2 de julho de 2022

Jabuticaba

A Jabuticaba é um fruto nativo do Brasil.

Encontra-se em praticamente todo o território brasileiro.

A Jabuticaba é conhecida pelo seu sabor doce e extremamente agradável ao paladar da maioria das pessoas.

Tem polpa suculenta, gelatina e difusa, semente e casca grossa.

Em geral, a Jabuticaba é consumida in natura e eventualmente como ingrediente de receitas e de bebidas.

Pode comer a Jabuticaba inteira?

Essa é uma dúvida muito comum, em especial, se tem algum problema consumir a casa e a semente da fruta.

Atualmente, sabe-se que a casca da Jabuticaba é rica em antocianidina – substancia orgânica que protege as células do organismo e evita o envelhecimento precoce e muitas doenças degenerativas.

Já a semente não tem propriedades nutricionais relevantes, mas não chegam a fazer mal.

O problema está no exagero.

Sim! É verdade que a casca, a semente e a própria polpa da Jabuticaba pode prender o intestino e até causar dores no abdômen.

Assim, consuma a fruta inteira de forma moderada, como: 10 unidades ao dia.

Caso for consumir mais frutinhas, prefira só a polpa.  

Quais os benefícios da Jabuticaba?

jabuticaba

Apesar de pequenina, essa fruta tem muitos nutrientes e, com isso, traz diversos benefícios para a nossa saúde, como:

  • Aumenta a imunidade;
  • Tem alto teor de ferro, o que previne e trata a anemia;
  • Tem baixas calorias;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Combate os radicais livres, o que previne o câncer e retarda o processo de envelhecimento;
  • Combate a diarreia;
  • Fortalece os vasos sanguíneos, o que evita derrames e varizes;
  • Deixa cabelos e unhas mais fortes;
  • Fazem bem para a saúde mental, aumentando o poder de memória – inclusive em pessoas idosas;
  • Tem substâncias que estimulam os neurotransmissores envolvidos na sensação de calma e bem-estar;
  • É boa para a saúde dos olhos e a visão;
  • Tem efeito anti-inflamatório e ajuda a aliviar dores;
  • Estimula o funcionamento dos rins, o que evita a formação de cálculos e pedras;
  • Melhora o funcionamento da nossa vesícula biliar;
  • As folhas de Jabuticaba, em forma de chá, ajudam a tratar e aliviar sintomas de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias;
  • Protege contra a fraqueza muscular;
  • Faz bem para gestantes, devido ao ácido fólico – que contribui para a boa formação do feto; entre outros.

Quando a Jabuticaba pode fazer mal?

Como mencionado, o excesso do consumo da fruta pode desencadear problemas intestinais, como a prisão de ventre.

Pessoas diabéticas devem ter cuidado no consumo da Jabuticaba, devido ao alto teor de frutose.

O ideal, para pessoas, saudáveis, é consumir até 1 xícara e meia de chá da fruta.

Mas, não ultrapasse o consumo de 10 frutas por dia com as cascas e as sementes.

O que a Jabuticaba tem de nutrientes?

A polpa Jabuticaba contém:

  • Proteína;
  • Vitamina C;
  • Carboidratos;
  • Fibras;
  • Antioxidantes diversos;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Cálcio;

Valor calórico: 45 kcal a cada 100 g.

Tipos de Jabuticaba mais comuns

Calcula-se que, no Brasil, são mais de 30 tipos de jabuticabas cultivadas.

No entanto, as mais consumidas e conhecidas são:

1 – Jabuticaba Sabará: é a mais comum no país.

Tem a casca preta, tamanho pequeno e polpa extremamente doce e suculenta.

2 – Jabuticaba olho de boi: trata-se da maior Jabuticaba entre as mais consumidas.

Diferentemente do tipo anterior, essa Jabuticaba é bastante doce apenas quando bem madura – caso contrário o seu sabor é aguado ou quase inexistente.

É muito comum na região Sudeste do país.

3 – Jabuticaba hibrida: é doce e de tamanho médio e com casca arroxeada.

O seu arbusto é pequeno, podendo ser cultivado, até mesmo, em vasos.

4 – Jabuticaba veludo: é muito comum nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Trata-se de uma Jabuticaba também doce, mas que tem formato oval e pontiagudo nas extremidades.

Sua casca é levemente aveludada e roxa, por isso recebe o nome popular de Jabuticaba veludo.

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