24 de junho de 2022

Jaca

Jaca é um dos maiores frutos cultivados no Brasil.

A fruta é nativa da Índia, mais, hoje, o Brasil é campeão no cultivo da Jaca.

Sua produção se estende por todo o país.

Com um sabor bastante doce e característico, a Jaca é consumida in natura ou usada para compotas, receitas em geral e doces, como a rapadura.

A parte mais consumida é, sem dúvida, a sua polpa, que também é chamada de bagaço.

Jaca Mole x Jaca Dura

Há mais de duas variedades de Jaca, no entanto, elas são mais conhecidas se dividindo em Jaca Mole e Jaca Dura.

A diferença é pouca entre essas duas variedades da fruta.

A Jaca mole, por exemplo, costuma ser mais doce que do a dura.

Benefícios da jaca para a saúde

jaca

Sim, além de seu sabor único e marcante, a Jaca é uma fruta rica em propriedades nutricionais.

Com isso, o seu consumo traz muitos benefícios a nossa saúde, como:

  • Dá energia: devido à alta concentração de frutose, a Jaca da mais energia e disposição.
  • Faz bem para o coração: a fruta contém bastante potássio, que ajuda regular a pressão arterial, além de fortalecer a musculatura do coração.
  • Estimula a circulação e evita varizes e outros problemas mas graves, como tromboses e até derrames.
  • Ajuda a controlar a asma: tem poder de dilatar os brônquios, facilitando a respiração, que é prejudicada pela doença.
  • Fortalece a imunidade: nutre o organismo em geral, previne e combate a anemia e a desnutrição – além de aumentar a absorção de ferro pelo organismo.
  • Regula os hormônios tireoidianos: evita tanto o hiper como o hipotireoidismo – devido à concentração de cobre.  
  • Ajuda a fortalecer os ossos, em razão do cálcio.
  • Retarda o envelhecimento e estimula a produção de colágeno pelo organismo.
  • Faz bem para os olhos e protege a visão, prevenindo até a catarata.

Quando a Jaca pode fazer mal?

Como sempre, todo excesso pode fazer mal à saúde.

A recomendação é não ultrapassar 150 g de polpa de Jaca ao dia.

Pessoas com diabetes devem consultar um especialista, pois a fruta tem alta concentração de açúcar – o que pode fazer mal ou agravar esse problema.

Além disso, atenção a consumir Jaca não madura, sem cozinhar, pois ela pode provocar constipação e mal estar gástrico e intestinal.

Como saber se a Jaca está madura

Como fora abordado, não é indicado consumir essa fruta sem que ela esteja realmente madura – salvo se a Jaca verde for cozida.

Para saber se uma Jaca realmente está pronta para ser consumida, uma dica é conferir se as ondulações salientes da casca da fruta estão amareladas.

Se estiverem bem amareladas, a Jaca está madura.

Confira também a textura da polpa, pressionando os dedos levemente.

Pode consumir o caroço da Jaca?

Sim, o caroço da Jaca também é rico em propriedades, como fibras e cálcio.

No entanto, o caroço deve ser assado e tostado para o consumo.

É muito usado em algumas regiões do país como tira-gosto.

Propriedades nutricionais da Jaca

  • Carboidratos líquidos        –
  • Carboidratos           
  • Proteínas     
  • Fibra alimentar
  • Sódio
  • Potássio
  • Cobre
  • Magnésio
  • Ferro
  • Açúcar
  • Calorias: 90 kcal a cada 100 g de polpa (aproximadamente)
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