28 de outubro de 2021

Insônia: 10 remédios naturais

Infelizmente cada vez mais parece que a sociedade reclama mais sobre a falta de sono.

Os motivos para isso são diversos, em especial as preocupações contemporâneas nos fazem sempre ficarmos mais alertas.

A insônia é um problema grave e como tal deve ser tratado com o auxílio de um profissional de saúde.

Se você é daquelas pessoas que gostam de tomar um remédio natural para tratar os seus problemas, vamos mostrar vários deles que são comprovadamente bons para melhorar sua noite de sono.

Remédios naturais contra a falta de sono

1- mulungu – Erytrina speciosa

Colocamos o mulungu em primeiro lugar, pois realmente é a posição que ele merece neste texto.

Do mulungu deve-se usar a casca para fazer o chá, por exemplo.

Essa árvore possui mais de uma espécie, mas queremos destacar a Erytina speciosa.

O mulungu possui vários benefícios relacionados com quem sofre de insônia como ansiedade e depressão.

Você pode tomar o mulungu em chá ou mesmo comprar ou fazer a sua tintura.

Realmente é uma planta muito boa para quem deseja dormir com qualidade

Não exagere na dose para não ter maiores problemas, apenas uma 2 xícaras de chá por dia já excelente, uma antes de dormir é melhor ainda

2- Maracujá

O maracujá é uma fruta já muito conhecida por todos e além de seu sabor agradável possui diversos benefícios para nossa saúde, entre eles destacamos aqui o seu poder ansiolítico.

Deve-se ter atenção a não consumir a folha do maracujá in-natura, deve-se sempre fervê-las antes de consumir, por exemplo em forma de chá.

As folhas do maracujá são tóxicas e por isso deve-se fazer o chá de maracujá fervendo as suas folhas e não apenas fazendo uma infusão.

Todos os tipos de maracujá são bons, mas medicinalmente utiliza-se mais o maracujá roxo que tem o nome de passiflora incarnata.

3- Colônia

A colônia é muito utilizada em paisagismo, poucas pessoas sabem de seus benefícios medicinais.

Entre esses benefícios podemos destacar sua ação calmante que ajuda, além de outras coisas, a dormir melhor.

O chá de colônia é realmente muito bom para quem quer acalmar e também para ter uma noite de sono melhor.

Sua ação é sentida nos primeiros dias

O nome científico da colônia é Alpinia Zerumbet. Popularmente também é conhecida como gengibre-concha, pacová, dentre outros.

Ela é uma planta que ajuda a combater a insônia, mas deve-se ter atenção pelo fato de que ela possui outros benefícios e outros efeitos.

Um desses efeitos é que ela abaixa pressão arterial, então quem já tem a pressão baixa não deve fazer uso constante.

Se você tem a colônia em casa, basta pegar aproximadamente 6 flores e jogar água quente por cima e terá um chá de colônia

As outras partes da planta como folhas e raiz também pode ser utilizadas

4- Valeriana

Da valeriana usamos suas raízes para obtermos os benefícios que sã inúmeros.

Com facilidade é encontrado o extrato da valeriana em lojas especializadas.

Essa é outra planta muito famosa para o tratamento da insônia.

Há muitos remédios em farmácias homeopáticas feitos a base de valeriana para pessoas que têm dificuldade de dormir e para também serem usados como calmante.

Para quem tem ansiedade essa planta é muito boa para ser usada.

Você pode tomar a tintura da planta e até ela em cápsulas.

Mas vale lembrar que é importante tomar regularmente para sentir o seus efeitos.

Pessoas que tem pressão baixa devem ficar atentas ao efeito da valeriana.

E pessoas que precisam de atenção em seus trabalhos como dirigir máquinas pesadas devem também ficar atentas, pois podem sentir um pouco de sonolência por causa do uso da planta

5- Semente de coentro

O coentro em si pode ser usado como medicinal, mas aqui queremos dar ênfase ao uso das sementes do coentro.

É comprovado que o uso da sementes do coentro faz muito bem para pessoas muito ansiosas e pessoas que têm dificuldade em dormir.

Para preparar o chá das sementes de coentro você deve triturá-las e fervê-las na água.

A medida desse chá pode ser de uma colher de sobremesa de sementes trituradas para uma xícara de chá de água.

Além de ajudar na luta contra a insônia esse chá é diurético, abaixa o colesterol ruim (LDL), ajuda no controle do diabetes e diminui convulsões

6- Melissa

A melissa é muito confundido com outras plantas como a erva cidreira por causa de algumas semelhanças como o cheiro.

Aqui estamos tratando da melissa cujo o nome científico é lippia alba

A melissa tem seu efeito ansiolítico já muito conhecido e realmente ela é muito eficaz nesse tratamento.

Por causa desse efeito ansiolítico essa planta ajuda muito as pessoas que estão com dificuldade para dormir.

Apesar desse efeito calmante deve-se ter atenção a um detalhe importante, se for consumida em excesso a melissa tem o efeito contrário da sedação.

Para que isso não ocorra tome no máximo 3 xícaras ao dia e use a proporção de uma colher de sobremesa da erva para cada xícara de chá de água

7- Suco de carambola

Antes de iniciarmos a falar da carambola vale ressaltar que pessoas que sofrem com algum problema renal NÃO deve consumir carambola

Dentre outros benefícios da carambola destaca-se aqui a sua ação tranquilizante ajudando a ter uma noite de sono mais prolongada.

Sabe-se então que o suco da carambola irá ajudar aquelas pessoas que não conseguem ter uma longa noite de sono

Mas vale lembrar que mesmo pessoas que não tem problemas renais não devem consumir a carambola em excesso.

8- Gervão

Há diversas espécies de gervão, mas aqui no Brasil encontramos duas dessas espécies com os nomes de Stachytarpheta cayennensis e Stachytarpheta jamaicensis

Há pesquisas que indicam que realmente o gervão possui uma ação indutora e prolongadora do sono.

Caso não seja uma planta comum na sua região provavelmente você a encontrará em lojas especializadas.

9- Cardo santo

Não é uma planta tão conhecida aqui no Brasil, mas possui benefícios incríveis para nossa saúde, entre eles destacamos sua ação ansiolítica, relaxante e facilitadora do sono.

Pessoas com insônia podem fazer uso de seu extrato alcoólico e perceberá com o uso regular o quanto que a qualidade de seu sono mudou.

Essa planta tem o nome científico de argemone mexicana, assim fica mais fácil na hora de fazer uma pesquisa sobre ela.

10- Erva cidreira

Por fim vamos falar da famosa erva cidreira verdadeira (melissa officinalis).

A erva cidreira tem uma ação muito positiva sobre o sistema nervoso central e auxilia muito as pessoas que estão passando por problemas como estresse, ansiedade e insônia.

Essa planta induz o sono e melhora a qualidade do sono. Geralmente pessoas que estão com dificuldade de dormir estão ou muito ansiosas ou muito estressadas, justamente os pontos em que essa planta ajuda.

Outras ervas muito boas para a insonia

Relatamos rapidamente sobre a ação de 10 plantas poderosas contra a insônia, mas existem muitas outras que também tem efeitos sedativos e indutores do sono.

Vamos apenas citar abaixo outras plantas que ajudam a melhorar a qualidade do sono de forma natura.

  • alface
  • saião
  • cordão de frade
  • quitoco
  • hipérico
  • kava kava
  • lavanda
  • Erva-de-São-João
  • Passiflora
  • Camomila
  • estragão
  • tília
  • boldo
  • manjerona
  • lúpulo
  • magnólia
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