28 de outubro de 2021

Kiwi

O Kiwi (Actinidia deliciosa) é uma fruta, hoje, muito valorizada no Brasil.

Chegou por aqui pelo mercado da Nova Zelândia e da Austrália, embora seja uma fruta nativa da China.

O Kiwi se destaca, principalmente, pelo seu sabor cítrico e adocicado – muito agradável para a maioria dos paladares.

Há mais de uma variedade da fruta, mas as diferenças são pequenas, sendo a Actinidia deliciosa a mais encontrada e consumida no nosso país.

Além disso, é uma fruta rica em nutrientes.

A sua parte comestível é a polpa, incluindo as pequenas sementes.

Outra característica da fruta é a sua fina casca com pelos.

O Kiwi também é chamado de groselha chinesa.

A fruta é consumida in natura, em forma de suco e como ingrediente em diversas receitas doces e até salgadas.

O Kiwi faz bem para a saúde?

Sim, como mencionado, essa fruta, além de saborosa e suculenta, é rica em propriedades nutricionais, como:

  • Vitamina C (nutriente mais presente na fruta);
  • Vitamina K;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Potássio;
  • Ácido Fólico;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Fibras e outros nutrientes.

Assim, o consumo do Kiwi costuma trazer benefícios para a saúde:

  • Fortalece o nosso sistema imunológico;
  • Tem ação antioxidante;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Tem efeito anti-inflamatório em geral;
  • Evita gripes, resfriados, dor de garganta;
  • Hidrata o organismo;
  • Ajuda no bom funcionamento intestinal;
  • Auxilia no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável;
  • Tem pouco açúcar; entre outros.

Além disso, o Kiwi é uma opção saborosa para pessoas que seguem dietas de baixas calorias.

Uma unidade média da fruta em apenas 60 calorias, aproximadamente.

Ainda, por ter baixo teor de açúcar, pode ser consumida por pessoas que têm diabetes.

O consumo diário permitido, para pessoas em bom estado de saúde, é de até 5 unidades de Kiwi ao dia.

O Kiwi ajuda no sono?

Sim, por mais estranho que pareça, a fruta pode ajudar a pegar no sono.

Estudos revelam que o Kiwi, dentre os diversos nutrientes, é fonte de Vitamina B6 – que estimula a produção natural da Melatonina (o hormônio do sono).

No entanto, vale ressaltar que o consumo da fruta não é tratamento para problemas de insônia.

Kiwi pode trazer algum mal?

É raro, mas há casos de pessoas com alergia à fruta, portanto, nessas situações, o consumo do kiwi não é indicado.

Ainda, as sementes do kiwi também são alérgicas para algumas pessoas.

Pessoas que sofrem de diverticulite (inflamação que causa sangramentos no reto) devem sempre tomar muito cuidado e retirar todas as pequenas sementes.

Variedades de Kiwi

Como falado anteriormente, há mais de uma variedade de kiwi, veja:

Kiwi felpudo: é a variedade mais comum e a mais consumida no Brasil.

Tem a casca marrom escura e polpa verde brilhante.

É suculenta, levemente cítrica e adocicada.

Kiwi dourado: possui uma casca lisa e se diferencia por ter uma cor semelhante ao dourado na sua parte mais interior.

É uma das variedades com sabor mais marcante.

Kiwi Baga: são kiwis bem pequeninos, do tamanho de um grão de uva.

Com uma casca bem fina, polpa macia e com sabor suave e sem pelos, por isso, é consumida integralmente.

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