24 de junho de 2022

O malefício dos não orgânicos

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os brasileiros consomem a cada ano cinco litros de veneno.

Isso é muita coisa e faz a gente se perguntar que malefícios esse monte de veneno pode nos causar.

Os produtos não orgânicos, aqueles que são chamados “inorgânicos”, são os que contêm agrotóxicos e outros produtos prejudiciais para a nossa saúde. Neste texto você conhecerá o malefício dos não orgânicos.

Quer números mais alarmantes?

Prepare-se.

Há dados de que desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de países que mais consome agrotóxicos.

A Anvisa divulgou um material que mostra que o mercado de agrotóxicos brasileiro cresceu em 190% nos últimos dez anos.

Mas que malefícios esse monte de agrotóxicos pode nos causar?

“Veja mais sobre os alimentos orgânicos e inorgânicos”

Malefícios dos não orgânicos

Quando falamos em alimentação saudável, falamos em consumir alimentos da agricultura que não foram tocados por agrotóxicos ou outros produtos químicos e por carnes onde não foi injetado hormônios, anabolizantes e outros produtos que nos fazem muito mal.

Esses alimentos mais puros, os chamados “orgânicos”, são mais saudáveis, mas são mais difíceis de serem encontrados e têm um preço mais alto, já que são produzidos em menor escala.

De acordo com comparações feitas entre outros países e o Brasil, descobriu-se que mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil atualmente estão proibidos nos Estados Unidos e na União Europeia.

E, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, os agrotóxicos causam anualmente entre os países em desenvolvimento cerca de 70.000 intoxicações agudas e crônicas, que geram problemas muitas vezes incuráveis ou que não há muitas chances de cura.

Mas que problemas de saúde os agrotóxicos e outros produtos de alimentação não orgânica podem nos causar?

Esses produtos estão relacionados com a incidência de câncer e de doenças genéticas.

Substâncias perigosas são usadas e vendidas livremente no nosso país.

Existe uma substância de nome 24D, que é um dos ingredientes do conhecido “agente laranja”.

Você sabe o que foi o agente laranja? Esse ingrediente foi pulverizado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e causou uma série de problemas à população de lá.

Até mesmo hoje, crianças nascem deformadas, às vezes sem braços ou pernas, por conta disso.

A Anvisa ainda está avaliando o uso dessa substância.

Muitos itens como esse estão em revisão pela Anvisa, mas, segundo as informações que lemos, mesmo que a Justiça considere perigosos esses itens e os suspenda, eles serão proibidos apenas de serem fabricados, mas os que estão em estoque ainda poderão ser usados.

A alternativa

A alternativa para os alimentos inorgânicos é justamente os alimentos de origem orgânica, alimentos da agricultura e agropecuária que estão livres do uso de agrotóxicos e injeções para crescimento.

Esses alimentos são cheios de benefícios para a nossa saúde e, quando os consumimos, não estamos ingerindo nenhum produto que possa nos fazer mal, pelo menos nenhum produto químico.

Nos animais de origem orgânica, não é colocado injeções de antibióticos para que eles cresçam.

Esses alimentos podem às vezes não parecer mais atraentes para o nosso consumo, mas têm um sabor melhor e nos trazem mais benefícios.

O problema surge quando esses alimentos não são produzidos em grande escala, o que causa duas coisas.

A primeira delas é que eles não podem ser encontrados em qualquer lugar, e a segunda é que normalmente são mais caros, com uma média de 30% de preço maior.

O mais difícil para o cultivo desses alimentos é encontrar mão de obra, pois, diferentemente do cultivo de alimentos inorgânicos, onde se usam máquinas e acessórios caros, o cultivo de alimentos orgânicos necessita de gente para mexer na terra.

Quanto tempo levará para haver uma maior produção de alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos não são populares. Muitas pessoas não sabem nem que existe uma diferença substâncial entre os alimentos orgânicos e inorgânicos.

É difícil precisar quanto tempo levará para os alimentos orgânicos serem vendidos em todos os lugares como os inorgânicos, mas se calcula mais ou menos duas décadas.

Naturalmente, quando a produção for maior o preço desses alimentos vai ficar mais barato, mas até chegarmos lá ainda tem muito chão, ainda tem uma série de batalhas a serem vencidas.

Mais informações

Temos artigos com mais informações sobre esses alimentos de origem orgânica e inorgânica, para que você saiba quais produtos são mais contaminados pelo uso de agrotóxicos, para que, enquanto não aparecem mais alimentos de origem orgânica, você possa consumir aqueles que são menos afetados pelos agrotóxicos.

Os agrotóxicos ficam nos alimentos mesmo depois que os lavamos e os descascamos, o que mostra que não é possível nos livrar deles por completo.

Mas podemos consumir mais aqueles que são menos afetados por essas substâncias nocivas, e, dessa forma, ter uma melhor saúde e uma melhor qualidade de vida.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria