9 de dezembro de 2021

Manteiga ou margarina?

Você muito possivelmente já viu quando vai ao mercado que existe tanto a manteiga quanto a margarina, e, apesar de elas servirem para a mesma coisa, levam nomes diferentes porque são diferentes.

Para você ter uma ideia uma é mais saudável do que a outra — ou mais ou menos isso.

Você sabe quais são as diferenças entre a manteiga e a margarina? Neste texto você vai saber disso e também saberá qual desses dois é mais saudável para a nossa alimentação.

Qual a diferença entre a manteiga e a margarina?

Dois nomes diferentes para duas coisas diferentes que servem para a mesma coisa.

Quando as pessoas compram manteiga ou margarina querem usar para fazer receitas ou simplesmente passar no pão.

A diferença entre esses dois itens é a gordura original. A manteiga é de origem animal, enquanto a margarina é de origem vegetal.

Ou seja, a manteiga é originada a partir da gordura animal, enquanto a margarina é originada da gordura vegetal.

Já deu para saber qual é mais saudável, não é? Certamente um alimento à base de plantas será mais saudável do que um alimento semelhante feito com gordura animal.

Portanto, a margarina é mais saudável do que a manteiga, isso teoricamente.

A margarina surgiu como uma alternativa à manteiga para que as pessoas não precisassem se preocupar tanto em consumir um pouco mais do que o necessário.

Ela é considerada mais saudável porque é composta por gorduras vegetais e pelos ácidos graxos insaturados, que são chamados de gorduras boas para a nossa saúde.

Para a margarina ficar sólida como a gente a conhece, é preciso fazer um processo que leva o nome de “hidrogenação parcial”.

E é aí que mora o problema, pois esse processo industrial faz com que a estrutura das gorduras insaturadas presentes na margarina se transformem em gorduras saturadas, mais especificamente nas gorduras trans, que são e devem ser muito temidas.

Veja também!  Mel, demerara ou Mascavo? Adoçante nunca!

As gorduras trans estão aos montes nos alimentos fast food e o nosso corpo não lida muito bem com elas. São facilmente armazenadas e em grandes níveis podem aumentar drasticamente o nosso colesterol.

Um outro ponto importante

Infelizmente, nem todas as margarinas contêm apenas gorduras de origem vegetal, o que pode ser um problema.

Uma parte das margarinas contém gordura animal, a mesma presente nas manteigas, e pode conter também gorduras mais baratas.

Um outro ponto importante é que as margarinas costumam conter muitos aditivos em que se destacam os aromatizantes, emulsionantes e corantes, que fazem mal ao nosso organismo.

E quanto às margarinas para perder peso?

As margarinas para perder peso, ou, melhor, para não engordar, podem também conter esses aditivos, e muitas delas têm até 60% de água.

Por esse motivo é que deveriam ser chamadas de “margarinas para não engordar” e não “margarinas para emagrecer”.

Qual devo escolher, então?

Está em dúvida sobre se deve escolher a margarina ou a manteiga? A margarina, que era para ser uma opção mais saudável, nem sempre o é, o que descumpre a própria proposta.

Mas se você realmente gosta mais da margaria, deve procurar por uma embalagem que contenha a indicação de que ela é 100% vegetal, ou seja, que não é parcialmente feita com gordura animal ou com gorduras baratas.

Caso queira mesmo usar a manteiga, a qual não tem muita variedade, é recomendado que você consuma de forma moderada, sem exageros.

Dessa forma, a manteiga pode ser mais benéfica, pois não passou por tratamentos industriais tão complexos como é o caso da margarina.

Um ponto positivo para a manteiga é que em sua composição se encontram mais nutrientes, embora você ainda deva ficar atento com os excessos, pois a manteiga é muito gordurosa.

Veja também!  Os melhores alimentos para diminuir a queda de cabelo

Sobre a publicidade desse tipo de produto

Muitas vezes não é possível saber que produto é mais e que produto é menos indicado para a nossa saúde, até porque as empresas não mandam colocar de forma muito clara as especificações do produto, os valores nutricionais, o que faz com que não entendamos ou fiquemos confusos.

Esses produtos às vezes são vendidos como revolucionários e como benéficos à nossa saúde, mesmo por outro lado podendo nos fazer mal.

A solução para isso é olhar atentamente, comprar produtos em que confia e pesquisar na internet ou com especialistas para saber qual produto é melhor do que o outro.

No nosso site, temos vários artigos como esse, então, se quer ficar por dentro das novidades, acesse os links e os salve. Você também pode recomendar o conteúdo para amigos e pessoas que precisam conhecer essas dicas.

Então, infelizmente não podemos te dar a resposta sobre o que usar, pois a decisão vai variar de acordo com duas coisas: seus gostos e os prós e contras que você viu neste artigo.

Por isso, esperamos ao menos que tenhamos fornecido a você os mecanismos necessários para tomar uma boa decisão.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Veja também!  Cápsula de óleo de cartamo ajuda a controlar o colesterol alto
Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *