Um alimento saboroso e versátil, o Milho é consumido, praticamente, no mundo todo.

Destaca-se pelo seu sabor característico e, também, pelas suas propriedades nutricionais.

É consumido, normalmente, cozido – podendo ser saboreado sozinho ou usado como ingredientes em preparações salgadas e doces.

O Milho tem, ainda, um papel muito importante na economia global, já que é matéria-prima para a produção de diversos produtos, como: farinha de Milho, Milho para pipoca, fubá, flocos, entre muitos outros.

O Milho no Brasil

Há muitas variedades de Milho, no entanto, elas são bem parecidas em relação ao sabor, forma de consumo e propriedades nutricionais.

No Brasil, o tipo mais comum e consumido é o Milho Branco, também conhecido como Milho Verde.

Essa variedade se caracteriza por ter grãos suculentos e macios, depois de cozido.

Apesar dos nomes populares, os grãos desse Milho são amarelos.

Além dele, temos o Mini-milho, cuja procura cresce a cada dia.

Essa variedade de Milho, chamado também de “baby corn” é bem pequenino, com grãos pouco suculentos e que é mais usado em conservas ou pratos mais elaborados.   

Milho branco

Uma das variedades mais difundidas no Brasil é o milho branco.

Tem, como principais finalidades, a produção de canjica, grãos e silagem.

A planta tem altura próxima de 2,20 metros, sendo que a espiga nasce a 1,10 metro do solo.

A espiga é grande, cilíndrica e apresenta alta compensação.

O sabugo é fino, os grãos são brancos, profundos, pesados e de textura média.

O colmo tem alta resistência física e boa sanidade. A raiz tem boa fixação.

Milho transgênico

Além dos milhos mencionados anteriormente, temos também o Milho transgênico – não só no Brasil, como no mundo todo.

Esse Milho é modificado geneticamente.

Essas alterações foram feitas para que o alimento se desenvolva mais rápido e adquira tamanhos maiores – impulsionando o mercado.

Há polêmicas em torno do Milho transgênico no mundo todo, além de ações para proibir a venda desse tipo de alimento, por alguns riscos à saúde que ele poderia causar, como agrotóxicos que causam danos a longo prazo e a falta de nutrientes em relação ao Milho não modificado.

Benefícios do Milho

Como mencionado antes, consumir o Milho traz diversos benefícios para a nossa saúde, como:

1 – Fornece energia: é um alimento rico em carboidratos, nos deixando mais dispostos.

2 – Fortalece a imunidade: o Milho é fonte de nutrientes diversos, portanto, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e mantém o organismo protegido contra doenças diversas.

3 – Bom para os olhos: contém substancias como a zeaxantina e a luteína – que protege os olhos e a visão de raios solares nocivos, além de ajudar na prevenção da catarata, degeneração macular, glaucoma, etc.

4 – Evita a prisão de ventre: o Milho é rico em fibras, assim, estimula o funcionamento do intestino, combatendo a incômoda prisão de ventre.  

5- Reduz os níveis de açúcar e gordura no sangue: por ser rico em fibras, o Milho também reduz a absorção de açucares e gorduras pelo organismo.

6 – Faz bem para a pele: contém betacaroteno, o que protege a pele dos efeitos nocivos do sol, previne o envelhecimento precoce e dá brilho e viço à pele.

O Milho pode fazer mal?

Com todo alimento, mesmo natural, o consumo exagerado do Milho pode trazer, sim, alguns desconfortos.

O excesso no consumo pode desencadear diarreia ou desconfortos gástricos.

Ainda, é preciso se atentar ao modo de preparo, não adicionado ingredientes gordurosos.

Propriedades nutricionais do Milho

Cada 100 g de Milho cozido temos, em média:

  • Calorias: 100 kcal
  • Fibras: 4,6 g
  • Carboidratos : 17 g
  • Proteínas: 3,2 g
  • Gorduras: 2,4 g
  • Vitamina E: 2 g
  • Magnésio: 20 mg
  • Potássio: 162 mg
  • Fósforo: 60 mg

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/foods/corn

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