3 de julho de 2022

Mitos e verdades sobre os chás

Apesar de serem bebidas muito conhecidas, os chás são permeados por informações nem sempre verdadeiras, as quais deixam em dúvida algumas pessoas enquanto fazem com que outras acreditem piamente nisso.

Essas falsas verdades são repetidas talvez por ignorância, porque a pessoa não tem o conhecimento necessário para falar sobre o assunto e mesmo assim fala, por suas fontes não serem as melhores e mais confiáveis.

Este texto visa esclarecer algumas das dúvidas sobre mitos e verdades sobre os chás.

Acompanhe.

Mitos sobre os chás

Muitas pessoas tomam certas informações como verdades absolutas, quando elas na verdade são mentira ou pelo menos uma verdade deturpada, com algum teor de verdade, mas não sendo completamente verdadeira.

Abaixo, você encontra os principais mitos sobre os chás que as pessoas comumente difundem.

Qualquer erva bebida quente em uma xícara é chá

Isso não é verdade e muita gente, mesmo sabendo disso, não sabe por quê.

Os verdadeiros chás são aquelas bebidas que são feitas com produtos naturais que contêm teína, uma substância estimulante parecida com a cafeína.

Se um chamado chá não contém essa substância, na verdade é uma infusão.

Os chás são, portanto, o chá preto, chá vermelho, chá verde, chá branco, chá oolong e variantes.

Entretanto, mesmo as outras bebidas chamadas de chás não sendo chás, elas são chamadas dessa forma porque é mais fácil e porque as pessoas já estão acostumadas a conectar as informações de que ervas em infusão são chás.

Os chás de saquinhos comprados no mercado são piores que as ervas

Isso também não é totalmente verdade, na realidade, vai depender da qualidade do produto.

Tanto um chá de saquinho comprado em mercado pode ser bom quanto uma erva pode ser de péssima qualidade.

O importante é investigar de onde vem o chá que você consome para que dessa forma aproveite melhor os benefícios.

O consumo de chá pode deixar a pessoa anêmica

Essa frase é parcialmente verdade, parcialmente mentira.

Os chás de verdade possuem taninos, substâncias que prejudicam a absorção de ferro das refeições.

Por esse motivo, pessoas que têm quadros anêmicos podem piorar esse estado.

Entretanto, os chás apenas não são recomendados para essas pessoas e só vai causar problemas às outras se consumirem de forma exagerada.

Também é importante que você beba pelo menos uma hora antes ou uma hora depois das refeições.

O consumo de chá pode causar hipertensão

Os chás que têm teína, os chamados “chás de verdade”, não são recomendados para pessoas que sofrem de pressão alta pelo fato de serem bebidas estimulantes.

Mas de forma alguma esses chás ocasionam a hipertensão. Se você não sofre desse problema é provável que possa consumir.

O chá frio perde suas propriedades

essa é outra informação que costumam difundir, mas que não é verdadeira.

O chá não vai perder as propriedades só porque sua temperatura diminuiu.

Acontece que tomar o chá quente é um costume antigo que perdura até hoje, embora muita gente esteja aderindo o ato de tomar chá gelado nos meses quentes para refrescar um pouco.

Isso é apenas uma questão de gosto.

A teína é o mesmo que a cafeína

Tanto a teína quanto a cafeína são estimulantes, mas são substâncias absorvidas de maneira diferente.

Apenas dizem que a teína é o mesmo que a cafeína, pois ambos estimulam o sistema nervoso, mas a teína é mais suave que a cafeína, tanto que você precisa de 10 a 12 xícaras de chá verde para se igualar ao níveis de 1 xícara de café.

Os chás mais escuros são os que contêm mais teína

Essa é uma afirmação equivocada, apesar de parecer lógica.

A verdade é o conteúdo estimulante do chá não está relacionado a sua cor, portanto, chás claros podem ter mais teína do que os chás mais escuros.

Não é a teína que deixa a cor do chá mais escura.

Verdades sobre o chá

Para terminar, é importante falar sobre uma verdade a respeito do chá a qual nem sempre é tratada dessa forma.

Se trata da possibilidade de acrescentar leite e açúcar no chá.

Muita gente acha que não pode, mas não tem nada de errado em inserir essas duas coisas, na verdade, em alguns países é comum a adição de açúcar e leite nos chás para café da tarde.

Mas você deve se perguntar para que você está tomando o chá.

Se a finalidade é emagrecer, o ideal é que você tome o chá sem açúcar ou com um pouco de mel, porque, caso contrário, vai quebrar um pouco o efeito emagrecedor do chá.

O sabor dos chás pode ser um pouco adstringente, então você pode utilizar o leite e o açúcar para equilibrar.

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