A Mandioca é um alimento muito consumido no Brasil.
Tem outros nomes populares, como: macaxeira, aipim, maniva e outros.
A origem da Mandioca é incerta, mas acredita-se que ela tenha sido introduzida no Brasil com a chegada dos europeus.
Representa, ainda, um alimento extremamente nutritivo e versátil – consumido cozido, frito, assado ou como ingredientes em receitas.
Além disso, a Mandioca cumpre um papel importância na economia brasileira, representa boa parte da produção.
Ainda, o alimento é fundamental para a produção de outros (também bastante consumidos), como: farinha de Mandioca, fécula, sagu.
Quais os benefícios de consumir Mandioca?

Além de saborosa, a Mandioca é um alimento rico em nutrientes – como já fora mencionado –por isso, traz benefícios diversos, como:
1 – É bom para o intestino: rica em fibras, a Mandioca contribui com o bom funcionamento intestinal e com a formação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre e seus desconfortos.
2 – Fonte de energia: contém carboidratos e demais nutrientes, que dão mais vigor e disposição.
3 – Ajuda na prevenção do câncer: por ter antioxidantes e Vitamina C, ajuda a combater os radicais livres, que podem dar origem à formação de tumores e ao câncer.
4 – Faz bem para os olhos e a visão: a Mandioca é fonte de Vitamina B6 – o que protege os olhos e a visão dos raios nocivos do sol, além de evitar doenças como o glaucoma, a catarata e a degeneração macular.
5 – Fortalece a imunidade e evita a anemia: rica em propriedades diversas, deixa o sistema imunológico fortalecido (evitando doenças), além de nutrir, evitando a anemia e carências nutricionais.
6 – Bom para o tratamento da artrite: a Mandioca contém boas quantidades de saponina – um composto que evita a piora da inflamação causada pela artrite, aliando dores e ajudando a restabelecer movimentos perdidos devido ao problema.
7 – Tem efeito anti-inflamatório: ajuda n processo de desinflamação de diversas áreas do organismo – desde as vias respiratórias até problemas de pele.
8 – Protege a pele naturalmente: contém resveratrol – um agente que protege a pele dos raios nocivos do sol, ajudando a prevenir o câncer de pele também,
9 – Ajuda a manter os níveis ideais do colesterol e de açúcar: a alta quantidade de fibras da Mandioca auxilia a regular os níveis de gordura e de açúcar no sangue
10 – Aliado para atletas: a Mandioca age na regeneração da musculatura – o que é ótimo para a recuperação de pessoas que praticantes atividades físicas intensas.
A Mandioca tem contraindicações ou pode fazer mal?
Como o ocorre com outros alimentos, a Mandioca pode trazer alguns desconfortos se for consumida em excesso.
O ideal é consumir até 150 g por dia.
Atenção também ao preparo: procure evitar fritar a Mandioca, além de não consumir a casca ou o alimento cru – pois pode causar indigestão ou, até mesmo. Intoxicação (devido ao ácido cianídrico presente).
Valores nutricionais da Mandioca
Cada 100 g de mandioca cozida contêm (aproximadamente):
- Calorias: 160 kcal
- Fibras: 2 g
- Vitamina A: 13 IH
- Vitamina B6: 0,1 mg
- Vitamina C: 20 mg
- Proteínas: 1,36 g
- Carboidratos: 3,8 g
- Lipídeos: 0,28 g
- Ferro: 0,5 mg
- Cálcio: 19 mg
- Magnésio: 21 mg
- Sódio: 14 mg
Fontes:
https://www.healthline.com/nutrition/cassava
https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-cassava-88619