28 de outubro de 2021

Laranja

A Laranja, talvez, seja a fruta mais antiga consumida em todo o mundo, incluindo o Brasil.

É consumida in natura, em forma de suco, de condimento, de tempero ou como ingredientes para receitas doces ou mesmo salgadas.

Também é usada pela indústria química, cosmética e outras.

Tem alto valor nutricional e propriedades fitoterápicas.

São mais de 20 espécies diferentes de Laranja e mais de 50 variedades espalhadas pelo mundo.

A Laranja se diferencia muito conforme a espécie e a variades: em sabor, índice de acidez, coloração, entre outras características.

No Brasil, algumas das mais consumidas são:

  • Laranja pera;
  • Laranja Bahia;
  • Laranja lima;
  • Laranja Seleta.    

Quais as propriedades nutricionais da Laranja?

Independentemente da variação da fruta, a Laranja é rica em nutrientes diversos – como já mencionado – entre eles:

  • Vitamina C;
  • Vitamina A,
  • Vitamina do complexo B;
  • Cálcio;
  • Potássio;
  • Proteínas;
  • Fibras;
  • Sódio;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Enxofre; entre outros.

E quais os benefícios da Laranja?

O consumo da Laranja pode trazer muitos benefícios ao nosso organismo e a nossa saúde, como:

  • Fortalece a imunidade;
  • Previne e ajuda a combater gripes, resfriados e outros problemas respiratórios;
  • Ajuda no bom funcionamento do intestino;
  • Evita o envelhecimento precoce da pele;
  • Tem efeito diurético;
  • Tem leve efeito laxativo;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim do sangue;
  • Fortalece a boa saúde do coração;
  • Ajuda no tratamento de artrites;
  • Ajuda no tratamento de doenças renais, como pedra nos rins;
  • Contribui em dietas de perda de peso;
  • Previne diversos tipos de câncer;
  • É bom para a saúde dos olhos e para a visão;
  • Reduz riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Efeito anti-infamatório em geral;
  • Faz bem para a memória; etc.

O consumo da Laranja pode trazer algum mal?

Normalmente, a Laranja não faz mal à saúde.

Mas, em excesso e em alguns casos a fruta deve ser evitada.

O consumo exagerado da Laranja pode elevar a acidez do estomago e do sangue.

Ainda, o exagero pode levar a diarreia.

A fruta não é indicada para pessoas com ácido úrico elevado – exceto a Laranja lima e as variedades pouco ácidas.

Pessoas que têm restrição do consumo de açúcar ou que seguem dietas de baixa caloria devem evitar o consumo do suco de Laranja integral.

Isso porque, a Laranja tem entre 60 a 100 calorias apenas.

No entanto, o suco integral dessa fruta leva mais de 5 unidades de Laranja – o que acaba resultando em uma bebida com muitas calorias, açúcar ou mesmo acidez.

O indicado é misturar o suco natural da Laranja com água ou com outros ingredientes, como a água de coco.

As variedades de Laranja mais consumidas no Brasil

Laranja pera: seu cultivo acontece em São Paulo e na região Nordeste e apresenta um sabor levemente adocicado.

Laranja Bahia: é nativa do estado da Bahia (por isso o seu nome popular), tem acidez moderada e se destaca por não ter sementes.

Laranja seleta: é parecida com a Laranja Bahia e tem acidez de moderada à media, sendo bastante suculenta.

Laranja lima: tem baixíssimo índice de acidez, alto teor de sacarose e é famosa por ser bastante doce.

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