28 de outubro de 2021

O poder dos banhos de assento

O banho de assento é um banho terapêutico, um remédio natural com água e plantas com efeitos medicinais. Geralmente é feito para se sentar em uma banheira ou bacia com um pouco de água (que abrange apenas as ancas e as nádegas), colocado acima do vaso sanitário. 

Efeitos do banho de assento

Esses procedimentos ativam beneficamente a circulação do abdômen inferior, o que afeta órgãos como a bexiga, intestino grosso ou genitália. Portanto, eles são recomendados como um remédio eficaz para combater o desconforto que causam os distúrbios das hemorroidas, fissuras anais, fístula depois de uma episiotomia. 

Eles também são aconselháveis ​​em caso de infecções urinárias (especialmente cistite), distúrbios ginecológicos e menstruação dolorosa.

Os banhos de assento podem ser tomados com água fria, morna ou quente, dependendo da desordem que queremos aliviar. A duração de um banho será de três minutos se o fizermos com água fria e 10 minutos se a água estiver quente ou morna. Você pode ter entre 1 e 3 assentos por dia.

Banho de assento para combater infecções

Para preparar este banho de cura adicionamos:

  1. um punhado de sálvia fresca;
  2. um de lavanda e
  3. um de tomilho em 5 litros de água fervente. 
  4. Retire do fogo e deixe esfriar. 
  5. Filtre e reaqueça a mistura para o banho de assento
  6. Para infecções fúngicas, um banho de água quente com vinagre de maçã também é aconselhável.

Banho de assento para combater a candidíase

Para preparar este banho misture:

  • 100 gramas de bardana e
  • 100 milefólio em 5 litros de água e
  • deixe descansar por 12 horas. 

Após este tempo, a mistura é filtrada e o líquido é aquecido para tomar um banho de assento.

Banho de assento para hemorróidas

Neste caso adicione:

  1. 2 litros de cipreste de água, banana e noz,deixando ferver por 5 minutos. 
  2. Aguarde esfriar e então faça o banho do assento por 10 minutos. 
  3. Outra alternativa é misturar camomila, hamamélis e madressilva (4 colheres de sopa de cada planta) na mesma quantidade de água.

Banho de assento para secura vaginal

  1. Adicione 100 gramas de malva;
  2. 100 gramas de calêndula em 2 litros de água fervente. 
  3. Coe e deixe esfriar um pouco a até estar em uma temperatura suportável para tomar o banho.

O sucesso desta aplicação é explicado porque estimula a maior atividade dos intestinos e rins, sem causar fadiga neles. Ao mesmo tempo em que este banho refresca imediatamente o interior do corpo.

Este banho apenas refresca a pequena parte correspondente aos órgãos genitais externos, daí o motivo da pessoa não sentir frio com a água fresca, mas o calor agradável em sua pele e nas extremidades de seu corpo, devido ao descongestionamento de seus intestinos, onde o sangue desaloja infinidade em graus variáveis ​​comum, ou seja, sua febre destrutiva.

Cuidados devem ser tomados:

  1. para lavar apenas o exterior e não o interior do órgão; 
  2. não esfregue com violência, mas gentilmente, com água abundante.
  3. Estes banhos devem ser suspensos por três ou quatro dias durante a menstruação. 
  4. Se houver fluxos vaginais, erupções ou feridas, não se preocupe, pois são manifestações favoráveis ​​de defesa orgânica.
  5. Quanto mais fria a água nesses banhos, mais eficazes eles são. No entanto, sua temperatura deve permitir que a pele se sinta confortável com a temperatura.

Como o banho de assento age na solução de problemas de saúde

Quando a inflamação ou febre interna é muito pronunciada, muitas vezes a partir do primeiro banho, rapidamente se diminui o mal, apresentando-se posteriormente apenas na parte onde existe fricção. Isso é sempre um bom sinal de que se deve continuar com o tratamento.

A escolha das partes genitais externas para agir sobre elas com água fria é de duplo benefício para o paciente, seja qual for a manifestação de sua doença. 

Em primeiro lugar, o interior do corpo é refrescado, combatendo assim o calor excessivo e a febre destrutiva, característica da alteração da saúde.

Com resfriamento interno, simultaneamente, é provocado o aquecimento dos membros externos do corpo. É daí que surge o equilíbrio dos genitais alterados com as temperaturas variantes do corpo humano, causadas muitas vezes por doenças digestivas crônicas. 

O refrescar das partes genitais desaloja no interior do corpo vasos sanguíneos obstruídos, permitindo que o sangue circule normalmente na pele e nas extremidades, ou seja, repõe e, assim, mantém o equilíbrio térmico do corpo, condição essencial para a função normal, que é a saúde física integral.

Além dessa ação térmica, os banhos de assento fortalecem os nervos, ativando assim a força de todo o corpo e, portanto, suas defesas naturais. É no prepúcio do homem e grandes lábios da genitália externa de mulheres, onde as terminações nervosas do corpo inteiro, especialmente os nervos da medula espinhal e do nervo simpático, mantêm a sua conexão com o resto dos membros.

Refrescar os genitais fortalece e estimula a atividade vital de todo o corpo, revivendo a sua força mesmo em suas menores partes. Este efeito só desaparece quando há a desconexão dos nervos pela ação de cirurgia, materiais tóxicos hereditários ou adquiridos por medicamentos ou pela ação de raio-x.

Uma última questão: deve-se lembrar que o momento mais adequado para este banho é pela manhã ainda em jejum ou uma hora antes das refeições, permitindo pelo menos o espaço de 20 minutos para se alimentar posteriormente.

A frequência para se utilizar dos poderosos efeitos dos banhos de assento pode variar em até 3 vezes ao dia, o que lhe dá a chance de se beneficiar em muitos sentidos do tratamento.

Mais textos relacionados
Receita caseira para enxaqueca

Neste texto você conhecerá receitas caseiras para a enxaqueca que é uma das doenças mais comuns da atualidade, afetando principalmente Read more

Receita caseira para flacidez

A flacidez ocorre de forma natural com o passar dos anos, ou seja, quanto mais você envelhece, mais flácida sua Read more

Receita caseira para impotência sexual

A disfunção erétil é uma condição de disfunção fisiológica masculina que envolve muitas patologias diferentes.  É uma condição na qual Read more

Receita caseira para manchas no rosto
mancha na pele

As pessoas, à medida em que envelhecem, são expostas ao sol, ficam grávidas, tomam contraceptivos orais, sofrem de acne etc., Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *