O perigo do açúcar processado

O açúcar é, sim, importante na nossa alimentação, mas se você ingere muito açúcar processado, é provável que venha a sofrer com problemas de saúde.

Neste texto você vai conhecer o perigo do açúcar processado que muita gente consome sem saber dosar. Aproveite e indique o artigo para os amigos depois de ler.

Quais são os problemas que o açúcar processado causa?

O açúcar processado, um dos maiores inimigos da nossa saúde, pode trazer vários problemas de saúde que podem se tornar crônicos caso não sejam tratados rapidamente.

O médico provavelmente solicitará que você consuma menos açúcar processado diariamente, para que não venha a sofrer de novos problemas e que os que tem não piorem.

Quem consome uma alta taxa de açúcar processado todos os dias pode padecer de doenças crônicas como:

  • diabetes tipo 2;
  • doenças cardíacas;
  • hepáticas (do fígado).

Essas doenças causadas pelo açúcar em excesso fazem parte da chamada síndrome metabólica, cujas características principais são a presença de triglicerídeos ou gorduras no sangue, hipertensão, alto nível de colesterol, glicose alta no sangue e até mesmo gordura acumulada no útero.

Cada vez mais estudos estão sendo feitos sobre a relação entre o consumo excessivo de açúcar processado e a síndrome metabólica.

Com base nas pesquisas feitas, foi descoberto que a diabetes e as doenças cardiovasculares estão no topo dos problemas causados por produtos com muito açúcar.

Mas Almodóvar, que escreveu um livro sobre isso, fala que o açúcar em excesso pode até mesmo causar dano cerebral.

Isso acontece pois, quando se leva uma dieta rica em açúcar processado, aquele conhecido como o açúcar de mesa, o cérebro da pessoa fica sobrecarregado pelos níveis constantes e anormalmente altos de insulina. Isso faz com que a pessoa sofra de problemas de memória e de habilidades de raciocínio.

Mas ainda há mais problemas.

De acordo com um texto escrito por Jacques Peretti para o The Guardian, no ano de 2013, o que mais aumenta as chances de a pessoa sofrer de obesidade é o consumo de açúcar nos alimentos.

Claro que outras coisas podem propiciar a obesidade, mas o principal fator que a causa é o açúcar processado.

Um outro fator de risco

O açúcar processado é um perigo, disso você já sabe, mas ele se torna um perigo ainda maior quando não sabemos de onde ele vem.

Pode parecer fácil identificar se há muito ou pouco açúcar nas coisas que consumimos, mas isso apenas parece fácil.

O açúcar está praticamente em todos os lugares, mesmo onde você menos espera.

Você sabia que o açúcar está, por exemplo, no pão? Mas não é só isso.

Ele ainda está em iogurtes, molhos, molho de tomate, pão e no ketchup.

Difícil de acreditar, não é? E, além disso, mesmo os alimentos tidos como saudáveis ou naturais podem conter grandes quantidades de açúcar.

Almodóvar ainda nos mostra outros dados.

Segundo ele, uma marca líder de iogurte contém 7 colheres de chá ou 29 gramas de açúcar por porção.

Pensando nisso, é sempre bom ficar com um olho aberto quando não souber exatamente as proporções do açúcar dos alimentos que você consome.

Lembre-se que sua saúde depende disso, afinal, e você não quer chegar num estágio onde sua saúde esteja tão complicada a fim de ser quase impossível — ou impossível — voltar para como era antes.

O açúcar vicia

Esse é um ponto muito importante neste texto, pois o açúcar realmente pode nos viciar.

Quando você ingere um alimento cheio de açúcar ele pode lhe fazer ter mais vontade de continuar comendo. Por esse motivo, vemos muitas pessoas viciadas em doces.

Vários cientistas acreditam que é muito provável que o açúcar atue no cérebro humano, da mesma forma que ocorre ao fazer uso de drogas, como o cigarro, a cocaína e o álcool.

Dessa forma, o açúcar se torna ainda mais prejudicial para o corpo, pois leva a pessoa a um caminho de gratificação e pode causar dependência.

Se você sofre de obesidade, o perigo é ainda maior para você.

Um dos cientistas que acreditam que o açúcar atua no cérebro é David S. Ludwig, que é professor de medicina em Harvard.

Ele afirma que os açúcares podem causar sintomas associados com a adição, fazendo com que a pessoa sempre recorra a mais, principalmente se ela for mais sensível por sofrer por obesidade.

Almodóvar, a primeira pessoa de quem falamos neste texto e que escreveu um livro sobre isso, diz que o açúcar processado deve atuar no organismo como um fármaco e que, por isso, tem altas chances de causar dependência, que é causada pela secreção de dopamina em grande quantidade.

A dopamina é considerada o hormônio da felicidade ou do prazer.

Ela aparece, por exemplo, quando fazemos exercício, mas aparece também quando consumimos açúcar.

Dessa forma, sempre procuramos por mais, e o nosso cérebro, à procura desse bem-estar constante, nos incentiva a continuar comendo.

O agravante é que costuma acontecer de, quanto mais você come, mais você sente vontade de comer em maiores quantidades. Isso se torna um círculo vicioso que precisa de alguma interferência para não ocasionar maiores danos.

Dica

Agora que você conhece os perigos do açúcar processado para o nosso organismo, pode começar a se monitorar a fim de saber se está consumindo mais açúcar do que o necessário. Se precisar de ajuda, pode procurar um nutricionista.

Obrigado por ler o artigo até aqui e até mais!

Fonte

https://www.lavanguardia.com/comer/materia-prima/20171121/433038422233/asi-nos-perjudica-el-azucar-la-llamada-droga-del-siglo-xxi.html

Mais textos relacionados
Dieta paleolítica

Você já ouviu falar na dieta paleolítica, também conhecida como dieta Paleo? Essa dieta tem como base o consumo de Read more

Chocolate e seus benefícios

O chocolate é um dos doces que as pessoas mais gostam de consumir, mas ele, além do seu sabor formidável Read more

Asma

A asma é uma enfermidade respiratória crônica que se caracteriza por um aumento na reatividade das vias aéreas de calibre Read more

5 dicas para ter mais atenção plena e para diminuir a ansiedade

Nos dias atuais ouvir uma pessoa dizendo que não é ansiosa é difícil, ser ansioso quase que se tornou a Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + cinco =