2 de julho de 2022

Mulungu: veja os benefícios

O mulungu é uma planta muito comum na região central brasileira, mas nem sempre é conhecida por esse nome.

As pessoas ainda costumam chamá-lo de canivete, bico-de-papagaio e corticeira.

Esses nomes são dados por conta de suas características.

Hoje em dia o mulungu é amplamente utilizado para fazer chá com o objetivo de servir como tratamento para diversas enfermidades.

Abaixo, você fica por dentro das propriedades dessa planta.

Onde o mulungu pode ser comprado?

Essa planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais e está em forma de planta ou tintura. Quais são as propriedades?

Nas propriedades do mulungu, estão incluídas as seguintes:

  • Analgésica;
  • Calmante;
  • Diurética;
  • Tranquilizante;
  • Hipotensiva;
  • Antidepressiva;
  • Antiespasmódica;
  • Antibacteriana;
  • Anti-inflamatória;
  • E tônica.

Se você sofre constantemente de estresse e ansiedade é motivo suficiente para tomar o chá de mulungu, pois ele estabiliza o sistema nervoso central e cuida de problemas psicológicos que têm relação com o estresse.

Benefícios do mulungu

planta mulungu

O chá de mulungu é indicado para tratar asma, bronquite asmática, tosse e coqueluche, a também chamada “tosse convulsiva”.

Se você sofre dores reumáticas ou nevralgia crônica, saiba que o chá de mulungu pode te ajudar.

O chá de mulungu ajuda em quadro de histeria, insônia, ansiedade (e transtorno de ansiedade generalizada – TAG), agitação, ataque de pânico, neurose, depressão, compulsões e distúrbios do sono.

Isso acontece porque o mulungu é uma planta sedativa.

Os efeitos sedativos também funcionam em casos de cortes de feridas, bastando pressionar a erva no machucado.

O mulungu tem propriedades que melhoram o estado de convulsão, ou seja, é altamente indicado para pacientes que sofrem de epilepsia.

Mas usos como esse, digamos, mais “importantes”, devem entrar em discussão com o médico, pois ele, por conhecer melhor a sua história, é quem melhor sabe o que pode ser eficiente no seu caso.

O mulungu pode ajudar.

Esse chá trata as afecções hepáticas, além de muitos outros problemas do fígado.

Esse chá ainda ajuda a melhorar a função do desse órgão, deixando-o forte e equilibrado.

Em 2013 foi feita uma pesquisa sobre o chá de mulungu e seu uso na diminuição da dor.

Foi descoberto que o extrato de mulungu tem substâncias que reduzem a sensibilidade do corpo aos estímulos de dor, fazendo com que as dores sejam diminuídas.

Atualmente, muitos estudos sobre o mulungu estão sendo feitos, muitos deles focados nos benefícios da planta para o coração, principalmente sobre a hipertensão arterial e as palpitações.

Outros estudos são focados na relação do mulungu com a boa memória, pois a planta parece ser benéfica para tratar alguns problemas mnemônicos.

O chá de mulungu, assim como consumir a planta de outras formas, é muito benéfico para o organismo, tanto que nutricionistas e médicos o indicam para vários casos.

Esse chá não necessariamente faz com que a pessoa pare de fumar, mas vai fazer com que suas crises de abstinência (as crises geradas pela falta do cigarro) fiquem menos intensas.

Essas crises costumam durar entre duas e três semanas.

E, por último, há o benefício que muita gente procura encontrar em todo produto natural que passam a usar: o benefício do emagrecimento.

Esse efeito acontece porque o chá de mulungu é uma bebida diurética, que combate a retenção de líquidos.

Para quem não sabe, a retenção de líquidos é um dos problemas que mais atingem as pessoas que têm sobrepeso.

Misture isso aos poderes do mulungu para combater o estresse e a ansiedade, e as pessoas que comem exageradamente por conta desses fatores vão emagrecer.

O mulungu é, portanto, uma planta essencial para quem precisa perder peso, mas lembre-se que, para esse efeito, você deverá também fazer alguma atividade física e fazer uma dieta saudável.

Mais informações sobre o chá de mulungu

O ideal é tomar esse chá três vezes ao dia, mas não é indicado tomar por três dias seguidos. Se você toma muito chá de mulungu, provavelmente vai se sentir com muito sono.

O chá também não pode ser tomado por mulheres grávidas ou por pessoas que têm pressão arterial baixa ou tomam medicamentos para a hipertensão, já que o mulungu tem propriedades que diminuem a pressão arterial.

Usando o mulungu com prudência, a chance de vir apenas benefícios é grande.

Mais textos relacionados
9 chás para emagrecer

Quem não se sente bem na sua casa, a muda ou se muda. O corpo também é uma casa, de Read more

Chás que desincham

Em alguns momentos o corpo das pessoas parece que modifica de uma hora para outra, o que pode chegar a Read more

Chá de sene emagrece?
planta sene

Seja para se sentir melhor consigo mesmo, para aproveitar mais a vida ou pela saúde, muita gente pensa em emagrecer Read more

Chás diuréticos

As bebidas diuréticas são muito valorizadas por seus inúmeros benefícios ao corpo. Dentre essas bebidas, as pessoas dão um destaque Read more

chá para infecção urinaria