Mandioca

A Mandioca é um alimento muito consumido no Brasil.

Tem outros nomes populares, como: macaxeira, aipim, maniva e outros.

A origem da Mandioca é incerta, mas acredita-se que ela tenha sido introduzida no Brasil com a chegada dos europeus.

Representa, ainda, um alimento extremamente nutritivo e versátil – consumido cozido, frito, assado ou como ingredientes em receitas.

Além disso, a Mandioca cumpre um papel importância na economia brasileira, representa boa parte da produção.

Ainda, o alimento é fundamental para a produção de outros (também bastante consumidos), como: farinha de Mandioca, fécula, sagu.

Quais os benefícios de consumir Mandioca?

Além de saborosa, a Mandioca é um alimento rico em nutrientes  – como já fora mencionado –por isso, traz benefícios diversos, como:

1 – É bom para o intestino: rica em fibras, a Mandioca contribui com o bom funcionamento intestinal e com a formação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre e seus desconfortos.

2 – Fonte de energia: contém carboidratos e demais nutrientes, que dão mais vigor e disposição.

3 – Ajuda na prevenção do câncer: por ter antioxidantes e Vitamina C, ajuda a combater os radicais livres, que podem dar origem à formação de tumores e ao câncer.

4 – Faz bem para os olhos e a visão: a Mandioca é fonte de Vitamina B6 – o que protege os olhos e a visão dos raios nocivos do sol, além de evitar doenças como o glaucoma, a catarata e a degeneração macular.

5 – Fortalece a imunidade e evita a anemia: rica em propriedades diversas, deixa o sistema imunológico fortalecido (evitando doenças), além de nutrir, evitando a anemia e carências nutricionais. 

6 – Bom para o tratamento da artrite: a Mandioca contém boas quantidades de saponina – um composto que evita a piora da inflamação causada pela artrite, aliando dores e ajudando a restabelecer movimentos perdidos devido ao problema.

7 – Tem efeito anti-inflamatório: ajuda n processo de desinflamação de diversas áreas do organismo – desde as vias respiratórias até problemas de pele.

8 – Protege a pele naturalmente: contém resveratrol – um agente que protege a pele dos raios nocivos do sol, ajudando a prevenir o câncer de pele também,

9 – Ajuda a manter os níveis ideais do colesterol e de açúcar: a alta quantidade de fibras da Mandioca auxilia a regular os níveis de gordura e de açúcar no sangue

10 – Aliado para atletas: a Mandioca age na regeneração da musculatura – o que é ótimo para a recuperação de pessoas que praticantes atividades físicas intensas.

A Mandioca tem contraindicações ou pode fazer mal?

Como o ocorre com outros alimentos, a Mandioca pode trazer alguns desconfortos se for consumida em excesso.

O ideal é consumir até 150 g por dia.

Atenção também ao preparo: procure evitar fritar a Mandioca, além de não consumir a casca ou o alimento cru – pois pode causar indigestão ou, até mesmo. Intoxicação (devido ao ácido cianídrico presente). 

Valores nutricionais da Mandioca

Cada 100 g de mandioca cozida contêm (aproximadamente):

  • Calorias: 160 kcal
  • Fibras: 2 g
  • Vitamina A: 13 IH
  • Vitamina B6: 0,1 mg
  • Vitamina C: 20 mg
  • Proteínas: 1,36 g
  • Carboidratos: 3,8 g
  • Lipídeos: 0,28 g
  • Ferro: 0,5 mg
  • Cálcio: 19 mg
  • Magnésio: 21 mg
  • Sódio: 14 mg

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/cassava

https://www.verywellhealth.com/the-benefits-of-cassava-88619

Mais textos relacionados
Cenoura

A Cenoura é um alimento repleto de nutriente e que traz benefícios diversos para o organismo – sendo o mais Read more

Abóbora

A Abóbora – também chamada de jerimum ou moranga – é muito consumida em, praticamente todo o mundo. Ela se Read more

Grão-de-bico

O Grão-de-bico é um grão leguminoso muito apreciado pelo seu sabor suave e que vai bem com diferentes tipos de Read more

Chuchu

Apesar de muito consumido, o chuchu, à vezes, leva a injusta fama de não ter sabor. Isso é um equivoco, Read more