, como o tofu, por exemplo.

Cebola crua

A cebola é um alimento cheio de benefícios, então não pode faltar na sua casa.

Um de seus benefícios é melhorar o colesterol HDL e diminuir o colesterol que faz mal ao nosso coração, o colesterol HDL.

Para se beneficiar, você apenas precisa consumir meia cebola branca crua por dia.

Talvez você não goste do gosto e consumir a cebola pura, e a alternativa para isso também é muito eficiente.

Você pode picar vários pedaços de cebola e colocar na salada.

É importante que a cebola esteja crua, pois caso contrário os benefícios podem se perder. E é importante também que seja colocada muita cebola.

Dessa forma, você consegue aumentar o nível do colesterol HDL em até 30%.

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