2 de julho de 2022

O melhor tipo de alimentação para prevenir câncer

Adquirir câncer é um medo intrincado a muitas pessoas, seja porque têm ou tiveram familiares e amigos que padecem ou padeceram desse problema de saúde.

O câncer é possivelmente considerado pelas pessoas e pelos médicos como a doença mais perigosa emque nem sempre as chances de cura são favoráveis.

Mas felizmente existe uma série de alimentos que podem nos ajudar a diminuir as chances de sofrermos com essa doença. Você os conhecerá aqui.

É verdade que a alimentação pode reduzir as chances de câncer?

Ainda estão sendo feitos estudos sobre isso, mas muitos especialistas acreditam que tanto é possível diminuir quanto aumentar as chances de adquirir câncer, dependendo da alimentação que uma pessoa leva.

Que alimentos pode ajudar uma pessoa a não ter câncer?

Segundo alguns estudiosos, certos alimentos podem reduzir as chances de uma pessoa sofrer de câncer.

Abaixo, você encontra uma lista com os alimentos e os respectivos tipos de câncer que eles ajudam a impedir de surgir.

  • Frutas e vegetais: são conhecidos por ajudarem a reduzir o risco de câncer de boca, pulmão, esôfago, estômago e cólon;
  • Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e peixe: são conhecidos como a “dieta mediterrânea”, que ajuda a impedir o câncer em geral;
  • Ácido fólico: ajuda a proteger contra o câncer em geral;
  • Cálcio e vitamina D: ajudam a reduzir as chances de uma pessoa sofrer de câncer colorretal.

Portanto, uma alimentação rica nesses itens pode melhorar as suas chances de não desenvolver essa doença.

Outros alimentos são importantes quando se fala em ter uma saúde boa no geral, o que inclui proteger o corpo do câncer. Estou falando das gorduras de alguns alimentos que são importantes para o nosso corpo. Veja:

  • Gorduras monoinsatiruadas: essas gorduras, consideradas gorduras “boas”, podem ser encontradas na azeitona, abacate, canola, amendoim e outras nozes, além de leguminosas (feijões e ervilhas), abacate, sementes e manteiga.
  • Gorduras poli-insaturadas: são as gorduras encontradas nos óleos vegetais, como o óleo de cártamo, girassol e milho. Essas gorduras ainda são encontrados no próprio milho, na soja e em alguns grãos, legumes, sementes e nozes.
  • Ácidos graxos ômega-3: essas gorduras são encontradas nos peixes que levam o nome de “gordurosos”, como o arenque, sardinha, salmão e cavala. Mas não é só isso. Essa gordura ainda pode ser encontrada nas sementes de linhaça, óleo de linhaça e nozes.

Mas não vá pensando que todas as gorduras são boas.

Na verdade, algumas são muito prejudiciais ao nosso corpo, são as chamadas gorduras saturadas e as gorduras trans, que você já deve ter ouvido falar quando se fala em alimentação no fast food.

Essas gorduras são ruins de um modo geral, pois elevam o nível do colesterol e podem trazer dezenas de doenças.

Elas também estão em frituras, salgadinhos e assados.

Invista nos fitoquímicos

Quando se fala de fitoquímicos, estamos falando de substâncias encontradas em alimentos à base de plantas.

Eles são importantes para quem planeja não sofrer de câncer porque alguns especialistas acreditam que eles reduzem as chances de isso acontecer.

Entre os fitoquímicos, podemos encontrar a vitamina C e o ácido fólico como mais comuns, mas temos, como menos comuns, os flavonoides — dos quais já comentamos em alguns artigos —, as isoflavonas e os fitoesterois. Alimentos ricos em fitoquímicos são:

  • Couve-flor;
  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Tomate;
  • Alho;
  • Toranja;
  • Ervilhas;
  • Feijões;
  • Grãos integrais;
  • Linhaça;
  • Frutos secos.

E o que não podemos comer?

Agora você já sabe o que devemos comer para reduzir as chances de termos câncer, mas a prevenção não se baseia apenas no que devemos comer.

Ela também está baseada no que devemos evitar comer a fim de reduzir as chances de sofrermos de câncer.

Abaixo, você encontra uma lista de alimentos que fazem mal e que propiciam o câncer:

  • Carnes altamente processadas: essas carnes são, por exemplo, o presunto, a salsicha, o bacon, a linguiça, o salame e a mortadela, e todos eles fazem mal. Quando consumidos com frequência, podem fazer com que a pessoa passe a sofrer de câncer colorretal.
  • Gorduras saturadas: falamos mais acima sobre isso, mas talvez você não tenha entendido a relação. Quando ingerimos muitas gorduras saturadas por um longo período de tempo, podemos ficar acima do peso e, com isso, sofrermos de vários tipos de câncer.
  • Álcool: o último grande nome do que não devemos consumir se quisermos nos proteger do câncer é o álcool, que pode ocasionar câncer de garganta, de boca, esôfago, fígado, mama e cólon.

Então se eu seguir isso tudo a risca, não terei câncer?

Não exatamente. É praticamente a mesma coisa que comprar centenas de bilhetes de loteria e acabar não ganhando.

A alimentação é apenas um fator que pode contribuir ou prejudicar as chances de uma pessoa ter câncer.

Não significa que, se ela seguir tudo isso, ela está isenta. Da mesma forma, uma pessoa que só come coisas prejudiciais pode nunca ter câncer.

O câncer pode chegar à pessoa de diversas formas, e, apesar de pela alimentação ser uma das formas, ela não é a única.

Mas a dica ainda é válida, pois uma alimentação adequada não impede mas ajuda que o corpo se mantenha saudável e que não venha a sofrer de vários tipos de doenças, dentre elas o câncer.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. No nosso site, há muitos outros artigos que certamente vão te agradar. Acompanhe. Obrigado por ler até aqui e até a próxima.

Mais textos relacionados
Couve e seus benefícios
pe de couve

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em Read more

Melão e seus benefícios
fruta melão

Quando perguntam às pessoas quais são suas frutas preferidas, é capaz que muitas delas digam que uma das suas frutas Read more

Cacau e seus benefícios
cacau

Nós conhecemos bastante o cacau por causa do chocolate, um alimento que é feito com esse produto natural. É até Read more

Beneficios Spirulina
pó de spirulina

A Spirulina é um item do qual muito se fala no mundo, por conta da enorme quantidades de benefícios que Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

chá para infecção urinaria